Quatro vezes Benfica em 11 notas negativas

Pedro Henriques foi o pior árbitro em 96 jogos? A pergunta foi ontem formulada por Jesualdo Ferreira, depois de duas semanas de discussões acerca do desempenho de Pedro Henriques no Benfica-Nacional e da nota negativa que aquele teve nessa partida. O teor da resposta diverge consoante as emoções ou interesses que dominam quem enfrenta a interrogação, mas uma coisa é certa: o lisboeta não foi o único a receber uma avaliação negativa esta temporada.
O JOGO não revela todas as notas, mas deixa aqui a lista das arbitragens deste campeonato que tiveram nota negativa. Numa dúzia de jornadas, houve 11 juízes a reprovarem na avaliação dos observadores. Em termos quantitativos, Pedro Henriques não foi o pior, na medida em que teve apenas uma má nota, e, com o campeonato ainda a três rondas do fim da primeira volta, há quem já tenha sido por duas vezes reprovado. Aconteceu com Bruno Paixão (Setúbal) e Artur Soares Dias (Porto), com a particularidade de o setubalense pertencer ao lote dos árbitros internacionais.
Deste grupo de elite, também Duarte Gomes (Lisboa) e Carlos Xistra (Castelo Branco) já tiveram desempenhos penalizados pelos especialistas da Liga, sendo que o primeiro é um dos casos raros em que o jogo não envolvia clubes com interesses no topo da tabela; o outro teve como protagonista o estreante Marco Ferreira (Madeira).
Jesualdo Ferreira também remete para a reflexão acerca da relação entre o mediatismo e as consequências dos erros, sendo que é sabido que as queixas dos três ditos grandes são as que encontram mais eco. As avaliações mostram que o Benfica é o clube mais vezes envolvido em jogos de que resultaram notas negativas para os árbitros, seguido de Sporting, Nacional, Belenenses e Paços de Ferreira - estes os únicos que viram um juiz penalizado num desafio que não tivesse, do outro lado, Benfica ou Sporting. O FC Porto não surge na lista. Não se queixou na hora da derrota, como o treinador lembrou. O que não quer dizer que não tenha aludido a erros de arbitragem noutras ocasiões, sem que as notas tenham reflectido tais queixas. São inúmeras as interpretações que se podem fazer desta lista, e não se esgotam nos árbitros ou nos clubes. Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, reconheceu recentemente, em entrevista a O JOGO, a necessidade de mudar as regras para os observadores: "Enquanto houver classificações que os observadores tenham de atribuir e que também influenciam as deles... cortam-se!"

A LISTA DAS NEGATIVAS

Pedro Henriques Benfica-Nacional
Bruno Paixão Paços de Ferreira-Benfica; Braga-Sporting
Elmano Santos Sporting-Belenenses
Artur Soares Dias Naval-Sporting; Marítimo-Benfica
Luís Reforço Nacional-Paços de Ferreira
Duarte Gomes Rio Ave-Paços de Ferreira
Marco Ferreira Belenenses-Estrela da Amadora
Carlos Xistra Guimarães-Benfica
Rui Costa Nacional-Belenenses

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.