Vítor Pereira prevê que um primeiro grupo reduzido de árbitros experimente a profissionalização na temporada 2009/10 e a redução do actual quadro de 25 para 22 "juízes".
"Vamos trabalhar nesse sentido, esperando pela versão final do texto do novo regime jurídico das federações, porque há enquadramentos e normativos que têm que ser tidos em conta. Assim que isso ocorrer, vamos encetar a parte final dos aspectos logísticos e operacionais para começar a experiência no terreno o mais rapidamente possível", disse o presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga à agência Lusa. O antigo árbitro internacional pretende "um primeiro projecto-piloto com um grupo reduzido e, só numa segunda fase, alargar ou generalizar a prática". "Alargamento, não. A haver é redução, porque neste momento o quadro de 25 árbitros e de 52 assistentes era para um contexto de 18 equipas por campeonato. Houve a redução de equipas (para 16) e não se acompanhou essa medida com a redução do quadro de árbitros e a adequação ao número de jogos", continuou, referindo-se aos árbitros e assistentes da primeira categoria.
O presidente da CA defende a redução do quadro de árbitros da primeira categoria "para um grupo de 22 e 44, respectivamente, nas funções de árbitros e de assistentes". Questionado sobre a eventual adopção de mais dois árbitros assistentes, junto às balizas, que está a ser estudada pelos respectivos órgãos da FIFA e da UEFA, Vítor Pereira referiu que a possibilidade "não implica necessariamente novo acréscimo do quadro de árbitros, mas sim um reajustamento estrutural".
"Se essas entidades [FIFA e UEFA] entenderem que a proposta é boa, pela nossa parte, há a disponibilidade de se poder estudar o assunto e de acolher a experiência na nossa Carlsberg Cup", confirmou, referindo-se à experiência com cinco "juízes" nos desafios da Taça da Liga na temporada de 2009/2010. Relativamente aos salários e outras compensações dos árbitros no âmbito do projecto de profissionalização, Vítor Pereira não quis revelar os valores em estudo, adiando um anúncio "mais preciso na altura em que tudo for para a frente", embora reconhecendo que "será, obviamente, mais do que agora".

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.