A opinião de ... Jaime Vieira

O homem é um animal de hábitos
_
_
O hábito surge como o resultado de uma aprendizagem e é através dessa aprendizagem que o hábito se instala no homem. Portanto, o Árbitro tem que adquirir hábitos, que progressivamente vão sendo executados de uma forma mais correcta com mais ou menos esforço até que se tornam automáticos e habituais, tendo, no entanto, que haver uma motivação para tal.
A motivação desempenha um papel capital no processo da aprendizagem. Se um cidadão qualquer não estiver motivado nada o conseguirá fazer aprender. A aquisição de conhecimentos depende essencialmente do estado de maturação de cada indivíduo. Há momentos em que o indivíduo está predisposto e preparado para determinada aprendizagem. A maturação está dependente da idade e do crescimento físico e psíquico da pessoa que aprende ou procura aprender. A partir de adulto, começa a haver um declínio da capacidade de aprender, que são explicáveis pelas alterações nos mecanismos neurofisiológicos responsáveis pela aprendizagem. Esta redução das capacidades é variável de pessoa para pessoa, sendo uns mais afectados no que diz respeito a aprendizagem motora na aquisição de conhecimentos.
A aprendizagem é facilitada quando a pessoa se empenha, procurando activamente atingir os objectivos a que se propôs.
O Árbitro tem que começar a pensar antes do jogo, logo que sabe que está nomeado. Tem que pensar que cada jogo requer uma abordagem diferente, isto porque não há dois jogos iguais. A sua tarefa principal é assegurar com perfeição e de maneira correcta a direcção do jogo, para isso necessita de uma formação permanente e adequada, directivas seguras e contactos pessoais que visem a sua actualização e formação constante.
O Árbitro não deve acomodar-se ao emblema que ostenta, porque como sabem, no terreno do jogo tudo pode acontecer, por isso o Árbitro deve de estar preparado tecnicamente para saber impor e aplicar as Leis do Jogo a todo e qualquer momento, qualquer decisão menos acertada provoca polémica e desprestígio da arbitragem em geral e do Árbitro em particular.
As Regras do Jogo são únicas e devem ser cumpridas com rigor, clareza, imparcialidade, serenidade, objectividade e Justiça. Com a soma de poderes que lhe são confiados o sentido de Justiça deve ser demonstrado no campo de jogo.

Jaime Vieira
(Árbitro da 1ª Categoria de Hóquei em Patins
e Observador de Árbitros de Futebol de 11 na A.F.Beja
)

3 Comments:

  1. Dinis Gorjão said...
    Já enderecei vários convites a amigos e colegas árbitros para que a todo o momento possam divagar nalgumas linhas um qualquer tema que pensem ser interessante para a arbitragem.
    Quer isto dizer que o Apito Bejense está receptivo ao envio de crónicas de opinião.
    Anónimo said...
    es o jose mourinho na arbitragem o meu obrigado por tudo o k tens fto por mim i por esta familia que é a arbitragem abraço mitch es o maior fâ nº1 lol
    Anónimo said...
    Ah MEU PAI! lol es o meu orgulho...ensinei te tudo o que sei e depois da nisto...lool beijo..de filho pa pai

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.