in Record

São 30 os observadores de árbitros da Liga. Todas as semanas analisam, num relatório de 3 páginas, o trabalho dos árbitros, com base em 10 pontos bem definidos mas, ainda assim, motivo de polémica e discórdia.
Esses observadores de árbitros também são alvo de controlo e avaliação. Os seus relatórios semanais são analisados por uma Comissão de Análise que os pontua, de forma a, no final de cada época, estabelecer-se uma classificação, com base na qual se procedem às despromoções e promoções. Esta temporada subiram ao primeiro escalão quatro novos observadores de árbitros (um de cada uma das seguintes associações distritais: Santarém, Coimbra, Aveiro e Setúbal).
A carreira de observador é seguida, maioritariamente, por antigos árbitros, que se iniciam a nível das associações, fazendo depois exame para o quadro da Federação e destes são escolhidos os que integram o quadro da Liga.
O relatório
O relatório que cada um tem de fazer no final de cada jogo é composto por 3 páginas e deve preencher 10 capítulos de análise, dos quais a maioria (duas em três páginas) diz respeito apenas ao trabalho do árbitro. O desempenho dos assistentes e do quarto árbitro também é analisado e pontuado individualmente. A pontuação varia entre 1 e 10 valores, com escalões intermédios definidos. O escalão mais baixo (Inaceitável), vai até aos 5,9 valores, o segundo (Muito Insatisfatório), dos 6,0 aos 6,9, e a nota negativa (Insatisfatório) estende-se ao escalão seguinte, que vai de 7,0 a 7,4 pontos. O trabalho Satisfatório varia entre os 7,5 e os 7,9 valores, o Bom entre os 8,0 e os 8,4, o Muito Bom entre os 8,5 e os 8,9, e do 9,0 para cima o trabalho é considerado Excelente.
Conforme o grau de dificuldade atribuído a cada jogo – entre o Fácil (1) e o Muito Difícil (2,5) – é posteriormente estabelecida uma tabela de conversão (não revelada e só aplicada pela Liga), que serve de factor de correcção à nota final do árbitro em cada jogo.

2 Comments:

  1. RefereeTip Manager said...
    Dinis, corrige o artigo pois está desactualizado. As pontuações aqui mencionadas referem-se aos relatórios da época passada. Vê no meu blog pois aí já está com as notas dos relatórios desta época. Abraço, Jorge Faustino
    (elimina este comentário)
    Dinis Gorjão said...
    Sim eu notei logo ao ver o artigo no record que estava errado. Ás notas já não são de 5 a 10 mas de 0 a 5.
    Mudam os valores mas fica o conceito.

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.