1 – Mário depois de obteres o 3º lugar na promoção de observadores de futsal, sentes que o teu dever esta época foi cumprido?
Mário Jorge Burrica: O meu objectivo para esta época, como já referi em outras situações, não passava por uma promoção aos Quadros Nacionais, aliás até considero que não trabalhei para tal. Quando no final da época me indicaram para ir ao acesso, fiquei agradecido por se lembrarem de mim e senti que tinha a obrigação de fazer valer a confiança que depositaram em mim.
-
2 – Esta promoção é então uma vitória pessoal?
M. J. B.: Não a sinto como muito pessoal, porque como disse não trabalhei para a conseguir, simplesmente aconteceu. Esta promoção é uma vitória do Conselho de Arbitragem e acaba por ser uma vitória para todos nós, árbitros e observadores, que representamos o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja, pois se tudo correr bem, na próxima época vamos contar com 2 observadores no Quadro Nacional de Observadores de Futsal.
-
3 – O Futsal é uma paixão para ti?
M. J. B.:
Eu tive a honra e o prazer de estar no Futsal do distrito desde o 1º ano que a A.F.Beja organizou provas. Aliás, tive a sorte de ter arbitrado a 1.ª final da Taça de Futsal.
Já antes disso acontecer tinha feito alguns jogos em torneios de Verão e implementei ainda o Futsal nos torneios da ESTIG, em que para começar tivemos de ensinar as regras aos jogadores pois ninguém as sabia. Era para todos uma modalidade nova!
Como é óbvio, tudo isto faz com que nutra um enorme carinho pelo Futsal e que me sinta tentado a manter a ligação. Espero agora conseguir desenvolver algum trabalho positivo nesta área para ajudar ao seu desenvolvimento
.
-
4 – No Futsal do nosso distrito que mudanças e desenvolvimentos se podem esperar no futuro?
M. J. B.:
O Futsal do nosso distrito tem necessariamente que mudar e tem que mudar sobretudo na mentalidade de quem o planeia. Para conseguirmos chegar a um patamar próximo do apresentado pelos distritos que nos rodeiam, acho que tem que começar a ser olhado como uma modalidade que não depende do futebol! Não pode apenas (sem demérito para quem nele anda) ficar com as sobras do futebol. Não pode ter os jogadores que não têm futuro no futebol. Não pode ter os treinadores que não vingaram no futebol.
Se olharmos ao exemplo da 1.ª Divisão Nacional, verificamos que surgem agora grandes jogadores que fizeram, desde sempre, formação no Futsal. E sinceramente, na minha opinião, acho que esse é o caminho. Semear para colher!

-
5 – Que mensagem queres deixar aos teus colegas árbitros do distrito de Beja?
M. J. B.: Acho que neste momento devo apenas desejar umas boas férias, pois todos conseguiram que esta época a arbitragem a nível distrital ficasse bem vista e sobretudo fosse a menos falada. No entanto, alerto para que não deixem de ter em mira os seus objectivos, devem descansar mas também devem pensar que a nova época está logo ali e quando menos se espera estamos a ser chamados ás provas de início de época!

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.