A opinião de ... José Pereira *

O torneio da Vidigueira já existe há muitos anos e era arbitrado por pessoas da casa. Ainda hoje lá estão algumas e sempre decorreu, pelo menos nos anos que lá joguei, da melhor forma. Houve sempre escaramuças como hoje em dia mas as pessoas eram diferentes a educação era outra as pessoas falavam e entendiam-se e acima de tudo respeitavam-se. Hoje estes estados sociais têm tendência a desaparecer a educação é outra não se pode dar uma «nalgada» na criança que há logo burburinho, pais a acusarem professores, a agredi-los por vezes causando nas crianças um sentimento de impunidade total que é transportado pelas mesmas durante o resto da sua vida. O respeito também é importante porque todos nós sabemos o que significa "não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti" sentimento esquecido nos dias de hoje onde se faz tudo sem se pensar prejudicando quem quer que seja, a maior parte das vezes inconscientemente, como tem acontecido pelos campos de futebol distritais.
Não acredito em actos de agressão premeditados no futebol durante um jogo podem haver depois do mesmo acabar,mas acredito em agressões que se dão por falta dos dois valores atrás referidos educação - respeito aliadas ás "Ganas de ganhar", ou seja ganhar a todo o custo sem pensar em mais nada e em ninguém.
Não é só a arbitragem que é agredida mas chega-se ao cumulo de lesionar-se por vezes gravemente um dos melhores amigos que joga na equipa adversária e quantas vezes não vemos situações destas durante os jogos e o arrependimento estampado no rosto de quem praticou o acto.
Todos vivemos de emoções mas temos da as controlar e nas nossas equipas os capitães que têm como função principal e muito esquecida, de controlar não só as técnicas e tácticas mas também a equipa no geral e controlar aqueles que são mais nervosos. Como estes estão os treinadores que devem ter uma postura correcta e cordial para com todos os intervenientes e tentar passar informações úteis aos seus jogadores, por exemplo no futsal prestam sempre atenção ao numero de faltas feitas, será só isto que têm que fazer? não sabem chamar um jogador ao banco e dizer para ter mais calma.
Os árbitros também têm que ser ponderados e estar atentos a certos sinais durante o jogo. Se acham que um jogador está mais exaltado deve avisar o mesmo durante uma interrupção de jogo ou se ele passa ao pé de nós ou avisar o treinador quantas vezes os treinadores não tiram jogadores mais exaltados do jogo.Por vezes não é preciso mostrar cartões para dominar um jogo.Todos temos responsabilidades durante um torneio ou um jogo, a organização, os treinadores, capitães de equipa e árbitros mas se todos forem educados e cordeais simplesmente com o intuito de tornar um jogo num bom espectáculo com certeza que tudo correrá da melhor maneira e no final até poderão aplaudir a arbitragem durante a entrega dos prémios.Bons torneios e espero que todos tenham presentes estes estados sociais quando participam no espectáculo do futebol.
(* Retirado da Caixa de Comentários
pela sua óbvia importância pedagógica)

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.