Programa do «II Curso de Candidatos a Árbitros de Futsal – Joaquim Fradinho»
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 08:10Fevereiro 2008
6ª Feira, Dia 1 - 20h/23h
Abertura / Intervenção do Patrono / Lei
2ª Feira, Dia 4 - 20h/23h
Lei 2, 5, 6 e 7
4ª Feira, Dia 6 - 20h/23h
Lei 3, 4, 8, 9, 10 e 11
6ª Feira, Dia 8 - 20h/23h
Lei 12 - Técnica
2ª Feira, Dia 11 - 20h/23h
Lei 12 - Disciplina
4ª Feira, Dia 13 - 20h/23h
Lei 13, 16, 17 e 18. Análise de Vídeo
6ª Feira, Dia 15 - 20h/23h
Lei 14, 15. Pontapés da Marca de Grande Penalidade. Teste Escrito.
2ª Feira, Dia 18 - 20h/23h
Regulamentos e Normas
4ª Feira, Dia 20 - 20h/23h
Relatório de Jogo
6ª Feira, Dia 22 - 20h/23h
Sinaléctica. Movimentação. Aula Práctica.
2ª Feira, Dia 25 - 20h/23h
Ética. Preparação Física (pelo Professor José António). Nutrição. APAF. Núcleos.
Sábado, Dia 1 de Março - 8.30h/12h
Prova Escrita, Oral e Física.
Etiquetas: NOTÍCIAS


Etiquetas: NOMEAÇÕES

Bons Velhos tempos em que para se subir aos nacionais tínhamos de passar pelo quadro de Acesso (Prova de Fogo), onde os jogos eram, á priori os mais difíceis de arbitrar (jogavam as equipas, ou a lutar contra a despromoção ou eram derbis regionais nos nacionais, enfim...grandes garreias futebolísticas).
Joaquim Setúbal, homem simples, companheiro, amigo do seu amigo, pessoa que me cativou e até hoje tenho uma lidação cordial de amizade que perdura, propus o seu nome para patrono do «ll Curso de Candidatos a Árbitros de Futsal», afim de lhe fazer uma singela homenagem pela sua dedicação á causa de arbitragem que tanto gostava, mas a barreira instranponivel de pouco saber nas letras atraiçoou.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: FOTOS

1863 - Surgimento da primeira associação de futebol do mundo, em Inglaterra.
1866 - Primeira partida de futebol com a duração de uma hora e meia, entre as equipas de Londres e Sheffield.
1871 - Inicio da primeira competição oficial de futebol do mundo: A Taça FA de Inglaterra, que precedeu o campeonato da liga, durante 17 anos.
1872 - Primeiro encontro internacional de futebol: A selecção da Inglaterra defrontou o Queen`s Park da Escócia. O encontro teve uma lotação de 3500 espectadores.
1879 - John Love e Fergus Suter, do Darwin de Lancashire, em Inglaterra, tornaram-se nos primeiros jogadores de futebol remunerados do mundo.
1885 - Introdução do profissionalismo no futebol, em Inglaterra.
1891 - Introdução do penalty nos jogos de futebol.
1904 - Fundação da Federação Internacionale de Futebol Association ( FIFA), a 21 de Maio de 1904, em Paris. Os sete membros fundadores são: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suiça.
1921 - Primeiro encontro internacional da selecção portuguesa. O jogo teve lugar em Madrid frente à Espanha.
1926 - Fundação da Federação Portuguesa de Futebol
Fontes: www.fpf.pt e www.apaf.pt
Etiquetas: NOTÍCIAS
Quando surgiu o 4º árbitro em Portugal e quais as suas funções?
1 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 00:48Nos encontros de futebol organizados pela Liga de Clubes, sempre que por condições adversas o árbitro principal fique impossibilitado de apitar, será substituído pelo 4.º árbitro.
Fontes: www.fpf.pt e www.apaf.pt
Etiquetas: NOTÍCIAS

Desorganizadoramente primeiras leis de jogo distribuídas gratuitamente apareceram em 1950.
Aparece a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) em 25 de Julho de 1971 no Rio de Janeiro, sendo o Dr. João Havelange o seu 1º Presidente.
Em 1985 começa em Portugal o Futebol Salão organizado, até essa altura era recreativo.
Em 1986 aparece a F. P. de Futebol Salão. Filiaram-se as primeiras Associações de Lisboa, Porto, Bragança, Braga, Vila Real.
O clima de tensão criada pelas duas variantes Futebol de Salão e Futebol de 5 levou as Associações do Porto, Bragança Braga e Vila Real a abandonar a F.P.F.S em 1991 e aparece uma terceira variante o FUTSAL.
É criada a F. P. de Futsal pelas Associações atrás mencionadas no ano de 1991.
Como o País era pequeno para tantas variantes (3) a 27 de Junho de 1997 dá-se a fusão do Futsal com o Futebol de 5 ficando sobre a alçada da Federação Portuguesa de Futebol. O primeiro nome era Futsal/Cinco em 1998 passa a chamar-se definitivamente Futsal e é feita a inscrição na FIFA, o que dá a Portugal um novo estatuto.
Neste momento as inscrições andam na volta de 20.000 atletas masculinos e 8.000 atletas femininos.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Teste Escrito - Árbitros Futsal de 1ª Categoria - Acção de Avaliação e Reflexão
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 23:50Etiquetas: NOTÍCIAS

Uma equipa apresenta sete substitutos e nenhum deles é guarda redes suplente. O árbitro não pode impedir esse facto e obrigar a que um deles seja inscrito como guarda redes suplente. Na ficha técnica onde diz guarda redes suplente, coloca a vinheta desse jogador.
Que fique claro que podem ser utilizados como guarda-redes avançado qualquer dos jogadores desde que os árbitros sejam previamente avisados.
Equipamento do Guarda redes avançado
O guarda-redes avançado deverá usar uma camisola que o distinga dos outros jogadores e dos árbitros e de preferência com o seu nº. Em ultimo caso poderá utilizar uma camisola sem nº. Não é permitido usar colete.
Um jogador pode jogar a bola no chão?
O jogador pode jogar no chão sempre, excepto quando coloca a sua integridade física ou a do adversário em perigo.
O jogador pode inclusivamente fazer tacle deslizante desde que o adversário não esteja a uma distância jogável. Diz-se por 2 ou 3 metros, mas pode ser menos se o tacle deslizante é efectuado nas costas e o adversário não mostra intenções de jogar a bola.

1)Sinalética da lei da vantagem
Por vezes ocorre uma infracção que o árbitro não pune, deixando prosseguir o jogo, ficando a ideia de que não fez uma análise incorrecta do lance. No entanto na primeira interrupção seguinte, vai à linha de meio campo e faz o sinal ao cronometrista de uma falta acumulada.
Verifica-se então que o árbitro aplicou a lei da vantagem, no entanto não fez a respectiva sinalética aquando da infracção.
2)Disciplina – Advertências
Está a verificar-se a exibição de cartões amarelos injustificadamente.
Deverá ser melhorada a avaliação das situações de simulações e de discordar do árbitro.
Há quedas por desequilíbrio normal de jogadores na disputa da bola e outras por escorregarem que estão abusivamente a ser sancionadas pelo árbitro com advertência.
Muitas situações existem em que só o facto dos jogadores olharem para o árbitro ou dizerem timidamente e de modo correcto "Sr. Árbitro foi falta" é-lhes exibido o cartão amarelo.
O árbitro não deve permitir a indisciplina mas pode ser pró-activo chamando a atenção aos jogadores nessas situações em vez de procurar impor a sua autoridade com base nos cartões para "segurar o jogo" que muitas vezes até está fácil de dirigir, sendo essas suas medidas que acabam por enervar jogadores, responsáveis e público.
3)Movimentação
É incompreensível a forma como alguns árbitros acompanham o jogo, a passo e pouco se movimentando de costas e lateralmente, correndo ou andando de frente para as linhas de baliza.
4)Controlo do jogo – sinalética
Nem sempre tem acontecido o árbitro deslocar-se à linha de meio campo para fazer a sinalética para o cronometrista aquando dos pedidos de tempo morto e é atingida a 5ª falta acumulada, fazendo-o no local onde se encontram nesses momentos.
5)Atenção e Concentração
Deverá haver uma maior atenção e concentração do árbitro nos momentos em que o jogo sofre uma interrupção momentânea de modo a que o jogo recomece correctamente
Ex.: o árbitro assinalou pontapé de canto e de imediato permitiu a entrada do massagista na superfície de jogo para assistência a um jogador lesionado. O jogador saiu e de seguida o árbitro dá indicação de lançamento de baliza tendo sido os jogadores a chamar a atenção do árbitro que haveria lugar à marcação de pontapé de canto.
6)Aplicação Técnica das Leis
De positivo acho que na generalidade os árbitros estão a fazer uma boa interpretação e aplicação técnica das leis do jogo.
Relatório de Jogo
Tem-se verificado muitas falhas no preenchimento do relatório do jogo, nomeadamente nas descrições das expulsões quer directas quer por acumulação de cartões.
O relatório deve ser apenas para descrever as incidências do jogo.
Qualquer outra informação deverá ser enviada separadamente e para o Conselho de Arbitragem, nomeadamente os pedidos de dispensa.
Expulsão por acumulação de cartões amarelos.
Motivo: Dar um pontapé no seu adversário. (Não seria esta justificação para expulsão directa?)
Outras Observações:
Evitar este tipo de descrições
Compilação de relatório de jogo.
"Quando eu e o meu colega chegamos ao Pavilhão não estava ninguém para receber a equipa de arbitragem. Nós tenhamos procurar a equipa "B" onde eram os balneários dos árbitros. O Balneário era mais um escritório dum professor de ginástica do que um balneário com vários tipo de bolas (basquetebol, futebol, voleibol, uma computador, botas de futebol e mais coisa a volta). Esto não era um balneário mas sim catástrofe."
Etiquetas: NOTÍCIAS

Benfica, Sporting e Sp. Braga já conhecem os árbitros para os jogos da

No dia 13 de Fevereiro, o grego Giorgios Kasnaferis estará no Werder Bremen-Sp. Braga, enquanto o holandês Kevin Blom (na foto) foi o nomeado para o Sporting-Basileia. Já no Benfica-Nuremberga, agendado para 14 de Fevereiro, foi escolhida equipa de arbitragem liderada pelo romeno Alexandru Dan Tudor.
Etiquetas: NOMEAÇÕES


Na 1ª foto podem ver-se os dois novatos. À esquerda Joaquim Antonio Feliciano Silvestre, de apenas 16 anos! (O mais jovem árbitro actualmente na A.F.Beja). À direita Luis Carlos Piedade Martins, de 17 anos. Ambos naturais e residentes em Aldeia dos Fernandes.
Na foto de baixo ao centro, Aurélio Arsénio, "padrinho" destas estreias dos seus conterrâneos, e segundo ele "as coisas correram muito bem, e os dois mostrarm grande vontade!" De realçar também, que as fotos e a informação foram por ele cedidas!
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: FOTOS

Um deles sem duvida é o factor da comunicação. Uma boa forma de comunicar com todos os agentes numa partida de futebol, sem a preocupação em ganhar popularidade e ao mesmo tempo não arranjando “inimigos” com palavras de cunho forte e autoritárias, eleva a eficácia desta ligação a uma maior cooperação dos jogadores e treinadores, e reduzindo muito as dúvidas acerca das decisões tomadas pelo árbitro.
O árbitro deve tratar todos de uma maneira franca, sendo cortês e demonstrando o seu respeito, e deve também manter uma distância adequada dos jogadores, e assim eliminando qualquer dúvida sobre a neutralidade da sua posição.
A consistência de uma arbitragem é fundamental. Aplicar as leis de jogo de forma diferente em circunstâncias iguais ou semelhantes, pode ser desastroso e levar as decisões do árbitro a serem constantemente criticadas. Esta inconsistência é perigosa, pois se antes havia qualquer dúvida sobre a qualidade e a competência do árbitro agora ela passa ser real. Há casos em que o árbitro se tenta redimir de um erro cometendo outro, ou seja, tenta «compensar», e isso gera insatisfação e uma sensação de injustiça.
A capacidade de tomar decisões marca a postura do árbitro. Uma decisão tem que ocorrer simultaneamente à acção ou o mais rápido possível. São permitidos alguns segundos para que possa perceber o lance, porém se este tempo se prolonga muito pode parecer que há indecisão. Para uma boa arbitragem é imprescindível uma decisão clara é rápida, demonstrando a todos que sua decisão foi acertada e assim inibe qualquer tipo de reclamação.
O equilíbrio, é factor de vital importância para árbitro de futebol. Os acontecimentos que ocorrem durante uma partida mudam rapidamente, as emoções dos jogadores, treinadores e dos adeptos aumentam ao passar do tempo, e à frente disso o árbitro tem que se manter calmo e equilibrado. O árbitro está sempre sob pressão (embora não o deva demonstrar), e a sua concentração será constantemente colocada à prova, pois é sua a responsabilidade de decidir. Um "à vontade" natural, permite ao árbitro não ter medo de errar, pois errar faz parte de sua natureza humana.
Em jeito de conclusão, por mais que o árbitro de futebol tenha qualidades acima da média, sempre irá deixar 50% dos envolvidos (jogadores, treinadores e adeptos) insatisfeitos. E infelizmente, nos dias de hoje, devido a várias pessoas que sujaram o nome da arbitragem, esta insatisfação será sempre acompanhada pelo sentimento que arbitragem estava mal intencionada.
Etiquetas: NOTÍCIAS
«São decisões extremamente difíceis. Na televisão, depois de vermos a repetição quatro ou cinco vezes, é sempre muito mais fácil, mas no campo os lances são muito rápidos e temos de tomar rapidamente as decisões», começou por lembrar à Renascença Carlos Xistra, salientando que, como membro integrante do jogo, a equipa de arbitragem também pode errar: «O importante é que as pessoas comecem a ver as nossas decisões tal como as dos jogadores, uma vez que ontem, sem querer colocar-me na pele de treinador, viu-se que uma das equipas também não finalizou da melhor forma.» «O mais importante é que saímos de Alvalade de consciência tranquila. Como primeiro clássico, penso que as coisas correram de forma satisfatória», acrescentou.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Treine! Proposta de treinos para as 2 semanas que antecedem as provas
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 08:20Etiquetas: NOTÍCIAS
Teste Escrito - Observadores Futsal - Acção de Avaliação e Reflexão
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 23:57Etiquetas: NOTÍCIAS
Teste Escrito - Observadores Futebol 11 - Acção de Avaliação e Reflexão
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 23:51
Teste Escrito para Observadores de Futebol 11 da FPF, realizado em Peniche no passado dia 12 de Janeiro.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Hoje, dia 25 de Janeiro de 2008, 6ª Feira de Inverno.

- O apitobejense.blogspot.com/ é um blog editado por José Dinis Gorjão, seu editor e responsável pelos conteúdos apresentados. Serão convidados outros autores de confiança, que serão anunciados brevemente, e que terão liberdade para colocar posts no blog da sua autoria.
- O apitobejense.blogspot.com/ não tem periodicidade regular e destina-se a publicar as opiniões pessoais do seu editor e autores, a divulgar noticiário que se considere relevante sobre o tema central: a arbitragem, seja ela a nível regional, nacional ou internacional.
- O apitobejense.blogspot.com/ é editado em sistema de comentários abertos, sendo os mesmos da responsabilidade de quem os escreve. O editor do apitobejense.blogspot.com/ reserva-se o direito de eliminar os comentários que considere ofensivos, danosos e/ou difamatórios da imagem de qualquer pessoa ou do próprio editor.
- Os textos e fotografias, assinados e da autoria do editor ou autores deste blog, podem ser reproduzidos noutras publicações, sem fins lucrativos, e desde que mencionem expressamente a fonte e autoria do material reproduzido
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOTÍCIAS
O corpo será velado na Casa Mortuário de Ferreira do Alentejo, e o funeral realizar-se-á amanhã, dia 26 de Janeiro pelas 11h00. Ao nosso amigo, bem como a toda a sua família, o Apito Bejense endossa as mais sentidas condolências.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Dizem os amigos que, como defesa-central, Xistra "dava muito pau", era bem duro, muito rigoroso e exigente, e, claro, chateava-se imenso com os árbitros.

Fora do campo, era, como ainda é hoje, muito pacato e de poucas falas. Responsável pelo economato do hospital da Covilhã (embora em "part-time", por pretender dedicar mais tempo à arbitragem, tem a seu cargo a gestão do "stock" de todo o material), Carlos Xistra é quase sempre muito reservado. Gosta de brincar, mas sem grandes exuberâncias.
No mês em que completou 34 anos e em que recebeu as insígnias da FIFA, há uma semana, o árbitro que se orgulha de ser o único da Associação de Castelo Branco que alguma vez militou na I Categoria teve mais uma prenda, esta mais inesperada: a equipa liderada por Vítor Pereira depositou toda a confiança nas suas qualidades para dirigir o Sporting-FC Porto.

A escolha de João Ferreira, árbitro internacional de Setúbal, para o Guimarães-Benfica, outro jogo desta jornada de elevado grau de dificuldade, também mereceu uma análise por parte do responsável da arbitragem. "Está também num bom momento, está motivado e com certeza que corresponderá às expectativas de toda a gente", perspectivou.
Jorge Coroado: "Uma nomeação previsível, atendendo a que recebeu recentemente as insígnias de internacional e tem feito uma época positiva. Um bom teste."
Soares Dias: "É, sem dúvida, um baptismo de fogo. Oxalá que seja abençoado. Vítor Pereira tem apostado nos jovens, e este é mais um árbitro a ser lançado."
Rosa Santos: "É um novo internacional, que tenha muita sorte e que apite com isenção para que a arbitragem saia devidamente dignificada."
António Rola: "Se passou a internacional, é porque tem valor. Será a primeira prova de fogo com esse estatuto; que seja o primeiro de muitos clássicos
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOMEAÇÕES