Etiquetas: FOTOS
Foto 1 - Graham Poll sempre em treino; Foto 2 - O amarelo foi para quem?
Foto 3 - "Vai buscar!"; Foto 4 "Toma lá!"
Foto 5 - Deve-se olhar nos olhos dos jogadores!; Foto 6 - Nunca esquecer de apontar ...
Foto 7 - «Sai a torto e a direito!»; Foto 8 - O jogador deveria estar de pé, o árbitro deveria estar de frente para o jogador!
Foto 9 - "Qual queres?"; Foto 10 - "Ora amarelo...é isso, não me enganei!"
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: FOTOS
Ao árbitro compete apreciar, julgar e decidir bem todas as acções e ocorrências do jogo. A ele cabe analisar, julgar e decidir cada jogada em tempo real, numa fracção de segundos e apenas fazendo apelo aos seus órgãos sensoriais.
De facto, nestas condições, e muitas vezes perante ambientes hostis, a sua tarefa sai dificultada. É preciso lembrar que os árbitros enfrentam tanta pressão como os jogadores e treinadores.
E se os árbitros erram é preciso não esquecer que todos os outros intervenientes erram, é uma consequência da nossa condição humana. Como em tudo na vida o que é preciso é procurar e encontrar caminhos para que se erre menos.
É useiro e habitual que cada clube perante o insucesso em vez de reconhecer os seus erros e as suas falhas “descarreguem” no desempenho dos árbitros. Que “moral” têm os atletas para contestar uma decisão da equipa de arbitragem quando, por vezes, falham tantos lançamentos fáceis, tantos passes e perdem tantas bolas. Ou que "direito" têm os treinadores de atacar sistematicamente os árbitros, quando nem sempre escolhem os melhores para jogar ou indicam a melhor táctica?
É uma raridade o árbitro ser elogiado e aplaudido pelo seu bom desempenho quando: assegura que a competição se realize de acordo com o espírito das regras, interfere o menos possível com o decorrer do jogo, consegue estabelecer e manter um clima de serenidade competitiva entre os jogadores e as equipas, defende a segurança dos espectáculos e salvaguarda a verdade desportiva.
Todos devem assumir uma atitude de respeito pelos árbitros, mesmo quando as decisões não são as mais acertadas.
Etiquetas: NOTÍCIAS
3 Perguntas por dia... nem sabe o bem que lhe fazia
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 04:58Etiquetas: NOTÍCIAS
3 Perguntas por dia... nem sabe o bem que lhe fazia
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 04:52Etiquetas: NOTÍCIAS
3 Perguntas por dia... nem sabe o bem que lhe fazia
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 04:50Clique nas imagens e veja o artigo sobre a árbitra internacional Sandra Bastos que esteve em destaque na passada sexta-feira no Semanário Sexta.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Euro-2008: racismo dá suspensão imediata dos jogos, defende Platini
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 04:00
«Nós, na UEFA, estamos totalmente contra qualquer manifestação de racismo ou xenofobia, pelo que sou favorável a uma solução radical, pois acredito que o futebol tem de manter certos valores, apoiando uma suspensão dos encontros», declarou esta terça-feira.
Platini reagiu ainda às críticas que apontam para a falta de entusiasmo nos países anfitriões, Áustria e Suíça: «Sempre, em todos os países, dizem o mesmo. Mas,

Etiquetas: NOTÍCIAS
Lucílio Baptista pede dispensa da próxima jornada
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 00:07Contactado pelo Maisfutebol, Lucílio Baptista foi claro. «Já há muito tempo que pedi dispensa deste fim-de-semana. Esse pedido é do total conhecimento da Comissão de Arbitragem e podem perguntar ao presidente», afirmou, garantindo que esta dispensa não tem qualquer relação com as críticas feitas pelo Benfica.
Recorde-se que os responsáveis encarnados vão apresentar «uma participação à Liga nos próximos dias devido aos erros graves do árbitro Lucílio Baptista em jogos desta temporada». Sobre este assunto Lucílio Baptista garante não ter «nada» a dizer.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Bruno Paixão na Mata Real; Pedro Proença na Reboleira
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 17:30A recepção do campeão FC Porto ao Nacional será arbitrada por Paulo Paraty (AF Porto), enquanto o embate entre Belenenses e V. Guimarães será dirigido pelo também portuense Jorge Sousa.Lucílio Baptista, árbitro do Sporting-Marítimo do passado domingo, consta do boletim de indisponibilidade para a 29.ª jornada, que esclarece que o juiz de Setúbal foi dispensado dos jogos da Bwin Liga e Liga Vitalis
Etiquetas: NOMEAÇÕES

Na base desta decisão do Benfica alegados erros de arbitragem de Lucílio Baptista, não apenas em partidas do clube da Luz, mas também de adversários directos da águias. Os encarnados queixam-se em concreto de terem sido prejudicados nas partidas com o Vitória de Guimarães (2.ª jornada) e Boavista (25.ª jornada), reclamando no primeiro jogo um penálti que ficou por marcar sobre Fábio Coentrão e no segundo outro castigo máximo, num lance em que Petit e Léo terão sido derrubados por Mateus.
No entanto, a gota de água que terá levado o Benfica a avançar com esta decisão foi a arbitragem de Lucílio Baptista anteontem em Alvalade. Nesse jogo entre Sporting e Marítimo, os leões chegaram ao empate através de um penálti inexistente. Mas, na participação que as águias vão fazer à Liga, será ainda mencionado o jogo Belenenses - FC Porto, no qual os dragões também chegaram ao triunfo com uma grande penalidade de existência duvidosa.
Na participação disciplinar, os encarnados querem, fundamentalmente, alertar para a dualidade de critérios de Lucílio Baptista que, alegam, tem interpretações diferentes sobre lances iguais, em prejuízo do clube da Luz.
Em paralelo, os encarnados mantêm a exposição à Comissão de Arbitragem, reclamando da nota de 3,7 com que o observador do Boavista-Benfica avaliou o trabalho de Lucílio Baptista.
Vítor Pereira"Fico a aguardar a participação"
O presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga, Vítor Pereira, não se alonga em comentários sobre a participação disciplinar que o Benfica vai fazer de Lucílio Baptista, limitando-se a explicar que, depois de recebida, a mesma vai ser tratada como todas as outras. "Não tenho nada a dizer, a não ser que fico a aguardar, porque são situações previstas no regulamento. Não imagino o teor da participação, por isso só posso dizer que vai seguir os trâmites normais. Se acho que o Benfica tem razão? O Benfica é que tem de achar, não sou eu", reagiu, a O JOGO, o líder da CA da Liga.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Graham Poll defende suspensão de árbitros permissivos
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 06:10
Etiquetas: NOTÍCIAS


Etiquetas: NOTÍCIAS
NAFAN promove Sessão de Estudo em Aldeia dos Fernandes
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 03:33Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: FOTOS