Iniciados 3ª Fase
Benfica - Vit. Setúbal: Marco Trombinhas
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Festa de Encerramento do Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 21:57Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS

Etiquetas: NOTÍCIAS

Etiquetas: NOTÍCIAS
Notícias NAFAN - Festa de Encerramento de Época é já no dia 7 de Junho
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 13:18

Um jogo de futebol pela manhã entre árbitros, almoço, entrega de prémios aos melhores da época e entrega de prémios aos Jogador, Treinador e Delegado Fair Play fazem parte do programa definido.
Consulte o comunicado.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Vítor Pereira convidado do Programa "TRIO D'ATAQUE"
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 13:11
Esta iniciativa, trabalhada há mais de dois anos, foi concebida em parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e visa criar cursos de formação profissional - para estudantes do 10.º ao 12.º ano - na área da arbitragem e pretende ser uma estrutura flexível para poder ser leccionada em qualquer ponto do País. Para já, tem o apoio das federações de hóquei, de remo e de judo, sendo que, no futebol, a Comissão de Arbitragem da Liga concorda com a criação deste centro, mas remete decisões para a FPF, da qual os árbitros de futebol dependem.
Etiquetas: NOTÍCIAS

O árbitro internacional português Duarte Gomes, da Associação de Futebol de Lisboa, vai dirigir o jogo de carácter particular entre as selecções de Andorra e Azerbaijão, que se disputa no próximo dia 4 de Junho.
O juiz lisboeta chefiará uma equipa composta pelos assistentes Serafim Nogueira, da AF Porto, e Augusto Braga, da AF Braga.
O juíz portuense far-se-á acompanhar por outro representante da arbitragem lusa, no caso o assistente José Ramalho, da AF de Vila Real. Os jogos das meias-finais da conceituada competição gaulesa disputam-se esta terça-feira, com as partidas Chile-Costa do Marfim e França-Japão.
O juiz lisboeta vai chefiar uma equipa composta por mais dois árbitros portugueses, com Bertino Miranda (AF Porto) e Sérgio Lacroix (AF Madeira) a desempenharem as funções de assistentes.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Desde que foram apurados os candidatos do CA da AFB que prestarão provas de promoção aos Quadros Nacionais de Futsal que os mesmos se prepararam convenientemente para alcançarem o sucesso.
Nesse sentido José Teodósio, coordenador da Comissão de Apoio Técnico de Futsal, organizou várias sessões de estudo das Leis de Jogo para Mário Burrica e Daniel Lança.
Os frutos deste empenho começarem a aparecer nas provas de promoção do passado domingo com Burrica a alcançar um brilhante 3º lugar e a ser promovido ao Quadro Nacional de Observadores de Futsal. No próximo domingo é a vez de Daniel tentar um dos 6 lugares de promoção à 3ª Categoria Nacional de Futsal.
Etiquetas: FOTOS
Maratona de Futsal "Cidade de Beja" - 5 e 6 de Julho
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 04:37Etiquetas: NOTÍCIAS
Henriques optou pelo silêncio - EX-MEMBRO DO CA DA FPF ESTÁ ACUSADO EM DOIS PROCESSOS
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 04:11Etiquetas: NOTÍCIAS
«Salada de fruta» - PJ SELECCIONOU EXPRESSÕES DE UMA CONVERSA DE PINTO DA COSTA... EM CÓDIGO
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 04:10Etiquetas: NOTÍCIAS
JORGE COROADO
Com o fim da temporda futebolística é chegada ocasião dos exames de promoção das diversas categorias da arbitragem. A nível distrital para alcançarem a primeira categoria da respectiva associação, antecâmara de acesso aos escalões nacionais. Daquela última para ascensão à terceira categoria dos quadros federativos e desta para a segunda aquela que antecede o topo da carreira a nível interno. As provas por todos efectuadas destinam-se a aferir conhecimentos técnico/teóricos e também condição físicas. O modo de selecção dos elementos enviados por cada associação, algo que deveria ser padronizado e por todas respeitado, diverge em muitas delas. Por incrível que pareça em algumas associações a selecção não é efectuada ao longo da temporada mediante as provas por cada um dos colegiados prestadas, são os próprios filiados que se perfilam junto dos dirigentes dos conselhos de arbitragem autopropondo-se à prestação dos respectivos testes. Não só o facto atrás referido como, também, em outras latitudes, porque possuem curso universitário ou desempenham profissões de elevado conceito social, uns quantos são indicados por estarem pré-definidos desde o início das épocas e não pela apetência demonstrada na direcção dos jogos, o que desde logo inquina à nascença o processo de filtragem dos melhores, mais competentes, mais válidos, fazendo com que ao chegarem ao topo o valor, competência e capacidades não preencham os requisitos mais convenientes e apropriados para dirigir um jogo da principal divisão.
Exemplos
A génese da arbitragem está nos quadros dos campeonatos regionais, competições onde, sob a égide dos correspondentes Conselhos de Arbitragem, os quais na aprovação, estão ou deveriam estar na dependência da supervisão do CA da FPF, é naquelas provas que os árbitros aprendem, desenvolvem capacidades e ganham estofo para encararem as dificuldades próprias da função. Ali, arrostando com as mais díspares situações e confrontados com atitudes e comportamentos nos antípodas do verificado no âmbito do futebol profissional, campo onde deve germinar a melhor semente, verifica-se amiúde a deterioração quando o querer e vontade em mais rapidamente ascender para, subitamente melhores proventos obter, se sobrepõe ao querer, orgulho e prazer em dirigir um jogo de futebol. Os valores em euros praticados na principal divisão e, porque não dizê-lo, pois já se afiguram muito interessantes, na FPF, perante as crescentes limitações e necessidades sócio-económicas vividas em muitos sectores da nossa sociedade, impulsionam a azáfama dos mais "espertos" ou "inteligentes" na procura de granjearem simpatia de quem possa influenciar a respectiva promoção, preocupando-se bem menos na obtenção de conhecimentos, experiência e saber estar, factores importantíssimos na condução de um jogo de futebol e afirmação de um árbitro perante os jogadores, dirigentes e demais agentes ligados à modalidade. A valoração de um canudo prevalece sobre demonstração de capacidade e/ou competência. Os exemplos são elucidativos, basta olhar-se para o quadro da principal categoria nacional e pensar-se quantos ali andam que não revelam os mínimos desejados.
Dinheiro
O dinheiro, esse vil metal que tantos males tem provocado à humanidade, nos tempos que correm, faz girar o Mundo e tudo o que nele se movimenta. A arbitragem, algo que em primeiro lugar deveria colocar à-vontade, querer e saber dos filiados, não foge da generalidade. Falarmos com um jovem acabado de obter permissão oficial para arbitrar um encontro, ao ser confrontado com lances ou deliberações que eventual , muito susceptivelmente podem acontecer, a resposta surge invariavelmente; "Para aquilo que eles pagam!" Assim se vê o espírito, a militância, o gosto e o prazer que têm os novos elementos. A principal preocupação é "ganharem" dinheiro, não a de aprenderem ou evidenciarem conhecimentos que os catapultem como gente válida e participativa. Mesmo na principal categoria onde é que se ouvem lamentações pela falta de médicos ou massagistas disponíveis para atenderem os filiados lesionados? Que motivações, razões e moções apresentam os árbitros do topo para contraporem às desconsiderações que são alvo? É mais comum ouvi-los referir a exigência de condições, só que estas se consubstanciam no "Dinheiro".
Etiquetas: NOTÍCIAS
Distinções na Gala do Desporto da Rádio Castrense
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 13:50Etiquetas: NOTÍCIAS
Notícia Rádio Pax - Associação de Futebol de Beja - Não foram apresentadas listas
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 13:43
Etiquetas: NOTÍCIAS

Ao fim de vinte e sete épocas, o juiz terminou a carreira devido ao limite de idade. Mas confessa que guarda boas recordações de todo "o caminho percorrido" e faz um balanço "claramente positivo".
"Ao longo destes anos, sempre me empenhei mais do que me pediram e tive sempre grande sentido de autocrítica. E considero que os acertos foram bem superiores aos erros", refere.
O presidente da Comissão de Arbitragem da LPFP, Vítor Pereira, lembra que "Paulo Paraty deu um grande contributo para a classe".
A homenagem decorreu durante o convívio de final de época, organizado por Alexandre Freitas, árbitro assistente da Associação de Futebol de Porto, e pela LPFP. Do programa fizeram parte jogos entre as selecções dos árbitros do Norte e do Sul e delegados e observadores da Liga, após os quais se jogou uma final, que foi vencida pela equipa capitaneada (selecção do Norte) por Paulo Paraty.
O convívio encerrou com um jantar-homenagem ao árbitro portuense e também ao assistente Luís Salgado da AF Setúbal, no qual marcou presença Hermínio Loureiro, presidente da Liga, e vários dirigentes e árbitros, entre os quais se encontravam Cosme Machado, Lucílio Baptista e o ex-presidente da Comissão de Arbitragem, Luís Guilherme.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Terramoto à vista - CONSELHO DE DISCIPLINA DA FPF PREPARA-SE PARA ANUNCIAR DECISÕES
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 13:23Etiquetas: NOTÍCIAS
Os observadores que preencheram os requisitos para concretizar o desejado objectivo foram João Reis (AF Porto), Joel Amado (AF Viana do Castelo), Domingos Barbosa (AF Braga) e Luís Ferreira (AF Coimbra). Todos os outros observadores, indicados por mais 18 associações (todas as épocas, uma associação distrital de futebol indica um nome para tentar a subida às categorias nacionais), chumbaram nos testes a que foram sujeitos, falhando assim o objectivo proposto.
As associações do Porto e de Braga estiveram, aliás, em grande neste fim-de-semana de curso. Da AF Porto, liderada por Carlos Carvalho, subiram à 2ª categoria dos Nacionais Jorge Sequeira, observador de futsal, e Ludovico Franco, árbitro-assistente. Da AF Braga, cujo presidente do Conselho de Arbitragem é Custódio Ribeiro, foram promovidos José Gomes, árbitro-assistente, Maria Manuela Oliveira, árbitra de futebol feminino, e ainda Mário Jorge Teixeira, árbitro de futsal.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Coimbra e Burrica sobem aos Nacionais. Medeiros falha por pouco
1 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 22:22Etiquetas: NOTÍCIAS
Realizou-se em Almodôvar, na passada 5ª Feira, a Festa de Encerramento dos Arbitragem da AFBeja - Época 2007/08.
Veja alguns dos momentos do dia.
Etiquetas: Vídeos
António Coimbra (Árb. Assistente) em provas hoje
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 02:54Etiquetas: NOTÍCIAS
Final da Taça do Distrito - AFBeja - Domingo às 17h
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 02:45Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: FOTOS
David Tomé ao Diario do Alentejo “Trabalhei para uma boa classificação”
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 14:21
O Conselho Regional de Arbitragem da A.F.Beja divulgou as classificações dos filiados, sobressaindo o 1º lugar do jovem David Tomé na 1ª categoria distrital, garantindo o direito a estar presente como candidato efectivo às provas de acesso à 3ª categoria nacional. Tomé tem 22 anos e quatro de arbitragem, confessa ter abraçado a arbitragem como passatempo, enquanto frequenta o 3º ano de Fisioterapia.
Enquanto se prepara para o teste que lhe pode abrir as portas da III Divisão, o que acontecerá no dia 31, na companhia de César Leitão (candidato suplente), David Tomé comentou o momento alto que está a viver na carreira de árbitro. Assume o orgulho na boa classificação: "É normal ficar em 1º lugar entre tantos árbitros e com tanta qualidade e mais experiência do que eu, é motivo de orgulho". Mas nada vai mudar na sua curta carreira de juiz: "Não muda nada, continuarei a ser a mesma pessoa, pensando fazer sempre o melhor, nomeadamente chegar à 3ª categoria nacional".
Consciente de ter realizado uma boa temporada confessa que o primeiro lugar excedeu as expectativas: "Não esperava, o objectivo era ficar entre os 10 primeiros, visto que era a primeira época em que tinha a oportunidade de subir de escalão. Mas trabalhei bem e é isso que justifica este lugar".
À saída do balneário do Campo José Agostinho de Matos, onde dirigiu mais uma partida, David Tomé comentou a época: "Foi globalmente positiva. Os auxiliares Dário e Aurélio deram uma ajuda fundamental. Um árbitro nunca trabalha sozinho, somos uma equipa, e quando o colectivo está unido os frutos acabam por aparecer".
Quanto aos exames de acesso à 3ª categoria, mostra-se optimista: "É um optimismo normal para qualquer árbitro que vá aos exames de acesso. Os testes não são fáceis e as provas físicas são exigentes, mas espero ficar lá em cima, é o meu objectivo". E depois o que esperará este futuro técnico de saúde na área da reabilitação física? "Como qualquer árbitro, o meu objectivo é chegar o mais longe possível". Assim o desejamos também.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Arbitragem: Uso de Equipamento - C. O. nº 393 do CA da FPF
3 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 14:14Etiquetas: NOTÍCIAS

Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOMEAÇÕES
CA da AFB - Comunicado Oficial Nº 31 - Programa da Festa do Final de Época
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 03:099h00 – Recepção nos Paços do Município de Almodôvar
Equipa A (mais de 30 anos) – Equipa B (menos de 30 anos)
Equipa de Arbitragem – Comissão Técnica
13h15 – Almoço

Intervenção do Presidente da A. F. Beja
Intervenção do Presidente do CA da AFB
Intervenção do Coordenador da Comissão Técnica.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Finais da Liga dos Campeões não são para todos...
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 03:08Etiquetas: NOTÍCIAS

Etiquetas: NOMEAÇÕES
Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro cria Blog
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 02:33
Etiquetas: NOTÍCIAS
De facto pelo que oiço, e vejo, parece que em Portugal e num jogo de futebol com tantos intervenientes o único que nunca pode falhar é o arbitro, senão é logo acusado, criticado, só faltando condená-lo a pena de morte, sinceramente eu não entendo.
E mais, acho lamentável pessoas de referência que deviam dar o exemplo de como se deve respeitar e confiar nos árbitros, são os primeiros a criticar.
Agora eu pergunto um miúdo que vê, os seus ídolos, a falar como falam dos árbitros, como é que nós treinadores do futebol jovem onde todos os dias falamos, aconselhamos a terem respeito, a confiarem no trabalho dos árbitros e depois na T.V. os mesmos miúdos vêem os seus ídolos do seu clube preferido a dizer tão mal.
Haja bom senso, eu também já tive jogos em que os árbitros na minha opinião erraram mas aceitei, porque eu também falho, os meus jogadores também falham.
Tu que és jovem, não entres por esse caminho, respeita sempre a equipa arbitragem, e se falharem, entende que tu também falhas.
Faz o teu melhor no jogo para não falhares, e acredita os árbitros fazem o mesmo.
Abraço Nuno Nare "
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Estar inserido no seio da arbitragem de futebol é conviver num mundo com particularidades e susceptibilidades que desconhecemos à partida, e com as quais nos vimos mais tarde a surpreender.
Entrar para esta família é sinónimo de ganhar experiências pessoais e crescer.
Quando, geralmente jovens, aderimos a esta causa naturalmente conhecemos algumas pessoas do meio, embora com a maior parte não tenhamos ligação pessoal, e começamos a travar amizades com os que acompanhamos nos primeiros jogos.
Os jogos sucedem-se e cada vez estamos mais integrados na função e nas relações. Passado algum tempo ouvimos algures um dos nossos, um qualquer "velho do Restelo" dizer em tom de brincadeira «o árbitro é o pior inimigo do árbitro», e de imediato discordamos totalmente. E fazemo-lo porque julgamos que a tal família é unida e coesa. Mas será que esta realidade existe, nesta ou noutra qualquer família tradicional?
Creio que não.
Os árbitros correm pelos seus objectivos, querem chegar ao fim da prova e cortar a meta em primeiro. Ou chegar ao fim de semana e ter o melhor palco para actuar.
Sentimentos como a frustração pelo objectivo perdido, como o desapontamento pela nomeação não desejada ou insegurança por não saber uma classificação são normais, estão estudados e são uma realidade. São portanto aceitáveis.
Etiquetas: NOTÍCIAS
- Natural de Almodôvar, David Tomé tem 22 anos e está na arbitragem há quatro.
- Chegar à terceira categoria nacional é agora o próximo objectivo do jovem árbitro
O jovem David Tomé, de 22 anos, foi o primeiro na classificação final do grupo A dos árbitros de primeira categoria do Conselho de Arbitragem (CA) da Associação de Futebol de Beja (AFB). As classificações finais referentes à época 2007-2008 foram divulgadas pelo CA no final da passada semana e a “vitória” de David Tomé deixou muita gente surpreendida, incluindo o próprio.“Trabalhei para isto, mas não estava à espera de chegar ao final da época e ser o primeiro classificado. Porque sou ainda jovem na arbitragem e porque há colegas com mais experiência que eu que, à partida, tinham mais hipóteses de chegar ao acesso ao Nacional”, revela ao “Correio Alentejo” David Tomé, que é árbitro há apenas quatro anos.O juiz almodovarense foi o primeiro classificado no grupo A da primeira categoria e tem agora como objectivo chegar ao acesso nacional. “Como qualquer árbitro, tenho a ambição de chegar o mais longe possível. Vou tentar chegar à terceira categoria e tudo o que vier por acréscimo é bom”, sublinha.
Como suplente nas provas de acesso vai estar o quarto classificado César Leitão, uma vez que João Carlos Jacinto e David Tripa, segundo e terceiro classificados, respectivamente, não atingiram os mínimos exigidas na prova final.
-
Subidas e descidas.
Se David Tomé está de malas feitas para o Nacional, o árbitro Mário Batista vai descer ao grupo B da primeira categoria, depois de ter sido o último classificado no grupo A.Em sentido inverso encontram-se Dário Dias e António João Guerreiro, que garantiram a subida ao grupo A. Contudo, o melhor árbitro desse segundo grupo da primeira categoria foi António Fernandes, seguido de Aurélio Arsénio e Rui Sesifredo.Por sua vez, o jovem Bruno Vieira foi o melhor árbitro na segunda categoria, garantindo a promoção juntamente com Vítor Rocha, Manuel Santos, José Tomé, Ricardo Diogo, Jorge Aniceto, Luís Cesário e Paulo Raposo.No quadro de árbitros assistentes o vencedor foi António Coimbra – vai realizar as provas de acesso à segunda categoria nacional –, enquanto que entre os observadores o melhor em 2007-2008 foi Jorge Cecília. Será, no entanto, o segundo classificado Jaime Medeiros o escolhido para realizar as provas de acesso ao quadro nacional da segunda divisão de observadores.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Nesse sentido Albano Fialho, coordenador da Comissão de Apoio Técnico, organizou uma sessão de estudo das Leis de Jogo para David Tomé, César Leitão, António Coimbra e Jaime Medeiros.
Etiquetas: NOTÍCIAS

Colóquio da Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 16:50Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOTÍCIAS
FPF 3ª Divisão - 2ª Fase Subida - Série E
Santana - Câmara de Lobos: Luís Lameira
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul numa excelente iniciativa
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 08:15A sala estava bem recheada de público essencialmente de Setúbal e Lisboa, mas também de Beja com os «compadres» José Teodósio, Mário Burrica, Daniel Lança e Dinis Gorjão a marcarem presença.
O Comandante Abílio Marques, Observador de Árbitros de Futsal da FPF e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da A.A.F.M.S. abriu as hostes apresentando os oradores - Fernando Jorge Pereira, Coordenador da CAT do Conselho de Arbitragem da FPF que dispensa quaisquer apresentações e o Professor Michael Santos, treinador de Futsal da equipa do Loures (Divisão de honra da A. F. Lisboa) e já com passagens por todos os escalões distritais e nacionais do país.
Ambos dissertaram sobre a sua especialidade, a de Fernando Jorge é formar àrbitros, e a do Prof. Michael Santos é treinar jogadores. Todos aprendemos com eles, e também eles absoveram as informações que o outro enumerou.
Parabéns à Academia pelo 3º Aniversário