Ordem para proteger craques

ÁRBITROS PROSSEGUEM ESTÁGIO EM MELGAÇO


Terceiro dia de estágio de 23 dos nossos 25 árbitros de 1.ª categoria. Logo depois do pequeno-almoço, houve testes escritos. Apesar de serem de resposta múltipla, tinham algum grau de dificuldade. Uma das perguntas era esta: “O que deve fazer o árbitro quando um suplente entra em campo e corta com as mãos um lance de perigo?”
Seguiram-se os testes físicos. Sprints de 40 metros a repetir seis vezes, com tempo máximo de 6,2 segundos. A completar, 15 voltas à pista de 400 metros, constando cada uma delas de 300 metros de corrida (com tempo mínimo de um minuto) e o restante a passo. Todos os árbitros cumpriram o que estava programado.
Depois do almoço, o árbitro Jorge Sousa e o árbitro assistente José Ramalho falaram da protecção aos jogadores em lances faltosos. A recomendação que ficou vai no sentido de os árbitros serem implacáveis na punição de lances que ponham em risco a integridade física dos craques. Na dúvida entre o cartão amarelo e o vermelho, devem optar pelo segundo. Fica desde já o aviso.
Seguiu-se uma aula sob o tema “Liderança e Stress”, conduzida pelo comandante Pacheco dos Santos, da base naval do Alfeite, onde na última época os árbitros fizeram o estágio. Enfim, um dia comprido, com muita fadiga a acumular-se.
Hoje, a manhã será dedicada a uma prova de orientação, sob a supervisão de António Alfama, e à tarde será a vez de Hermínio Loureiro, presidente da Liga, falar aos árbitros. Ah, a resposta para a pergunta do teste: cartão vermelho e livre!

Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
in Record

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    “O que deve fazer o árbitro quando um suplente entra em campo e corta com as mãos um lance de perigo?”
    Ah, a resposta para a pergunta do teste: cartão vermelho e livre!

    ...

    esta resposta dava direito a um zero (0). xD
    - interrompe o jogo
    - exibe dois cartões amarelos (e consequente vermelho) por entrar no terreno de jogo sem autorização e por jogar deliberadamente a bola com as mãos, cortando um ataque prometedor.
    - recomeça o jogo com pontapé livre indirecto contra a equipa do suplente no local onde se encontrava a bola no momento da interrupçao salvo circunstancias particulares da lei 8.

    Abraço
    Dinis Gorjão said...
    Quando pensamos que sabemos todas as respostas vem alguém e troca-nos as perguntas!

    Pois assim acontece.

    A pergunta que o jornalista Eugénio Queirós enunciou referia-se a um suplente entrar no terreno de jogo e cortar com as mãos um lance de perigo...de golo! Golo eminente. E não ataque prometedor como o caro anónimo percebeu.
    Para bom entender meia palavra bastaria e o artigo foi para o público em geral, do Jornal Record, nem foi particularizado para o sector da arbitragem.
    Posto isto a resposta no final estava correcta...

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.