O setubalense Lucílio Baptista foi designado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir, no domingo o Sporting-FC Porto, a realizar às 19h45 de domingo, em Alvalade, com transmissão pela Sport TV1, em jogo da quinta jornada da Liga Sagres.
Na segunda-feira, às 21 horas, com transmissão pela RTP1, o Benfica joga no Estádio do Mar com o Leixões, com arbitragem do leiriense Olegário Benquerença.
A quinta jornada da Liga Sagres inicia-se no sábado, com o encontro Naval-Belenenses, às 19h45, com transmissão pela Sport TV2, arbitrado pelo portuense Jorge Sousa.
No domingo haverá quatro jogos: Académica-Nacional (dirigido pelo portuense Artur Soares Dias), Estrela da Amadora-Trofense (Cosme Machado, de Braga) e Rio Ave-Paços de Ferreira (Duarte Gomes, Lisboa) todos às 16 horas, seguindo-se o Sporting-FC Porto, às 19h45.
Na segunda-feira terão lugar o Guimarães-Braga, às 19h30, com transmissão pela Sport TV1, jogo dirigido pelo lisboeta Pedro Proença, e o Leixões-Benfica, às 21 horas. A ronda conclui-se na terça-feira, com a realização do Setúbal-Marítimo, sob arbitragem do portuense Vasco Santos.

Fotos...


Gonçalo Martins, João Lagoas e Ricardo Diogo no Alvorada - Alvito do passado sábado a contar para a 1ª Jornada da Taça de Honra da 2ª Distrital da A. F. Beja. As fotos foram retiradas de http://gdcalvito.no.sapo.pt/.

Liga dos Campões

Confira a nomeação dos árbitros para os jogos da semana. Clique na imagem.

Escuta mal explicada

in Record
PRIMEIRA SESSÃO DO JULGAMENTO DE MARTINS DOS SANTOS COM PONTAS SOLTAS

"Alguma vez falou com dirigentes antes ou após os jogos?", perguntou o procurador Paulo Jorge Ferreira a Jorge Coroado, uma das testemunhas arroladas na primeira sessão do julgamento em que o ex-árbitro Martins dos Santos e o ex-dirigente do Conselho de Arbitragem da FPF António Henriques são arguidos. Na qualidade de perito que analisou as imagens do jogo Marítimo-Nacional, da época de 2003/2004, que os visitados venceram por 2-0, o agora comentador de arbitragem abriu o livro.
"Depois dos jogos só telefonava para casa e em 30 anos de arbitragem apenas dois dirigentes me ligaram, um deles, da I Liga, no sentido de cair nas boas graças e para que determinada equipa conseguisse um bom resultado, mas o que lhe respondi não pode ser aqui reproduzido," respondeu Coroado, que fez sentir que há pessoas "que não respeitam a ética".
Tudo isto veio a propósito de um telefonema de Martins dos Santos para António Henriques - antigo presidente do Marítimo - a seguir ao jogo em questão, no qual o primeiro dizia que tinha sido "complicadíssimo". Nessa conversa, diz: "Os gajos queriam um penálti mas eu mostrei-lhes um cartão amarelo..." Isto a propósito de uma reclamação dos nacionalistas. "Antes de tudo o mais, isto que ouvimos é eticamente censurável", acentua a juíza Manuela Sousa.
Na primeira sessão viram-se imagens do jogo e Lourenço Pinto, advogado de Martins dos Santos, tudo fez para lançar a dúvida sobre alguns erros apontados pelos peritos que terão beneficiado o Marítimo, nomeadamente o lance que deu origem ao primeiro golo. Que nasce de uma falta sobre a direita por pretensa mão na bola, com Pepe a surgir a marcar, segundo os três peritos (Jorge Coroado, Vítor Pereira e Adelino Antunes) em posição de fora-de-jogo.
Lourenço Pinto, que é também presidente da Associação de Futebol do Porto, quis dar a entender que o árbitro não estaria bem posicionado e que competia ao árbitro assistente, João Santos, assumir as duas decisões. "É um lance que merece muita discussão", acabou por considerar Vítor Pereira, também "apertado" pela juíza e sem conseguir explicar a posição de um jogador do Marítimo que nas primeiras imagens surge a fazer barreira ao livre e que depois desaparece dos fotogramas. Facto muitas vezes sublinhado por Lourenço Pinto.
Vítor Pereira foi convidado ainda pelo procurador Paulo Sérgio Ferreira a explicar uma conversa de Martins dos Santos com António Henriques após o jogo, na qual dizia que o jogo tinha sido "complicadíssimo". Expressão que disse não o chocar e que o MP entendeu ser mais uma prova de que Martins dos Santos acedeu ao pedido de Henriques e beneficiou o Marítimo.
"O que é que um vogal do Conselho de Arbitragem podia fazer por Martins dos Santos?", questionou-o ainda, em estilo bastante acutilante, Lourenço Pinto. "Não estou a vislumbrar o que pudesse fazer...", reagiu Pereira, sempre na defensiva. "Na qualidade de dirigente da arbitragem, seria capaz de prometer a subida do filho de algum árbitro", insistiu o procurador. "Não promete, não!", atirou logo o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.
Lourenço Pinto entrou em cena de novo para ter uma reacção forte e frisar que a inicial contrapartida que seria a promoção do filho de Martins dos Santos, Daniel, desapareceu no despacho de pronúncia. "Esta situação foi lançada por lapso na acusação", salientou.
De tarde, foi ouvido Adelino Antunes. Audição rápida destacando-se apenas a análise que fez ao perfil de Martins dos Santos. "Era um árbitro que corria mais do que a bola", disse.
Seguiu-se Jorge Coroado e as coisas aí animaram. O agora comentador de arbitragem, que se mudou de Oeiras para a Covilhã, começou por dizer que as imagens da TV "nem sempre são fiáveis" e foi por aí que a juíza desvalorizou o resultado das perícas, considerando que o que está nas escutas é que será decisivo.
Francisco Taboada, amigo de António Henriques, com quem teve conversas que foram escutadas, também foi ouvido e a quem Henriques prometeu fazer sócio se o Marítimo ganhasse. "Liguei-lhe quando soube que o Maritimo estava a ganhar por 2-0 a dizer-lhe que tudo estava a correr conforme o combinado, mas disse-o num tom de brincadeira", explicou parte dessa conversa que o MP relevou. "Até estava a falar alto, não estava a falar em tom de segredo...", acrescentou.
"Mas ninguém falou aqui em tom de segredo, infelizmente as transcrições telefónicas têm grandes defeitos e não transmitem emoções", desabafou. "Então, não passou de uma brincadeira, foi?", insistiu o magistrado. "Sim", respondeu Taboada, que confessou ter-se arrependido dessa conversa, tal como alguns dos seus amigos se arrependeram de conversas que tiveram com Henriques. "Foi quando rebentou o Apito Dourado, tememos pelas interpretações...", justificou.
Também foram ouvidos os árbitros assistentes João Santos e António Neiva, poucos expressivos nas suas declarações e a negarem qualquer tipo de solicitação de Martins dos Santos no sentido de se conseguir um benefício do Marítimo.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS

ÁRBITRO EXPLICA O LANCE MAIS FALADO DO DÉRBI

No “day-after” do dérbi, o árbitro Duarte Gomes explica a Record o lance entre Yebda e Postiga, ocorrido mesmo no final da 1.ª parte e no qual os encarnados pediram penálti.
O agarrão do jogador do Sporting é claro, mas, na minha perspectiva, há uma carga inicial do jogador do Benfica. Portanto, para mim nem foi um caso porque, quando aconteceu, o jogo já estava interrompido”, refere o juiz, pormenorizando o lance.“Pareceu-me ter visto o Yebda a colocar o braço direito sobre o Postiga para ganhar uma vantagem desleal, com o jogador do Sporting a sentir essa carga e a ter a reacção de agarrar o adversário. Aceito perfeitamente que seja um lance discutível, mas não apitei qualquer mão do jogador do Benfica como, devido ao barulho e às repetições incessantes na TV, se possa ter pensado na altura”, afirma Duarte Gomes, garantindo que não viu a jogada na televisão porque sabe bem o que viu no campo.

NICOLA RIZZOLI FOI O ESCOLHIDO PELA UEFA
O italiano Nicola Rizzoli foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o Sporting-Basileia, marcado para quarta-feira, às 19:45, em Alvalade.Os árbitros assistentes serão Alessandro Griselli e Flaviano Lanciano.

Árbitro alemão no Emirates Stadium
O jogo de amanhã entre o Arsenal e o FC Porto vai ser dirigido por uma tripla de árbitros alemã: Herbert Fandel foi o juiz designado pela UEFA para o encontro da segunda jornada da Liga dos Campeões e terá como auxiliares os compatriotas Carsten Kadach e Mike Pickel. Herbert Fandel, de 44 anos, ostenta as insígnias da FIFA desde 1998 e é um dos árbitros mais experientes dos actuais quadros da UEFA, tendo dirigido, inclusivamente, as finais da Liga dos Campeões, de 2007 - conquistado pelo AC Milan -, e da Taça UEFA, de 2006 - vencida pelo Sevilha. Fandel é ainda director de uma escola de música, apreciando, para além do futebol, desportos como o ténis e a natação.

Notícias Apito Dourado

in Record

Juíza repreende Vítor Pereira - COMEÇOU JULGAMENTO DO MARTINS DOS SANTOS E ANTÓNIO HENRIQUES

O julgamento no qual são arguidos Martins dos Santos, antigo árbitro de 1.ª categoria, e António Henriques. ex-membro do Conselho de Arbitragem da FPF, comçou hoje de manhã no tribunal de Gondomar. Em causa está o jogo Marítimo-Nacional da Madeira, da época de 2003/2004, e no processo o Ministério Público alega que o árbitro correspondeu ao desejo de Henriques, antigo presidente do Marítimo, e beneficiou a equipa da casa, tendo como contrapartida uma ajuda ao seu filho Daniel, também árbitro, que o membro do CA da FPF poderia vir a prestar.Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, foi a primeira testemunha a ser ouvida, arrolada pelo MP e na qualidade de perito que visionou o jogo, juntamente com Jorge Coroado e Adelino Antunes. Num ecrã gigante que representa uma evolução em relação ao que aconteceu nas sessões do julgamento do processo originário do Apito Dourado, que decorreu na mesma sala de audiências, viram-se lances desse jogo mas as atenções centraram-se no momento do primeiro golo do Marítimo, apontado por Pepe. O relatório de peritagem refere que o golo foi marcado em posição de fora-de-jogo, nascendo de um livre duvidoso.Quanto ao primeiro momento, Vítor Pereira considerou que a marcação do livre pelo árbitro assistente era uma competência deste elemento da equipa de arbitragem, pois o árbitro estava distante "e objectivamente tinha muito poucas condições para aferir o lance". Quanto ao segundo momento, Vítor Pereira considerou que se tratava de um fora-de-jogo muito difícil de tirar, tendo a defesa de Martins dos Santos, conduzida por Lourenço Pinto, levantado a questão de um jogador do Nacional que não se vê nas imagens e que podia estar a colocar em jogo o marcador do golo do Marítimo. "É um 'suponhamos'", reagiu Vítor Pereira, sendo de certo modo repreendido pela juíza: "Não podemos tirar conclusões com 'suponhamos'", disse, aqui numa referência directa à análise feita pelos peritos, que detectaram aqui um erro de arbitragem que beneficiou o Marítimo. "Lamento a minha inexperiência neste tipo de análises", justificou o líder da CA da Liga a sua posição...dúbia.

Contrapartida... incerta FILHO DE MARTINS DOS SANTOS SAI DO PROCESSO
Há um importante dado no processo relativo ao árbitro Martins dos Santos que começou hoje a ser julgado no tribunal de Gondomar. Na pronúncia, a tese da Polícia Judiciária que apontava como contrapartida uma ajuda ao filho de Martins dos Santos - Daniel Santos, também árbitro - por parte do outro arguido do processo - António Henriques, ex-membro do Conselho de Arbitragem da FPF - foi abandonada. A juíza de instrução considerou que não havia nada que apontasse nesse sentido e, por essa razão, a contrapartida enunciada na pronúncia é incerta, o que torna mais difícil a tarefa do Ministério Público no julgamento que está a decorrer. Depois de Vítor Pereira, foi ouvido um segundo perito, o antigo árbitro internacional Adelino Antunes. Aguardam a sua vez para ser ouvidos Carlos Pereira (presidente do Marítimo), Luís Guilherme (ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Liga), e os árbitros Carlos Duarte, João Santos e António Neiva.

Carlos Pereira: «Era voz corrente que Nacional oferecia prostitutas» - TARDE MUITO QUENTE NO TRIBUNAL DE GONDOMAR
Sessão da tarde muito quente no julgamento de Martins dos Santos e de António Henriques, que está a decorrer no tribunal de Gondomar. Carlos Pereira, chamado pelo Ministério Público como testemunha, demorou a responder à questão lançada pelo procurador Paulo Sérgio sobre se teria conhecimento que o presidente do Nacional teria aliciado alguns árbitros com prostitutas."Aquilo que posso confirmar é o que li na comunicação social e que agarrei e mandei para a Liga", começou por responder. O procurador insistiu. "O que posso afirmar é que isso era voz corrente na região", acrescentou. "É evidente que discordo desse tipo de situações", sublinhou ainda. "Em função do que diz ser voz corrente, não tinha receio que o Marítimo fosse prejudicado nesse jogo com o Nacional?" – perguntou a juíza Manuela Sousa. "Se tivesse presenciado, receava, mas era um rumor e mandei tudo para a Liga", acabou por responder quem confessou no tribunal que o grande objectivo do Marítimo é conseguir participar..."na Liga dos Campeões".


ROB STYLES ASSSINALOU UMA FALTA INEXISTENTE

O árbitro inglês Rob Styles pediu desculpas ao Bolton por ter assinalado uma grande penalidade a favor do Manchester United, a penalizar uma falta inexistente do defesa Jlloyd Samuel sobre o craque português Cristiano Ronaldo, no último sábado, em Old Trafford, em encontro da Premier League inglesa.
Na sequência, Cristiano Ronaldo marcou com êxito o penálti, abrindo caminho para a vitória dos red devils, por 2-0, diante dos Trotters.Rob Styles é reincidente neste tipo de erro e consequente "mea culpa" público. Na época passada, o juiz inglês também penitenciou-se publicamente por ter marcado uma grande penalidade a favor do Chelsea num jogo com o Liverpool, em Anfield.

Fotos ...



Fotos tiradas no passado sábado no Jogo Despertar - Desportivo de Beja, a contar para o Torneio Beja Cup, organizado pela Rádio Voz da Planície. O árbitro da partida foi Luís Lameira, e os assistentes Dinis Gorjão e Edgar Gaspar.
As fotos foram tiradas por Álvaro Barriga, na foto à esquerda, que daqui em diante, irá colaborar com o Apito Bejense com algumas fotos da sua autoria à rapaziada do apito cá do burgo.
O Álvaro tem também um conhecido Blog da Região - o Aldeagar, que pode e deve visitar aqui.

in Record
CASO MARÍTIMO-NACIONAL

Não passou de uma brincadeira”, foi como António Henriques, ex-membro do Conselho de Arbitragem da FPF e antigo presidente do Marítimo, classificou uma conversa com o amigo Francisco Taboada a seguir ao jogo Marítimo-Nacional da Madeira, da época de 2003/04, que terminou com a vitória da equipa visitada. “Combinaste bem isso”, comentou o amigo de Henriques, referindo-se, segundo o Ministério Público (MP), à arbitragem de Martins dos Santos. Tudo isto, e algo mais, deu origem a um processo que começa hoje a ser julgado no tribunal de Gondomar, no qual Henriques e Martins dos Santos estão acusados de corrupção desportiva. O antigo árbitro portuense terá de explicar mais uma vez uma conversa que teve com Henriques a seguir ao jogo e o facto de o MP acreditar que pediu ao dirigente ajuda para o filho, o também árbitro Daniel Santos.Entre o rol de testemunhas contam-se os presidentes do Nacional da Madeira e do Marítimo.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS

in Correio da Manha (27/09/2008 - Edição Sport Notícias)

Aos 35 anos, o terceiro dérbi lisboeta para o árbitro Duarte Gomes. O bancário comandou o empate (2-2), na Luz, entre Benfica e Sporting, na época 2001/02, e repetiu o duelo, mas em Alvalade, quatro épocas depois, sendo que aí o resultado (1-2) foi mais favorável à turma leonina. A experiência de Duarte Gomes no clássico lisboeta é, para Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, um ponto a favor do juiz.
'É sempre um dos factores a ter em conta. A experiência traz mais tranquilidade, e isso optimiza o desempenho', analisa Vítor Pereira, que já foi chefe de equipa de Duarte Gomes, a quem apelidou de 'árbitro do futuro', quando, em 2001/02, foi o mais novo até então a liderar um dérbi entre Benfica e Sporting.
A 15 de Dezembro de 2001, corria a 15ª jornada da Liga quando Duarte Gomes, na altura com 28 anos, foi figura no clássico. Logo aos 10’, Beto, central dos leões, dá com a mão na bola e o pénalti assinalado é convertido por Simão. Já depois de mostrar um amarelo a Paulo Bento, hoje técnico do Sporting, Duarte Gomes expulsou o benfiquista Andrade. Mas os encarnados chegariam ao 2-0, por Zahovic.
Contudo, o cenário mudaria a cinco minutos do final. Após cruzamento de Quaresma, Mário Jardel embrulha-se com Caneira na área e Duarte Gomes assinala penálti. Jardel reduziu a desvantagem e três minutos depois empatou o encontro.
Em 2004/05, a vitória (2-1) do Sporting ficou marcada por dois cartões vermelhos saídos do bolso de Gomes: um para o leão Rui Jorge e outro para o benfiquista Alcides. Dois golos de Liedson derrubaram as águias, sendo que um dos tentos foi a passe do agora encarnado Carlos Martins.
Os mais próximos de Duarte Gomes – natural do Funchal e árbitro desde 1991 – elogiam-lhe o bom-humor, enquanto Vítor Pereira revela outro requisito: a motivação: 'Tem o desejo de fazer este encontro, e isso é óptimo. Espero que tenha o pensamento de que vai ter uma prestação positiva e tranquila.'

AGRESSÃO A AUXILIAR FOI 'CASO ESPORÁDICO'
'Foi umcaso esporádico. Por certo, o senhor que o protagonizou estará arrependido.' É desta forma que Vítor Pereira analisa a agressão de um adepto benfiquista a um auxiliar, no Benfica-FC Porto (1-1). 'Foi, com certeza, um acto isolado. Não se vai repetir ou alastrar', remata Vítor Pereira. O adepto em causa, Carlos Santos, foi acusado pelo Ministério Público de dois crimes: ofensa à integridade física qualificada e invasão de espectáculo desportivo.
Autor: Sérgio Pereira Cardoso

in Record.pt
MICHEL PLATINI CONFIRMA AUTORIZAÇÃO DA FIFA

O presidente da UEFA, Michel Platini, confirmou hoje que vão avançar já este ano testes com cinco árbitros por jogo. Três mini torneios que se vão disputar na Eslovénia, Chipre e Hungria, em Outubro e Novembro, foram as competições escolhidas.
"Obtivemos autorização da FIFA para estes testes com cinco árbitros. Foi isto que eu sempre defendi. Falta que testemos para ver se assim corre melhor", afirmou Platini.Por outro lado, o antigo internacional francês reafirmou a sua total oposição a outro tipo de soluções, como o recurso ao vídeo. "Se o vídeo chegar, deixa de ser o meu futebol, será o vosso. Mas já não será o meu, já não estarei lá", assegurou o líder da UEFA.

Têm lugar amanhã - dia 27.09.2008 (Sábado), no Atlântico Golf Hotel, na Praia da Consolação em Peniche, pelas 10H00, as Acções de Formação e Actualização com as Comissões Técnicas Distritais de Futebol 11 e de FUTSAL.
Os dois elementos que representarão a Comissão de Apoio Técnico do Conselho de Arbitragem da A.F.Beja são: Jorge Fontes (Fut 11) e José Teodósio (Futsal).

Daniel Lança, árbitro bejense de 24 anos, faz amanhã a sua estreia como árbitro de 3ª Categoria Nacional de Futsal.
O jogo é entre as equipas do S. G. Sacavenense e G. D. Os Patos a contar para a 1ª Elimatória da Taça de Portugal de Futsal Masculino.
Daniel irá ser 2º Árbitro neste jogo sendo que o Árbitro será Carlos Gaé da A. F. Setúbal (na foto da direita), um árbitro experiente há muitos anos nos quadros nacionais de Futsal. O cronometrista será Adérito Bronze também da A. F. Setúbal.
Depois de Jaime Vieira e João Lagoas em 2000/01 e 2001/02 e Ricardo Cabecinha em 2003/04 e 2004/05, Daniel Lança é o quarto árbitro da A. F. Beja a ascender aos quadros nacionais.
Boa Sorte na estreia!

LPFP - Liga Vitalis
Santa Clara - Portimonense: Albano Fialho (Observador)

FPF - 2ª Divisão Série D
Lagoa - Odivelas: Manuel Custódio (Observador)

3ª Divisão Série F
Messinense - Fabril:
João Constantino
Louletano - Cova da Piedade: Edgar Gaspar

Juniores 2ª Divisão Série D
Tavira - Barreirense:
David Tomé

Juvenis Série D
Imortal - Barreirense:
Tiago Canário [na foto]
Lusitano VRSA - Vit. Setúbal: Marco Trombinhas

Iniciados Série F
Aljustrelense - Moura:
David Tomé

FUTSAL -
Taça de Portugal 1ª Eliminatória
Sacavenense - G. D. Os Patos: Daniel Lança


Vai realizar-se nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 2008 no Centro de Estágio de Rio Maior, o VII Encontro Nacional do Árbitro Jovem - 2008. O CA da AFB faz-se representar com 3 Árbitros Jovens a saber: Joaquim Silvestre, Luis Martins [os dois na foto da esquerda], André Teixeira [na foto da direita].
Referir ainda que estes três árbitros fazem-se acompanhar pelo Presidente do CA de Beja, José Soeiro.
Com um vasto programa, este encontro tem inicio Sexta-feira, com recepção aos participantes e distribuição de kit de equipamentos.
No Sábado pelas 9H00, será a abertura do encontro com a intervenção do Dr. António Sérgio, Presidente da APAF. Ainda no Sábado, destaque para alguns temas, nomeadamente "A caminho do topo" "O desempenho do Árbitro para o sucesso do jogo" "A Globalização na Arbitragem" e ainda "Jogadores e Árbitros parceiros no espectáculo", entre outros.
Entre os oradores, temos Jorge Sousa, Árbitro Internacional, Carlos Esteves, Presidente do CA da FPF, Carlos Matos, Observador da UEFA, Jorge Correia, Observador da FPF, Mestre José Neto, Prof. José Miguel, Prof. José Dias, Dr. João Nuno Pacheco, Psicólogo da FPF e LPFP e ainda Jogadores, Treinadores e Jornalistas convidados.
Domingo, dia 28, temos o encerramento do encontro.
De referir ainda, que esta Acção de formação tem como objectivo, contribuir para a construção do ferfil do "Árbitro Ideal" e aumentar a motivação para a carreira de árbitro.




No decorrer dos Cursos de Aperfeiçoamento, Actualização e Avaliação dos Árbitros de 2ª e 3ª categoria e do Quadro Feminino, Árbitros Assistentes de 2ª categoria e Observadores de 2ª categoria, realizados em Julho, Agosto e Setembro de 2008, a Comissão de Apoio Técnico do Conselho de Arbitragem da FPF, retirou as seguintes conclusões.



Clique aqui e consulte o documento.

1ª Jornada - Sábado(27/09/2008)


Negrilhos - Guadiana, 17 h
André Baltasar (Árbitro)
José Tomé (Árb. Assistente)
César Leitão (Árb. Assistente)

Alvorada - Alvito, 17 h
Gonçalo Martins
(Árbitro)
João Lagoas (Árb. Assistente)
Ricardo Diogo (Árb. Assistente)
Baltasar e Martins na foto

OBJECTIVO É A REFLEXÃO SOBRE A CONDUTA EM CAMPO

A Federação Portuguesa de Futebol ratificou um documento elaborado pelo Conselho de Arbitragem com normas de comportamento para os árbitros de futebol e futsal.
O documento tem o objectivo de reflectir sobre as regras de conduta e criar um modelo que seja passível de aplicação a todos os árbitros das modalidades em causa.
As recomendações apresentadas pelo Conselho de Arbitragem podem ser resumidas nas seguintes normas:
I - Demonstrar respeito através de palavras e actos, para com os colegas Árbitros, Técnicos, Jogadores, Dirigentes, Médicos, Massagistas e Adeptos.
II - Recusar a intimidação e a simulação de faltas ou lesões.
III - Defender a arbitragem e o futebol contra o racismo, a violência, a corrupção e os abusos.
IV - Respeitar as Regras, as Leis do Jogo, os Regulamentos, as Instruções de Fair-Play, etc.
V - Aceitar as classificações com dignidade.
VI - Procurar sempre os melhores desempenhos e comportamentos.
VII - Partilhar os conhecimentos de modo a desenvolver a arbitragem.
VIII - Aceitar a responsabilidade dos actos.
IX - Ter consciência das consequências de uma linguagem emocional e de um comportamento negativo.
X - Encorajar uma arbitragem técnica, correcta, sem incidentes e honesta.
Clique aqui para aceder ao documento completo.

Nomeações Liga Sagres - LPFP

Quadro das nomeações para a 4.ª jornada

Sexta-feira, 26 Setembro
FC Porto - Paços de Ferreira, Hugo Miguel (Lisboa)

Sábado, 27 Setembro
Sporting de Braga - Naval 1.º de Maio, João Capela (Lisboa)
Vitória de Setúbal - Rio Ave, Marco Ferreira (Madeira)
Benfica - Sporting, Duarte Gomes (Lisboa)

Domingo, 28 Setembro
Marítimo - Académica, Lucílio Baptista (Setúbal)
Nacional - Estrela da Amadora, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Trofense - Vitória de Guimarães, Paulo Baptista (Portalegre)

Segunda-feira, 29 Setembro
Belenenses - Leixões, Luís Reforço (Setúbal)


Duarte Gomes será o árbitro do dérbi de sábado no Estádio da Luz, clássico que coloca frente a frente o Benfica e o Sporting.
O árbitro Duarte Gomes terá como assistentes Bertino Miranda e José Lima.
Duarte Gomes, juiz internacional de Lisboa será o árbitro do segundo clássico da temporada depois do Benfica- FCPorto. Seguirá depois, para a República Checa onde irá dirigir no próximo dia 2 de Outubro, o Sparta de Praga - Dínamo de Zagreb, encontro da 2ª mão da 1ª eliminatoria da Taça UEFA.


Duarte Gomes ou Pedro Proença - um destes árbitros deverá ser o eleito para apitar o Benfica - Sporting do próximo sábado, de acordo com o painel de especialistas do Tribunal de O JOGO.
A Comissão de Arbitragem da Liga dá hoje a conhecer, ao final da tarde, a sua escolha para o dérbi no Estádio da Luz, tendo em conta que, no fim-de-semana seguinte, há outro jogo de grau de dificuldade acrescido, entre o Sporting e o FC Porto.
Os regulamentos aconselham, para encontros deste cariz, a designação de árbitros internacionais ou que se tenham classificado na época anterior até ao 10.º lugar. Mas há, ainda assim, dentro desta perspectiva, árbitros que não estarão disponíveis para apitar no sábado. São os casos de Olegário Benquerença, que está, até amanhã, num seminário de árbitros de elite da UEFA; de Paulo Costa, que foi apitar ao Qatar; ou ainda de Bruno Paixão, que arbitrou o jogo entre o Benfica e o Paços de Ferreira na passada segunda-feira e, por isso, não pode ser escolhido.
Enquanto Jorge Coroado, Soares Dias e António Rola apostam em árbitros internacionais, com experiência em grandes palcos, Rosa Santos defende que a Comissão de Arbitragem deveria dar oportunidade a Artur Soares Dias, um jovem juiz, de 29 anos, ainda sem clássicos no currículo, mas que foi terceiro classificado no ranking da temporada passada e promete uma boa carreira internacional. Lucílio Baptista e Pedro Henriques figuram entre as alternativas aos principais candidatos.

Árbitros disponíveis
Duarte Gomes [AF Lisboa]*
Pedro Proença [AF Lisboa]*
Lucílio Baptista [AF Setúbal]*
Carlos Xistra [AF Castelo Branco]*
Jorge de Sousa [AF Porto]*
Artur Soares Dias [AF Porto]
Pedro Henriques [AF Lisboa]
*Internacional

Selecão Nacional

Árbitro italiano na Suécia e alemão em Braga

Já são conhecidos os árbitros para os jogos de Portugal com a Suécia e a Albânia, referentes à fase de qualificação para o Mundial'2010.

O jogo de Solna, no dia 11, será dirigido pelo italiano Roberto Rosetti, que apitou a final do Euro'2008 (Espanha-Alemanha). Paolo Calgano e Cristiano Copelli serão os assistentes, e Paolo Dondarini o quarto árbitro.
A 15, em Braga, Portugal recebe a Albânia, e o juiz será o alemão Knut Kircher, assistido pelos seus compatriotas Thorsten Schiffner e Cristoph Bornhorst. Thorsten Kinhoefer será o quarto árbitro.



Manchester, 23 Setembro - A agressão não faz justiça à brutalidade da entrada de Emanuel Pogatetz que abriu uma ferida na canela de Rodrigo Possebon, que teve de deixar o relvado de maca e ser observado no hospital.

Para ver o vídeo clique aqui.

in www.apaf.pt
No próximo fim de semana, dias 26, 27 e 28 de Setembro, realiza-se o VII Encontro Nacional do Árbitro Jovem 2008 no Centro de Estágios de Rio Maior.
Estes Encontros iniciados em 2001 têm sido uma mais valia no desenvolvimento intelectual, físico e cultural dos potenciais talentos da arbitragem e nos objectivos que se pretendem alcançar, também na perspectiva da formação da pessoa enquanto desportista, adepto e cidadão.
Esta acção de formação inclui-se no Plano Anual de Actividades da APAF e tem sido determinante na qualificação dos nossos Árbitros Jovens, de forma a ficarem motivados a continuar a estruturar a sua carreira como Árbitros de sucesso.

Mais informações consulte o site da APAF.

in Uefa.com

Proteger os jogadores, defender a imagem do jogo e preservar o respeito foram três dos principais pilares de acção reforçados pelo Comité de Arbitragem da UEFA, em conjunto com o European FIFA Referee Assistance Programme Instructors. Tratam-se de linhas de conduta a ter em conta pelos árbitros europeus na presente temporada.

Reforço de medidas
Estas directrizes foram referenciadas na sequência de uma recente reunião de árbitros europeus, em Nyon, na Suíça. Nessa altura, foi pedido aos juízes e respectivos assistentes para aplicar as mesmas em todas as competições da UEFA -
clique aqui (em inglês) para aceder às directrizes, na totalidade. Foi lembrado aos árbitros a importância das responsabilidades que têm na segurança dos jogadores durante os jogos. Devem, pois, identificar e punir aqueles que têm condutas que coloquem em risco a integridade física dos adversários. E foram mesmo dados exemplos, tais como o uso indevido dos braços e cotovelos, empurrões e puxões na grande área, bem como formas de impedir, ilegalmente, jogadas de perigo.

Lei da vantagem
Quanto à lei da vantagem, os árbitros receberam indicações para dá-la apenas em benefício da equipa passiva (em termos de má conduta), até porque já se chegou à conclusão que nem sempre a posse de bola é um benefício. Os árbitros têm ainda indicações para retardar ao máximo a marcação de uma falta até para terem noção se a lei da vantagem poderá ser dada. E, claro, foi reforçada a ideia de que os árbitros têm enorme importância no que diz respeito à imagem do jogo. Por exemplo, quando existem confrontações entre vários jogadores, os principais agressores devem ser punidos.

Uma questão de respeito
Além disso, devem ser punidas as perdas de tempo, recomeçando o jogo o quanto antes. Proteger a imagem do futebol é uma conduta ligada à campanha Respeito, da UEFA, na qual todos os intervenientes - jogadores, treinadores, árbitros e adeptos, entre outros, - se devem respeitar mutuamente nos diferentes papéis que desempenham. Consequentemente, os árbitros não devem aceitar palavras ou acções que coloquem em causa a sua autoridade.

Treinadores e quarto árbitro
No que diz respeito à relação existente entre o quarto-árbitro e o treinador, há que convir que o primeiro deverá permitir que o segundo realize o seu trabalho dentro da área técnica. Desde que de uma forma respeitadora, o comportamento dos treinadores não deverá ter interferência. Só nos casos de atitudes irresponsáveis, mesmo na área técnica, é que o quarto-árbitro deve interceder, mostrando ao ofensor, através de um aviso verbal, que se trata de uma situação a não repetir. Se o comportamento persistir, o quarto-árbitro deverá informar o juiz, cabendo a este expulsar o responsável em questão. O árbitro tem, ainda assim, a autoridade suficiente para convidar a sair qualquer responsável que não tenha antes recebido um primeiro aviso.

Sistema de comunicação
Foi definido no seminário que, ainda antes do início do jogo, deverão ser atribuídas, de forma clara, responsabilidades a todos os árbitros. Os árbitros-assistentes, quando bem posicionados, devem dar informações relevantes ao juiz principal (mesmo em situações de faltas, condutas violentas ou até mesmo lances de grande penalidade). O sistema de comunicação deve servir apenas de complemento ao sinal da bandeirola ou para acrescentar informação útil.

Foras-de-jogo
Os árbitros-assistentes colocaram em cima da mesa, para debate, várias situações referentes a foras-de-jogo. Situações essas que foram depois reportadas na reunião. Ficou definido que os mesmos devem fazer apenas o sinal de fora-de-jogo quando tiverem absoluta certeza dessa situação. Em caso de dúvida, a bandeirola não deve ser levantada, tendo sido dada a indicação para que "esperem para ver", uma técnica sensível, mas que se revela mais acertada. Quanto aos árbitros, nem sempre terão de seguir a indicação do assistente, devendo ter a coragem para contrariar a mesma em caso de erro óbvio.

Nuno Almeida, o àrbitro na foto, acompanhado por Gilberto Carvalho e Nuno Guerreiro. O árbitro algarvio regressou neste fim de semana ao alentejo para arbitrar o Aljustrelense - Atlético, a contar para a 2ª Divisão - Série D.
Recorde-se que Nuno Almeida viveu vários anos no Baixo Alentejo - em Beja, onde se formou em Direito na Universidade Moderna.

Torneio do Piense S. C.

in http://cfvascodagama.blogspot.com/
Decorreu no passado fim de semana o Torneio de início de época do Piensa S. C.. No sábado arbitrarm os jogos João Lagoas, Manuel Santos e Adão Henriques. No domingo Luís Cesário arbitrou o jogo de apuramento do 3º/4º lugar entre Piense e Vasco da Gama (na foto) e Sérgio Teixeira arbitrou a final entre Barrancos e Desp. Beja.

Cartoon

Nomeações Carlsberg Cup


Clique para ampliar

Ranking

in O Jogo


Desde há muito que se sabe ser o homem um ser solitário simultaneamente social. Enquanto elemento solitário pretende proteger os seus e os que lhe são próximos, proporcionar-lhes a concretização de desejos pessoais, potenciar e sublimar as suas capacidades inatas. Enquanto ser social, tenta ganhar o reconhecimento e simpatia dos semelhantes. Todos agimos assim, contudo, quem dirige deverá possuir valências e imunidade suficientes para considerar todos por igual. Numa actividade em que o empenho, idoneidade, personalidade e brio pessoais são permanentemente colocados em causa, a clareza sobre objectivos e problemas do sector é da maior importância. Pelos avanços e recuos verificados em alguns projectos apresentados e ainda não concretizados, parece que a discussão livre e sem entraves dos problemas da arbitragem surge sob tabu poderoso. O sector desenvolve-se iminentemente sob o prisma de actividade solitária se bem que inserida num grupo. O modo e o estilo, devido à incompreensão exterior, são conduzidos como se realmente proporcionar aos amantes do futebol conhecimento sobre a sua realidade efectiva seja segredo de estado. Inverter a situação, humanizar e sociabilizar o sector, protegendo-o por acção e não por conveniente inacção ou silêncio é, será sempre, o método mais adequado ao espírito social que deve imperar. Falar olhos nos olhos, criticar quando tiver de ser mas saber enaltecer quando necessário, não existir receio de reconhecer erros mas não adoptar o mutismo tipo “Os cães ladram e a caravana passa” quando injustamente são imputados equívocos ou, por notória ignorância de quem o faz, são expandidas opiniões erradas e prejudiciais à tranquilidade das decisões no decorrer dos jogos, capazes de influenciar opinião pública, é por todos quantos gravitam na esfera da arbitragem consabido e desejado como melhor atitude de quem dirige. Quando no seio da classe surgem dúvidas e questiúnculas da mais diversa índole, para atenuar incertezas e melhor demonstrar transparência na elaboração da classificação final da época, não seria descabida a elaboração e publicação de “ranking” mensal escalonando a prestação de árbitros e árbitros assistentes ao longo das jornadas realizadas.
Autor: Jorge Coroado

Abusos

in Record.pt

As arbitragens continuam na ordem do dia (ou da noite...), assim como o comportamento dos jogadores na competição.
No último encontro da 3.ª jornada, que acabou às 23 horas de segunda-feira – são estes factos que retiram credibilidade ao futebol profissional em Portugal! –, Bruno Paixão e o seu auxiliar ignoraram duas agressões protagonizadas por Maxi Pereira e Nuno Gomes, cuja omissão representa um grave atropelamento às regras do jogo.
Em Alvalade, já Hélder Postiga saíra da posição de fora-de-jogo para marcar o primeiro golo do Sporting e, em Vila do Conde, um desvio de braço de Gaspar não foi sancionado pela equipa de arbitragem chefiada por Pedro Proença, com prejuízo para o FC Porto.
Dir-se-á que os ora beneficiados já foram prejudicados noutras ocasiões. Dir-se-á que essa é uma inevitabilidade do futebol. Não é. Só é para aqueles que consideram ter o controlo sobre os árbitros e o edifício da arbitragem – exactamente os mesmos a não mexer um dedo para, com recurso às novas tecnologias, reduzir a margem dos erros e a soberania (técnica) dos juízes de campo. (Um parêntesis para constatar a contradição segundo a qual o “vídeo-árbitro” existe para penalizar acções de natureza disciplinar).
No ambiente gerado na bola indígena – com responsabilidades de todos os agentes do futebol –, não é fácil ser árbitro em Portugal. Mas isso não pode retirar exigência nem sobre quem nomeia nem sobre quem dirige os jogos.Estamos perante um gritante magistério de falta de autoridade. Dos dirigentes aos treinadores, com repercussões óbvias ao nível do comportamento dos atletas, dentro e fora do campo.
No Estádio do Mar, o Braga afundou-se e Linz deu um pontapé na autoridade de Jesus. Na Luz, Quique Flores debate-se com uma herança pesada. No Sporting, Vukcevic sente que reúne condições para contestar, brutalmente, a liderança do seu treinador. A culpa, afinal, é de quem deixou que o futebol chegasse a 2008 neste estado comatoso.
ruisantos.record@gmail.com
Autor: RUI SANTOS

HERMÍNIO FOI AO NÚCLEO


"A pedido do nosso leitor que está na Ásia, cá vai o que sei sobre a ida de Hermínio Loureiro ao Núcleo de Árbitros Francisco Guerra no Porto. Correu muito bem, o presidente da Liga, bem no seu estilo, abriu o jogo, foi cordial, apresentou ideias e mostrou interesse na causa. Quem ainda não tinha percebido ficou a saber que Hermínio Loureiro não anda a vender a banha da cobra, que é um desportista, que gosta de desporto e que quer mais e melhor para o nosso futebol. Apesar de uma tentativa falhada de boicote a esta iniciativa, com a marcação da correcção de testes para o fim da tarde desse dia, a casa esteve cheia, pese embora estar a decorrer também o Paços de Ferreira-Benfica. Assunto muito comentado foi também a guerra que aí vai para a indicação de um árbitro assistente para a vaga que vai abrir, o Conselho de Arbitragem da FPF parece que não aprendeu com os erros do passado e quer interpretar a lei à sua maneira para lançar alguns amigos. É o que me dizem e não é difícil acreditar. Mas cuidado, rapazes, pois Maria José Morgado fez questão de estar presente no debate instrutório do caso da viciação das classificações dos árbitros em 2003/2004, que envolve quase todo o Conselho de Arbitragem da altura, de que faziam parte alguns actuais membros do CA..."
Autor: Eugénio Queirós

in Correio da Manhã
Debate instrutório: Ministério Público pede que arguidos sejam julgados

O Ministério Público pediu ontem ao Tribunal Central de Instrução Criminal que mande a julgamento todos os arguidos do caso da viciação de classificação de árbitros. Segundo o Ministério Público, os responsáveis do Conselho de Arbitragem da FPF manipularam classificações dos árbitros e observadores nas épocas 2002/03 e 2003/04, criando um ‘sistema’ que adulterava a verdade desportiva. As alegações finais do Ministério Público foram feitas pela equipa especial coordenada por Maria José Morgado, que esteve presente no tribunal mas não prestou declarações.
Para o MP, os arguidos definiram previamente, no início das referidasépocas, quais os árbitros e observadores das segunda e terceira categorias que deviam descer e subir e conseguiram obter uma classificação final, que não reflectia o mérito e desrespeitava as normas. Particularmente responsabilizados são Pinto de Sousa (antigo presidente do Conselho de Arbitragem), António Henriques e Azevedo Duarte (membro do CA), acusados de alterarem classificações de relatórios de observadores. Factos que, na perspectiva da investigação, estão comprovados por escutas telefónicas e provas periciais e testemunhais. Os advogados dos arguidos acreditam que as provas obtidas por escutas telefónicas são ilegais. Paulo Torrão, o ex-técnico informático da FPF, acusado de cem crimes, é suspeito de ter viciado várias grelhas de classificações de árbitros, conseguindo satisfazer ‘clientelas particulares’. O que Torrão fazia não correspondia a qualquer grelha de correcção aprovada pelo CA.

RESISTIU A SUSPEIÇÃO
A decisão de pronunciar os arguidos está nas mãos do juiz Carlos Alexandre, que marcou a leitura do despacho para o próximo dia 14 de Outubro. Carlos Alexandre é o titular doTribunal Central de Instrução Criminal, instalado na Boa--Hora, e foi alvo de um incidente de suspeição neste caso, levantado pelo advogado JoãoMedeiros, defensor de Pinto de Sousa. Este arguido entendia que Carlos Alexandre não deveria fazer a instrução porque teve intervenção na fase de inquérito. A Relação de Lisboa, porém, decidiu a favor do juiz.

"APENAS FOI SIMPÁTICO"
O advogado Artur Ramalho, que representa o engenheiro informático Paulo Torrão, disse não conseguir "explicar onde estão os cem crimes de que o arguido foi acusado". "Não percebo em que dia e hora foram praticados", acrescentou, salientando que a acusação tem de "ser rigorosa no tempo, modo e lugar". Sustentou ainda a tese da "inadmissibilidade das escutas telefónicas".
O advogado do antigo membro do Conselho de Arbitragem, Luís Nunes da Silva, considerou que "não existe qualquer facto concreto" contra o arguido que justifique a acusação e argumentou também que "as conversas telefónicas escutadas não integram qualquer ilícito".
Na opinião do advogado, o seu cliente "apenas se limitou a ser simpático" em chamadas telefónicas que recebeu e não se provou que tenha falsificado documentos.

QUEM SÃO OS ARGUIDOS
Pinto de Sousa - Antigo presidente do Conselho de Arbitragem está acusado de 115 crimes de falsificação de documento e 29 tentados.
Paulo Torrão - Antigo técnico de informática da FPF é acusado de cem crimes de falsificação de documentos.
António Henriques - Ex-vice do CA é acusado de 142 crimes de falsificação de documentos.
Francisco Costa - Antigo membro do CA da FPF é acusado de sete crimes.
Azevedo Duarte - Antigo vogal do Conselho de Arbitragem da FPF responde por 135 crimes.
Luís Nunes - Antigo membro do Conselho de Arbitragem da FPF é acusado de seis crimes de falsificação de documentos.
Manuel Cunha - Observador de árbitros foi acusado de dois crimes pelo Ministério Público.
Manuel Nabais - Observador de árbitros responde por apenas um crime.
João Rosa Penicho - Observador de árbitros responde por dois crimes.
Paulo Pita da Silva - Observador responde por dois crimes.
Márco Santos - Observador foi acusado de cinco crimes.
Joaquim Soares - Observador de árbitros responde no tribunal por quatro crimes.
António Fernandes - Observador responde por um crime.
António Resende - Árbitro da 2.ª categoria é acusado de um crime.
João Henriques - Actualmente é árbitro da 2.ª categoria e é acusado de apenas um crime de falsificação.
José Mendonça - Observador responde por quatro crimes.

Documentos provam falsificação

in Correio da Manhã

Debate instrutório - começa hoje no tribunal Central de Instrução Criminal
Documentos mostram que as classificações dos árbitros foram adulteradas durante anos consecutivos. Os originais foram apreendidos na sede da Federação Portuguesa de Futebol, mais de dois anos depois de o processo ‘Apito Dourado’ ter sido tornado público. Hoje, no Tribunal Central de Instrução Criminal, os magistrados do Ministério Público irão usá-los como prova para que o caso siga para julgamento.
Defendem que a pronúncia se deve manter nos exactos termos da Acusação e no debate instrutório, que começa pelas 09h30 e que será acompanhado por Maria José Morgado, garantirão que as provas são evidentes. Para além dos documentos, há ainda uma perícia informática que demonstra que os critérios de avaliação eram alterados para que as classificações terminassem de forma a agradar aos dirigentes.
Pinto de Sousa, ex-presidente do Conselho de Arbitragem daquele órgão, é quem arrisca uma maior pena no processo. Depois de ter sido condenado a pena suspensa em Gondomar, o ex-dirigente pode vir a responder por 144 crimes de falsificação, na forma de autoria e de cumplicidade. Também os ex-dirigentes António Henriques e Azevedo Duarte respondem no mesmo processo, com o MP a acusá-los de combinarem as notas com Pinto de Sousa. As escutas, sucessivamente validadas pelos tribunais onde se discutiu o ‘Apito Dourado’,também são comprometedoras.
Refira-se que o esquema era aparentemente simples. Os árbitros que subiam e desciam eram escolhidos previamente e os dirigentes de cada conselho de arbitragem eram atempadamente ouvidos. As notas eram depois alteradas, os observadores eram nomeados consoante o árbitro e por serem mais ou menos permissivos.


CANDIDATURAS AO CJ FECHAM HOJE
Chega hoje ao fim o prazo para a entrega das listas candidatas ao Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A Gilberto Madaíl, presidente da FPF, foi depositada a confiança de escolher o novo líder para o órgão, tendo a opção recaído sobre o juiz conselheiro jubilado Sousa Dinis, que já elaborou e entregou a sua lista.
O CJ não tem quórum desde o final de Agosto, quando quatro dos sete elementos apresentaram as renúncias ao mandato. O novo elenco será encontradoatravés de eleições intercalares, agendadas para o dia 18 de Outubro, sendo improvável que apareça até ao final do dia de hoje uma alternativa ao nome de Sousa Dinis, que optou também por juízes conselheiros jubilados para ocuparem quatro dos seis restantes lugares do CJ. A procuradora da República jubilada Dulce Ferreira e a mestre em Direito Público Alexandra Pessanha fecham o elenco.

Costa foi o último
Francisco Costa foi o último dos arguidos no julgamento do ‘Apito’ a deixar o cargo que ocupava na FPF. Costa foi até Julho último vice-presidente do Conselho de Arbitragem, mas demitiu--se por cansaço e por não entender os castigos aplicados pelo Conselho de Disciplina a 26 árbitros envolvidos no ‘Apito Dourado’. Francisco Costa, condenado a um ano e três meses de prisão em pena suspensa por igual período temporal, é acusado de sete crimes no processo de viciação de classificações.

TENTOU AFASTAR JUIZ DE INSTRUÇÃO DO PROCESSO
O processo relativo à viciação da classificação das arbitragens viveu períodos conturbados nos meandros da Justiça. Chega só a instrução mais de quatro anos depois de o caso ter sido conhecido, após ter sido alvo de uma série de incidentes. Primeiro, Carlos Teixeira, procurador de Gondomar, mandou-o para Lisboa, por considerar que era esse o tribunal que tinha competência em termos de território. Lisboa devolveu-o a Gondomar, que voltou a mandar os autos para a capital, mas foi já a equipa de Morgado que o foi resgatar aos correios, onde estava ‘esquecido’.
Alvo de um despacho de acusação no Verão do ano passado, o processo foi distribuído ao Tribunal Central e ao juiz Carlos Alexandre. Que foi alvo de um pedido de afastamento por parte de Pinto de Sousa que alegava que o magistrado estava sob suspeita, por ter autorizado as buscas à Federação. A Relação não lhe deu razão e a instrução pode então ser declarada aberta, após a leitura da sentença em Gondomar.

ESCUTAS TELEFÓNICAS
Pinto da Costa – Olha uma coisa, tens de ter cuidado com a Taça, porque o ‘Bartolas’ vai fazer um escândalo do caraças.
Pinto de Sousa – Quem é o ‘Artolas’?
Pinto da Costa – O Bartolomeu, de Leiria. Tenho a informação de que o tipo sabe que está para ser o Isidoro Rodrigues. E ameaçou não comparecer [...] Já agora, estais a fazer as classificações?
Pinto de Sousa – Estamos, eu e o António Henriques, precisamente a ver isso. Estamos aqui a cozinhar um bocadinho essas coisas.
Pinto da Costa – Quem é que está em primeiro na classificação?
Pinto de Sousa – Tenho a impressão de que é o Pedro Henriques.
Pinto da Costa – Eh! Seria espectacular pôr esse.

Torneio Voz da Planicie

Torneio Rádio Castrense

Bruno Xavier [em 1º plano], capitão do FC São Marcos, recebe taça do 1º lugar das mãos de Fernando Cotovio, director da Rádio Castrense.
Ao fundo Jorge Fragoso, José Tomé e Ruben Rochinha, todos árbitros do quadro distrital do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja que dirigiram as partidas do 8º torneio de futebol da Rádio Castrense.


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.