Em cima e da esquerda para a direita: Dinis Gorjão, Marcelino Silva, Bruno Vieira e Jaime Vieira. Em baixo: José Teodósio, Manuel Santos, Daniel Lança e Luís Cesário.
_
Etiquetas: FOTOS
A motivação desempenha um papel capital no processo da aprendizagem. Se um cidadão qualquer não estiver motivado nada o conseguirá fazer aprender. A aquisição de conhecimentos depende essencialmente do estado de maturação de cada indivíduo. Há momentos em que o indivíduo está predisposto e preparado para determinada aprendizagem. A maturação está dependente da idade e do crescimento físico e psíquico da pessoa que aprende ou procura aprender. A partir de adulto, começa a haver um declínio da capacidade de aprender, que são explicáveis pelas alterações nos mecanismos neurofisiológicos responsáveis pela aprendizagem. Esta redução das capacidades é variável de pessoa para pessoa, sendo uns mais afectados no que diz respeito a aprendizagem motora na aquisição de conhecimentos.
A aprendizagem é facilitada quando a pessoa se empenha, procurando activamente atingir os objectivos a que se propôs.

O Árbitro não deve acomodar-se ao emblema que ostenta, porque como sabem, no terreno do jogo tudo pode acontecer, por isso o Árbitro deve de estar preparado tecnicamente para saber impor e aplicar as Leis do Jogo a todo e qualquer momento, qualquer decisão menos acertada provoca polémica e desprestígio da arbitragem em geral e do Árbitro em particular.
(Árbitro da 1ª Categoria de Hóquei em Patins
e Observador de Árbitros de Futebol de 11 na A.F.Beja)
Etiquetas: NOTÍCIAS

Nos quartos-de-final, a disputar no próximo dia 3 de Abril, estão equipas como o Leverkusen, Zenit, Rangers, Sporting, Bayern, Getafe, Fiorentina e PSV.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
António Cardoso em jogo da Taça Intercontinental de Clubes
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 01:33A 1ª edição da Taça Intercontinental de Clubes, realizou-se em 2004, em Barcelona.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOMEAÇÕES
As Qualidades do Árbitro e do Árbitro Assistente
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 08:592 Confiança e serenidade
3 Senso comum
4 Honestidade, integridade, imparcialidade, decoro e rectidão
5 Sobriedade e modéstia
6 Firmeza e coragem
7 Coerência e consistência de julgamento e atitudes
8 Concentração e focagem de atenção
9 Discrição

Mas afinal … onde residem os problemas da arbitragem?
Quais as atitudes mais convenientes a tomar para dirigir o jogo correctamente?
- Decidir de acordo com o seu critério de avaliação
- Decidir sem explicar?!?
- Evitar discutir com os jogadores, treinadores e dirigentes
- Ignorar a presença dos espectadores
- Ignorar todas as provocações
- Assumir as suas próprias decisões
Etiquetas: NOTÍCIAS

Acessórios: emblema da AFB e FPF; apitos; cartões; cronómetro; bloco de notas; caneta/lápis; moeda; bandeiras; manómetro; velcro autocolante; tesoura; esponja das botas;
Artigos de higiene: toalha; chinelos; champô; sabonete; desodorizante, gel; pente; escova dos dentes; estojo da barba; after-shave; perfume
Material de sobrevivência: pensos rápidos; spray frio; pé elástico; tesoura pequenina; melhoral / aspirina; linha e agulha
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Vítor Pereira: «Se houver dúvidas devemos recusar»
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 07:51Etiquetas: NOTÍCIAS
7 fotos dos 7 Árbitros para os 7 jogos da 1ª Distrital - AFB
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 07:38João Pereira no Aldenovense - Serpa; Daniel Lança no Ferreirense - Vasco da Gama; André Baltasar no Almodôvar - São Marcos ; César Leitão no Odemirense - Piense; Vítor Cardeira no Castrense - Milfontes; David Tripa no Moura - Cabeça Gorda e José de Sá no D. Beja - Entradense.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOMEAÇÕES
5 Perguntas a ... Mário Jorge Burrica - Presidente da Direcção do NAFAN
2 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 14:47
Etiquetas: NOTÍCIAS
A nova modalidade foi utilizada para a realização de testes, visionamento de lances de jogo e também para criar fóruns de discussão.

O projecto-piloto durou quatro meses (Outubro a Janeiro) e pode dizer-se que foi amplamente elogiado pelos participantes que, em 94% dos casos se mostraram satisfeitos, bastante satisfeitos ou totalmente satisfeitos com a experiência.
“Espero que continuem com este projecto, pois é por aqui que está o futuro...”, disse um dos árbitros. Outro afirmou que “este tipo de apoio é necessário para o desenvolvimento da arbitragem Portuguesa.”.
Os participantes consideraram, ainda, que a análise sistemática de vídeos e a participação em fóruns de discussão ajudam a uniformizar critérios de análise e de actuação e que a utilização orientada e sistematizada de uma plataforma de formação contribui para o desenvolvimento teórico dos árbitros.
Etiquetas: NOTÍCIAS

- Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.
- Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 30 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia".
Etiquetas: NOTÍCIAS
2 Foras de jogo;
3 Substituição;
4 Grande penalidade cometida cometida com as mãos
6 Faltas fora da zona do árbitro assistente/ ângulo cego do árbitro: BIP silencioso
7 Qualquer situação que ocorra fora do campo de visão do Arbitro Assistente (agressões)»»»»» momento obrigatório de intervenção
Fora de jogo principio do wait and see (atenção ao novo principio)
Procedimento na indicação disciplinar
1 Cartão amarelo » mão no bolso da camisola
2 Cartão vermelho » mão na bolso dos calções
3 2º Cartão amarelo » pressionar o bip
4 Se o AA não sabe o número do cartão, pressiona o bip e estabelece o contacto visual que é sempre fundamental transmitindo mensagens sem dúvidas (falar se necessário)
5 Duvida disciplinar (ex. 2ª amarelo). Se necessário chamar o àrbitro
_
Procedimento em situações duvidosas (Lançamento Lateral, Pontapé de Canto ou Baliza)mais uma vez estabelecer contacto visual.
_
Procedimento em 2 situações
1 Situação » Falta á entrada da área
Pode levantar a bandeirola; Se a falta foi fora vira o corpo para centro do terreno; Se foi dentro vira corpo para bandeirola, põe um pé dentro do terreno de jogo e pressiona o bip
2 Situação jogada rápida 1 para 1 » O Árb. Assistente não deve ter receio em assumir; Levanta a bandeirola e assinala; Diz se foi dentro ou fora
_
Bola que entra na baliza e há duvidas se é golo:
1 AA levanta a bandeirola (se necessário dá o sinal bip)
2 Vira o corpo para o centro do terreno
3 Corre para o terreno de jogo, quando o árbitro apontar
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
5 Perguntas a ... Edgar Gaspar - Árbitro de Futebol 11 do Quadro de 3ª Categoria Nacional
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 07:49Edgar Gaspar: Fui parar à arbitragem por uma mera brincadeira na escola, onde tive conhecimento que ia haver um curso para árbitros e com mais dois amigos fomos nos inscrever, desde aí tomei o gosto e devido também ao pouco jeito que tinha para jogar futebol, acabei por me dedicar à arbitragem.
Nos primeiros anos devido ao pouco empenho, e nas épocas seguintes devido á classificação ser menos favorável a mim do que aos outros, acabei por andar a marcar passo e o objectivo de chegar aos quadros nacionais demorou mais a ser atingido.
2ªP - Atendendo à tua experiência e juventude que aspirações, metas ou objectivos persegues?
E. G.: O meu grande objectivo é tentar em todas as épocas obter sempre o melhor resultado, tentando-me manter o maior número de épocas nos campeonatos nacionais. E se a oportunidade aparecer subir à segunda categoria nacional, seria a cereja no topo do bolo.
3ªP - Qual a tua opinião acerca do Blog Apito Bejense e como pode este melhorar?

E. G.: Penso que têm feito um bom trabalho, para aquilo que lhe é exigido, embora o reduzido número de elementos não os tenha possibilitado concretizar mais e melhor trabalho. Mas deixo-lhes uma palavra de apoio, que continuem a trabalhar com muito esforço e uma enorme forca de vontade.
_
5ªP - Deixa uma mensagem aos árbitros dos quadros distritais da A.F.Beja para a presente época.
E. G.: A minha mensagem para todos os árbitros, é que é preciso gostar do que se faz, para poder fazer sempre um bom trabalho, e conseguir alcançar mais uma etapa, com muito trabalho, dedicação, e esforço, abdicando de muitas horas, junto das suas famílias e amigos.
Etiquetas: NOTÍCIAS

Etiquetas: NOTÍCIAS