Parceria pelo Fair Play

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) chegaram a acordo para a celebração de um protocolo que estabelece formas de cooperação com vista à promoção e o desenvolvimento da ética, da responsabilidade social e do “fair play” no futebol, atendendo a que ambas consideram que existe complementaridade de conhecimentos, saberes e competências.
Depois da entrada em vigor do Código de Normas e Procedimentos, a FPF dá mais um passo no sentido de desenvolver acções continuadas no domínio da responsabilidade social, através do envolvimento dos seus “stakeholders” em projectos específicos.
A APEE é uma associação de direito privado que actua nos domínios da Ética Empresarial, da Responsabilidade Social e do Desenvolvimento Sustentável sendo como tal reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais; que nessa posição se propõe contribuir para melhorar as Organizações, estimulando e inspirando a adopção de princípios e valores que suportem uma crescente exigência Ética nos comportamentos, opções e decisões, bem como a plena assunção das suas responsabilidades organizacionais, no presente e no futuro, de modo a garantir a sustentabilidade do desenvolvimento.
Um dos primeiros projectos a serem anunciados a curto prazo será o lançamento do Prémio “Fair Play” da FPF, através do qual um Júri independente e de reconhecido prestígio distinguirá personalidades ou instituições que se notabilizem ao longo da época futebolística por gestos e comportamentos dignos de reconhecimento e homenagem pública.
“Temos que aproveitar a mediatização do Futebol para enviar mensagens e dar exemplos de “fair play” e ética. Infelizmente, os casos de sinal contrário são aqueles que merecem mais atenção da comunicação social e, consequentemente, da opinião pública. No entanto, no desporto em geral e no futebol em particular o desportivismo, a lealdade, a solidariedade e os gestos nobres são muito mais vezes a regra do que a excepção. Cabe-nos salientar estas boas práticas e homenagear os seus autores, enviando uma clara mensagem a todos os agentes desportivos.”, afirmou o Presidente da FPF, Gilberto Madaíl.
“É com plena consciência da importância do que está em causa que a APEE celebra com a FPF um Protocolo para a promoção e o desenvolvimento da ética, da responsabilidade social e do “fair play” no futebol. As instituições do futebol prestam um grande serviço à Sociedade ao enfrentarem corajosamente esta questão, contrariando ideias feitas e estereótipos do passado. O futebol pode e deve ser uma escola e um exemplo de “fair play” e de valores, que sirva de exemplo para outros sectores de actividade, económica e não só. No plano da responsabilidade social o futebol assume agora de forma mais clara e sistematizada o contributo para o bem-estar social, para a coesão social e respeito pelos direitos humanos, igualdade na diversidade e formação das novas gerações bem como para a eficiente da energia, da água e dos resíduos. Este é um projecto de largo prazo porque são muitos os grupos envolvidos, os hábitos e processos enraizados. A APEE fará o seu melhor para apoiar com o seu conhecimento técnico a opção que em boa hora a FPF assumiu.”, disse, por seu lado, o Presidente da APEE, Mário Parra da Silva.
in fpf.pt

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.