Aproveitar a embalagem do EURO

A UEFA pediu aos árbitros e assistentes de topo da Europa para continuarem o bom trabalho realizado esta época, aproveitando os "desempenhos de alto nível" e resultados positivos do UEFA EURO 2008™.

Momento ideal
A reunião anual da UEFA com os árbitros de topo foi o momento ideal para o organismo responsável pelo futebol europeu dar os parabéns aos juízes, assistentes e quartos árbitros que estiveram na Áustria e Suíça, em Junho, e que tiveram papel fundamental na defesa do respeito, que a UEFA tem vindo a promover intensamente entre jogadores, árbitros, dirigentes e espectadores.

Analisar e preparar
Os árbitros reúnem-se no início de cada época com a UEFA e o Comité de Arbitragem, composto por antigos árbitros internacionais, para analisar os acontecimentos nas competições de clubes e de selecções da época anterior. Em cima da mesa também esteve a preparação de mais uma desgastante temporada, na qual terão de dirigir não só os encontros da UEFA Champions League e da Taça UEFA, como também os jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo. Angel María Villar Llona, terceiro vice-presidente da UEFA e presidente do Comité de Arbitragem, desejou boa sorte aos juízes.

Excelentes arbitragens
"Quero felicitar os 12 árbitros, os 24 assistentes e os oito quartos árbitros que estiveram na fase final do Europeu", afirmou o alemão Volker Roth, membro do comité, que explicou que os juízes corresponderam às expectativas, na missão de substituir os árbitros de topo que recentemente penduraram o apito. "Não tínhamos Pierluigi Collina, Anders Frisk ou Markus Merk, mas vocês corresponderam ao que era esperado. Fizeram excelentes arbitragens e deixaram-nos muito orgulhosos. Apenas pedimos que mantenham este nível".

Consistência e uniformidade
O esloveno Vladimir Sajn, que também integra o comité, explicou que os árbitros no EURO 2008™ seguiram as instruções que lhes foram dadas, com o objectivo de proteger a imagem dos jogadores e do futebol, e que conseguiram estabelecer um novo nível de consistência e uniformidade. "Ficámos impressionados", declarou. "Todos os participantes, jogadores, treinadores e espectadores ficaram a saber o que podem esperar". Os árbitros auxiliares foram especialmente elogiados pela forma como conseguiram avaliar correctamente os foras-de-jogo em situações muito complicadas e também pelo bom espírito de equipa, que foi a regra entre as 12 equipas de arbitragem.

Sinal de respeito
O respeito e as atitudes positivas que prevaleceram durante o Europeu também foram destacados pela família da arbitragem da UEFA. Poucas decisões da arbitragem foram contestadas e a agitação foi mínima. "Tivemos oportunidade de ver que existiu respeito dos jogadores pelos árbitros", disse Roth. "Este é um grande sinal para o futebol, porque o desporto precisa de respeito e sem ele não terá sucesso".

Contributo dos árbitros
Finalmente, outro membro do comité, o escocês Hugh Dallas, também se referiu a esta matéria. "Os membros do comité falaram com as equipas, jogadores e treinadores, antes do arranque do Europeu, para explicar tudo aquilo que os árbitros não iriam tolerar. O facto de estes serem fortes e cumprirem as instruções tornou mais fácil a tarefa dos jogadores. Penso que o desempenho dos árbitros também contribuiu para o sucesso do Campeonato da Europa, por isso teremos de manter o mesmo nível para esta época, que é muito importante".
in Uefa.com

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.