A opinião de ... José Pereira *

O STRESS NA ARBITRAGEM

O stress é já considerado como uma das epidemias do século XXI. Os seus efeitos são tão negativos para as pessoas como para a actividade que desempenha. O stress gera um aumento de pressão e consequentemente a falta de motivação. É importante e é saudável ter um certo nível de tensão, pois permite ter energia e a motivação suficiente para realizar e aumentar a sua atenção no preciso momento da sua intervenção. No entanto é importante aprender a controlar o stress, de modo a poder mantê-lo num nível saudável, porque quando o stress é excessivo à sua produtividade é bastante reduzida, isto quer na arbitragem quer no seu dia-a-dia.
É importante sabermos a forma de controlar o stress e para isso necessitamos saber o que ele é, para que serve e quais os efeitos. Assim, o stress é uma resposta do organismo a uma acumulação de pressão interna e externa, geralmente ligados a um estilo de vida desgastante. Acontece que o stress em si não é mau. Sem ele o ser humano ficaria vulnerável não conseguia reagir. O excesso ou a falta de gestão do stress é que se torna prejudicial.
Os problemas profissionais e familiares, o meio ambiente, a ausência da prática de exercício físico moderado a alimentação deficiente e pouco cuidada, o sentido de responsabilidade, a culpabilização, a carga de trabalho, a responsabilidade familiar ou profissional e as dificuldades financeiras, estes são alguns dos factores geradores de stress.
Com o stress aparecem problemas como a hipertensão arterial, alterações do sono e de apetite, falhas de memória que podem levar qualquer pessoa à insegurança, perda de autoconfiança, em alguns casos apresenta problemas cardíacos, depressões, diabético, elevação da tacha de colesterol, envelhecimento precoce e no homem a disfunção eréctil.
Porém talvez a falta de informação, a maioria dos Árbitros e demais agentes desportivos não reconhecem isto nem tem em consideração os problemas que o stress cria a eles próprios, ao nível das relações humanas e na sua actividade desportiva. É necessário ter em conta que qualquer pessoa emocionalmente equilibrada, sadia e bem disposta tem melhor condição de buscar satisfação na sua actividade arbitral sabendo lidar com os conflitos, podendo harmonizar o seu desempenho e assim dirigir o jogo com acerto, justeza e prazer.
É importante um trabalho de consciencialização psicológica na actividade a desempenhar, não é só a saúde física importante é também a parte psicológica, pois se a emocional não estiver bem o lado físico também adoece e consequentemente a sua actuação perde com esse estado.
Um abraço sem STRESS
JOSÉ PEREIRA.
(* Retirado da Caixa de Comentários
pela sua óbvia importância pedagógica)

4 Comments:

  1. Anónimo said...
    parabens por a opiniao...+ 1 vez estas a mostrar que ainda fazes falta na nossa familia
    JS said...
    Boa reflexão, Zé.
    Então agora ninguem critica e fala mal do Zé Pereira. Há pois é! Comentar as nomeações e falar mal dos outros ainda por cima sem seker "terem tomates" para por o nome é facil! Agora criticas positivas é k são mais dificeis de fazer não é? Para isso não deixem comentários e nem seker apareçam neste magnifico blog.
    Dinis Gorjão said...
    Para o ano o Zé está de volta de certeza, só está "agastado" e "desgastado" com várias situações que ocorreram ao longo da época.
    Mas quando o verão vier, e a saudade apertar, logo há-de ponderar e para o ano em Setembro lá estará a fazer as provas de início de época!
    Assim espero
    Anónimo said...
    Hummmm. Já li este texto em qualquer lado. Acho muita bagagem para tão pouca tarola. Mas o que conta é a intensão do homem em escrever. Espero que não entres em stress, que para mim não passa de uma doença moderna daqueles que se escondem numa imcapacidade para encarar a vida. Stressa quem? por que motivo ? Tenho a minha ilação e antigamente dizia-se que davam em malucos ou não queriam trabalhar, hoje é o stress. Cuidado.....(vai trabalhahahahar)

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.