Numa excelente iniciativa da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, à qual de imediato aderiu, aplaudindo-a, a APAF indicou à LPFP os 2 Árbitros que mais se distinguiram e mais foram marcantes no “VI Encontro Nacional do Árbitro Jovem” que se realizou, em Setembro passado, no acolhedor Complexo Desportivo de Rio Maior (e que este ano será igualmente realizado), tendo em vista que os mesmos “acompanhassem” a Equipa da Arbitragem (dirigida por Pedro Proença) que dirigiu a FINAL da TAÇA CARLSBERG – Taça da LIGA, no Estádio do Algarve, conviveram com a mesma no percurso para o jogo e prestaram, à mesma Equipa de Arbitragem, alguma colaboração durante o jogo. Para tanto, foi escolhida a Árbitra-Jovem Ana Amorim (da AF Aveiro), de 17 anos, e o Árbitro-Jovem Virgílio Salvador (da AF Coimbra), de 16 anos, ambos a arbitrar desde 2005. Esta importante Iniciativa da CA da Liga visa não só promover o gosto pela Arbitragem nos jovens, incentivando estes a seguirem a espinhosa, mas nobre, carreira de Árbitro, como também divulgar os Encontros Nacionais de Árbitro Jovem, todos os anos realizados pela APAF em Rio Maior. Confia-se que esta excelente Iniciativa da Liga, a qual reforça a boa cooperação já existente entre as instituições desportivas, se repita em próximos anos e que seja a ante-câmara para a desejável realização de uma outra Iniciativa, de carácter mais amplo: a do “ÁRBITRO POR UM DIA”, desejando-se que todos os agentes desportivos a envolver estejam disponíveis para a realizar rapidamente, porventura no princípio da próxima época desportiva (ao menos, na BWin Liga).


Dados Ana Amorim
1990-07-30, Aveiro, Núcleo de Árbitros de Futebol de Aveiro, 2ª Categoria Distrital do CA da AFAveiro, início de actividade em 2005.

Chegada - "Após ter presenciado a uma excelente arbitragem de um árbitro da minha Associação, decidi que era altura de realizar um sonho, tirar o curso de árbitro."
Referência - "A nível internacional Pierluigi Collina, a nível nacional mas, que já não actua Vítor Pereira, e que actua e que merece recompensa pelo seu enorme trabalho Sandra Bastos. Além de muitos outros árbitros portugueses."
Momento ou experiência marcante - "O dia em que recebi o diploma de arbitro, e a final da Taça de Aveiro."
Objectivos de carreira - "Ascender ao campeonato Nacional masculino, E tentar alcançar a liga…. Internacional era idealizar".



Dados Virgílio Salvador
1992-01-30, Coimbra, NAF Marques Bom (Coimbra) e NAF Beira Serra (Oliveira do Hospital), Árbitro Jovem do CA da AFCoimbra, início de actividade em 2005.

Chegada - "Tudo começou quando um amigo que tenho desde infância, entrou para o mundo do apito, e deixou-me o bichinho deste admirável mundo que é a arbitragem. Ele entrou também com 14 anos, e no entanto como ele é mais velho que eu dois anos. Desde de que ele começou no activo, logo fiquei com vontade de entrar neste mundo, mesmo antes dos 14 anos, só podendo assim satisfazer o meu desejo após ter atingido os 14 anos de idade."
Referência - "A nível nacional e sem dúvida nenhuma o Olegário Benquerença, para mim e de longe um dos melhores árbitros a nível nacional. É de facto, um exemplo a seguir, para qualquer árbitro."
Momento ou experiência marcante - "O primeiro jogo"
Objectivos de carreira - "Para qualquer árbitro, com certeza que o objectivo de carreira é chegar a internacional, do qual eu não fujo à regra. E outro objectivo é que após terminar a carreira no activo, não quero abandonar este mundo da arbitragem"
in APAF.pt

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.