A opinião de ... José Teodósio

Subir, Manter, Descer
Quem abraça a arbitragem de alma e coração está sujeito a passar por estas três situações. No inicio da época vêm com todo o entusiasmo, traçam os seus objectivos, pensam logo no primeiro lugar «Este ano vou subir», depois ao longo da época esse entusiasmo vai-se diluindo e claro, dá-se uma escorregadela porque um jogo correu menos bem ou preencheu um relatório técnico com algumas asneiras, e lá vem a penalização respectiva.
Vão-se suman
do as penalizações e no fim da época não conseguiu atingir os objectivos a que se propôs. Não pensa que foi por culpa própria que não atingiu esses mesmos objectivos ou não aceita que os «outros» foram superiores e mais regulares. E toca de dizer que foi por culpa deste, daquele e do outro, que isto não pode ser e que vai impugnar as classificações e que isto não fica assim.....
Aqueles que se mantêm, ficam mais satisfeitos e pensam que podiam fazer melhor e recarregam
baterias "para a proxima época vou subir de escalão", ou divisão ou lá o que lhe queiram chamar.
Os que descem, então alegam que foram roubados, espoliados, que não gostam deles, é sempre a mesma coisa
, estes dirigentes não tem competencia nenhuma, já deviam ter ido embora e dar a vez a outros.
Aqueles que sobem, claro enchem o peito de ar, julgam-se os maiores, recebem os parabéns de toda a gente e teremos de lhe prestar vassalagem ( mas cuidado.....no final da época há novas classificações, tem que trabalhar porque a sombra da bananeira é bem apetecivel).
È neste mundo que vivemos nós árbitros, observadores, num Mundo de trabalho, stresse e ansiedade. E claro temos de aceitar de bom modo quando não conseguimos superar aqueles que por merito próprio ficaram no patamar acima de nós. Quem não se enquadra neste mundo e não está preparado para estas três situações:
«SUBIR, MANTER E DESCER» - UM CONSELHO PEGUE NA TROUXA E DEDIQUE-SE À PESCA (com o maior respeito pelos pescadores) QUE É UM DESPORTO CALMO, E SÓ DEPENDE DELE.

José António Teodósio

6 Comments:

  1. Anónimo said...
    Partilho da mesma opinião do Teodósio! Excelente crónica...Parabéns

    Tiago Canário
    Anónimo said...
    o estado de graça na arbitragem passa rápido.
    hoje tamos lá por cima, amanhã andamos na rua das amarguras lá bem por baixo e nessa altura os nossos colegas árbitros pisam_nos em cima, é sempre a mesma coisa.
    Um dia kando sairmos da bola logo vimos kem são os verdadeiros sócios que nos restam, já não vamos na rua e todos nos cumprimentam comcerteza.

    Dizem que é uma espécie de amizade
    Anónimo said...
    Sempre me disseram que o pior inimigo do árbitro é outro árbitro e eu nunca quiz acreditar nessa frase mas hoje cada vez estou mais convencido disso... com muita pena minha...mas eu nunca passarei por cima de outro árbitro ou direi mal dele para tirar proveito disso...eu tambem fui uma das pessoas que nao consegui atingir os meus objectivos, no entanto, nao o consegui porque os meus colegas foram melhores...por isso quero desde ja endereçar os meus parabéns e que consigam a promoção aos quadros nacionais...quanto á crónica só tenho a dizer que concorda plenamente com o Teodósio... um Abraço
    José Lopes da Silva
    Anónimo said...
    Enfim, José Lopes da Silva um árbitro com os pés assentes no chão. Existem alguns árbitros que por incapacidade, dão mais importância aos regulamentos que não sabem e depois entram em campo não conseguem aplicar as leis do jogo, e o Silva e outros que aí andam , não estão nesse grupo, são sim árbitros com brio e tem futuro, outros o futuro deles são fora da arbitragem. Bom trabalho QQ
    Anónimo said...
    curto e conciso nao o expressaria melhor.apoio as palavras do amigo teodósio .um abraço vitor rocha.
    para o ano há mais
    José Teodósio said...
    Tenho seguido os comentarios sobre a minha cronica e perante a classificação que obtive vem no enquadramento daquilo que descrevi, no principio da epoca cheguei cheio de entusiasmo e depois relaxei-me e não sei mais do que 4 Observadores do distrital da AFBeja, fiquei em 5º. Paciencia agora a que recargar baterias e para o ano (se por cá andar)outros objectivos trarei. Que eu saiba conselheiros só há 3 neste momento no conselho de arbitragem, eu pertenço á comissão de apoio técnico do CAAFBeja (Futsal). Mas isto dos Blogs é engraçado, detetamos logo nos comentarios a sua origem embora se disfarçem de «anonimos», como estou de Férias tenho estudado o assunto e se fizesse uma analise, identificava os seus autores todos. Há anos fiz exame para a PJ e fiquei em 135º num lote nacional de 2780, por isso tenho uma certa queda para estas coisas , não é assim amigo anonimo. Um abração.

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.