Pedro Proença na Taça da Liga

Já foi escolhido o árbitro para a final da Taça da Liga, a disputar no próximo sábado, entre Vitória de Setúbal e Sporting. Pedro Proença é o seu nome, ele que, apesar de ser por muitos considerado o melhor português do sector, não é particularmente apreciado para as bandas de Alvalade, pelo menos nos últimos tempos.
Sócio do Benfica desde criança, Pedro Proença sempre soube demonstrar no relvado que conseguia apitar de forma imparcial nos jogos do emblema encarnado - por vezes, até, chegou a ser bastante criticado pelos adeptos da águia. Atingiu os mais importantes patamares da carreira, vencendo o troféu de melhor árbitro nacional nas épocas de 2004/05 e 06/07, isto depois de já ter sido segundo em 2003/04.
Recentemente, esteve no PSV Eindhoven - CSKA Moscovo, para a Liga dos Campeões, e apitou a última final da Taça de Portugal, entre o Sporting e o Belenenses. Essa partida não motivou razões de queixa aos leões, mas, já esta época, esteve na origem de forte contestação, ao tomar uma decisão polémica que decidiu o resultado do FC Porto - Sporting (1-0). Todos se lembram dos dias a fio de discussão sobre o lance em que Stojkovic agarrou com as mãos uma bola proveniente de Anderson Polga. Havia ou não razões para livre indirecto? Pedro Proença disse que sim e foi da jogada que nasceu o único golo do encontro.
Esta época apitou dois jogos do Setúbal, em Guimarães (1-1), logo à 2ª jornada, e no Bessa (3-3), à 9ª. Foi praticante de andebol em jovem. O primeiro clube que representou foi o... Sporting.

Pedro Proença terá como árbitros assistentes Bertino Miranda e Luís Marcelino para o encontro que tem lugar no sábado, dia 22, no Estádio Algarve. Proença é árbitro internacional, nascido em Lisboa há 38 anos e é director financeiro. Iniciou-se como árbitro na época 1988-89. Luís Marcelino, natural de Leiria, tem também 38 anos. É empresário de construção civil. Esta época esteve em doze jogos da bwinLiga, cinco da Liga Vitalis e um da Carlsberg Cup. Iniciou-se em 1995-96.Bertino Miranda, natural do Porto, de 36 anos, empregado de escritório, é árbitro assistente internacional, tendo-se iniciado na época 1992-93. Nesta temporada fez dez jogos da bwinLiga, cinco da Liga Vitalis e dois da Carlsberg Cup.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.