1ª Pergunta - Ainda te lembras com que idade e o porquê de teres entrado no mundo da arbitragem?
Mário Jorge Burrica - Entrei para a arbitragem com 17 anos. A minha entrada surge como um desafio que me foi lançado pelos meus tios, Manuel Esperança e Palma Ribeiro, numa altura em que ia começar o curso e eu aceitei na esperança de lhes demonstrar que também conseguia chegar onde eles chegaram e até fazer melhor. O que não chegou a acontecer!
_
2ª P - A tua carreira de árbitro, devido a lesão, terminou mais cedo do que o previsto. Que objectivos tens agora na função de Observador?
M. J. B. - É verdade, a carreira de árbitro acabou bem cedo, infelizmente devido a lesão. Ao contrário do que alguém possa pensar os meus objectivos imediatos como observador não são muito ambiciosos. De momento procuro estar ligado a este maravilhosa família e ajudar os árbitros a melhorarem, também um pouco com as observações que faço.
_
3ª P - Assumis-te a presidência do NAFAN Beja para o próximo biénio na 6ª Feira de 14 de Março. Fala-nos do programa e das principais intenções desta nova direcção.
M. J. B. - O programa é o que de momento consideramos adequado, efectuar acções para auxiliar os árbitros a melhorar, convivios que fomentem o bem estar da famíla da arbitragem bejense, entre outras coisa. A principal meta é começar por angariar novos sócios, é tentar dar mais expressão e representatividade ao Núcleo. Queremos ser o Núcleo que representa os árbitros do Conselho de Arbitragem da A.F.Beja, sejam eles de Beja, de Aljustrel, de Almodôvar, Ourique, etc, pois é meu entender que esse deve ser o caminho a tomar. Depois passará também por junto dos clubes, concretamente nas camadas jovens, esclarecer e auxiliar a compreender não só qual o papel do árbitro bem como algumas leis de jogo.
_
4ªP - Qual a sua opinião acerca do Blog Apito Bejense e como pode este melhorar ?
M. J. B. - Tenho de confessar que não sou assíduo e até que não o conheço à muito tempo. A opinião só pode ser positiva pois demonstra uma grande dedicação e direi mesmo carinho pelo futebol e em concreto pela arbitragem, estecticamente é agradável e tem sempre noticias actuais e interessantes.É sempre possível melhorar, mesmo quando o nível é alto, isso é possível. Na minha opinião algo que seria benéfico era a presença de mais artigos de opinião sobre algumas temáticas com algumas personalidades da arbitragem
_
5ªP - Deixe uma mensagem aos árbitros dos quadros da A.F.Beja para o que resta da presente época.
M. J. B. - Estamos a chegar á fase final da época nos principais campeonatos, uma altura da época em que o árbitro aos olhos de alguns dos intervenientes começa a errar desde o momento que pisa o terreno de jogo! Pelo que o meu conselho é que todos se apliquem desde esse mesmo momento e até que abandonem o terreno de jogo. Se assim o fizerem, se derem o máximo no terreno de jogo, de certo que podem sair sempre de cabeça erguida de todos os campos, sem trazer com eles a sensação de que podiam ter estado melhor, que podiam ter estado mais perto deste ou daquele lance.

2 Comments:

  1. Dinis Gorjão said...
    Devo desde já concordar com o Mário na lacuna que ele aponta ao Blog.
    Já há algum tempo que tento melhorar essa vertente das crónicas de opinião.
    Lancei já o desafio a algumas pessoas mas até agora quer neste Blog quer no NAFANBEJA se me lembro ao todo só existem 4 crónicas: 1 do José Teodósio, 1 do Paias Gaspar, 1 do Jaime Vieira e 1 minha.
    Fica para todos lançado o repto, quem se achar com jeito para a escrita e queira desenvolver algum tema, esteja à vontade, eu estou de «posts» abertos a todas as propostas!
    Luís Reforço said...
    Dinis,

    Tomei conhecimento deste Blog há pouco tempo, talvez 1 semana por aí...

    Achei-o mt interessante e só tenho a dizer-te uma palavra: Continua !!!

    Estás no bom caminho, só há 1 senão: o título do Blog...

    Devias(m) ter sido mais ambicioso(s)...

    Parabéns !!!

    Abraço,
    Luís Reforço

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.