Jorge Sousa de bloco na mão

Jorge Sousa vai dirigir, no próximo sábado, na Luz, o quarto clássico da sua carreira. E todos envolveram o Benfica, tendo o primeiro deles ocorrido há pouco mais de ano e meio, a 1 de Dezembro de 2006, quando os encarnados foram a Alvalade arrancar uma vitória por 2-0, para o Campeonato. O árbitro de Lordelo, concelho de Paredes, de 33 anos, volta, pois, a ser aposta de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, para jogos de alta tensão - agora um Benfica-FC Porto -, ou não tivesse ele sido considerado o melhor árbitro nacional da época passada.
Internacional desde a época 2005/06, Jorge Sousa foi parar à arbitragem "sem querer" - como o próprio confessa -, desafiado por um amigo a inscrever-se no curso da AF Porto, de que, aliás, esteve quase a desistir. Mas não o fez e, aos 23 anos, já era árbitro dos Nacionais e líder do Núcleo de Vale do Sousa.
Na altura, o agora empresário no ramo das madeiras - começou como escriturário - jogava como defesa-direito nos Aliados do Lordelo, equipa onde Jaime Pacheco e José Mota mostraram talentos maiores. É no mesmo estádio que, de resto, Jorge Sousa se continua a treinar diariamente.
"Não acho que a minha última época tenha sido a melhor de sempre. A minha melhor época de sempre ainda está para chegar", declarou, numa recente entrevista a O JOGO, o árbitro que aponta tudo num bloco de notas, numa espécie de diário dos jogos, que vem dos tempos em que apitava as camadas jovens.
Com fama de disciplinador, explosivo e duro, detesta que falem da sua vida privada, embora já tenha confessado que entre os seus filmes preferidos está "Ben-Hur" e que a sua viagem de sonho seria ao... México.
O mesmo trio
José Ramalho e José Luís Melo seguem, ao que parece, Jorge Sousa para todo o lado. No fim-de-semana passado, os dois árbitros-assistentes ajudaram o árbitro de Lordelo a apitar o Olhanense-Estoril, da Liga Vitalis. Mas também na época passada fizeram equipa, precisamente no Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz, tendo então o quarto árbitro sido Bruno Paixão. Já na meia-final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, José Luís Melo tinha assistido Jorge Sousa.

Albano é o observador
Albano Fialho, da A.F.Beja, é o Observador nomeado para este importante jogo.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.