Uma figura que aparece nos pavilhões (Futsal) ou nos campos de futebol e que o seu papel é avaliar o desempenho do árbitro, 2º árbitros ou arbitros assistentes. Sempre com o sentido de ser justo, avaliar cada lance de forma isenta e sem prejudicar o outro, lugar que ao longo de anos esteve.
Mas tem que avaliar, descrever e pontuar, sempre com sentido de justiça. procurando triar os melhores e melhorar os piores. Num mundo nada fácil que é ARBITRAGEM e que nós gostamos de estar, e se por qualquer motivo erramos então cai o castelo de Beja
(claro), porque estamos comprados, é sempre a mesma coisa, roubamos sempre os mesmos, mesmo que se dê a volta.....mas que raio gostamos de estar neste mundo, onde procuramos ser justos e isentos. Não podemos ter clubes preferidos....raio eu sou do Despertar e do Benfica, mas a paixão maior é ARBITRAGEM.....que prazer me dá quando vejo na comunicação social que o árbitro fez um excelente trabalho. Respondo «Toma lá e embrulha». Triste fico quando me falam mal deste arbitro ou daquele. Hoje sou observador....mas já fui árbitro e que saudade. Já pensaram bem os adeptos do futebol que seria do futebol sem o homem da casaquinha preta (como minha mãe dizia, que era o unico que tinha juizo não dava pontapés na bola nem em ninguem), mas por vezes tão mal compreendido.
Vontade me dá de pontuar em maxima todos aqueles que tem a corajem de ser árbitros. Não nos derrubam......seremos mais fortes que aqueles que por cá andaram e voltaram as costas á ARBITRAGEM.............serei arbitro até morrer, procurarei na nova função ser isento, justo e coerente.
Mas tem que avaliar, descrever e pontuar, sempre com sentido de justiça. procurando triar os melhores e melhorar os piores. Num mundo nada fácil que é ARBITRAGEM e que nós gostamos de estar, e se por qualquer motivo erramos então cai o castelo de Beja
(claro), porque estamos comprados, é sempre a mesma coisa, roubamos sempre os mesmos, mesmo que se dê a volta.....mas que raio gostamos de estar neste mundo, onde procuramos ser justos e isentos. Não podemos ter clubes preferidos....raio eu sou do Despertar e do Benfica, mas a paixão maior é ARBITRAGEM.....que prazer me dá quando vejo na comunicação social que o árbitro fez um excelente trabalho. Respondo «Toma lá e embrulha». Triste fico quando me falam mal deste arbitro ou daquele. Hoje sou observador....mas já fui árbitro e que saudade. Já pensaram bem os adeptos do futebol que seria do futebol sem o homem da casaquinha preta (como minha mãe dizia, que era o unico que tinha juizo não dava pontapés na bola nem em ninguem), mas por vezes tão mal compreendido.Vontade me dá de pontuar em maxima todos aqueles que tem a corajem de ser árbitros. Não nos derrubam......seremos mais fortes que aqueles que por cá andaram e voltaram as costas á ARBITRAGEM.............serei arbitro até morrer, procurarei na nova função ser isento, justo e coerente.
José António Quinta Queimada Teodósio
Observador de Arbitros de Futsal e Monitor de Futsal da FPF
Membro da CAT da AFBeja
Observador de Arbitros de Futsal e Monitor de Futsal da FPF
Membro da CAT da AFBeja
Etiquetas: NOTÍCIAS
2 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Não há muito tempo que nos conhecemos, mas creio que te posso chamar amigo.Estou a enviar este comentário porque, se me fosse possivel, assinava por baixo este teu texto. Acredito que é o que todos os que estão ligados à arbitragem pensam.
Um abraço
Jerónimo Oliveira