Mais um episódio triste no nosso distrital.
Neste caso no de Futsal. Decorria a Final da Taça de Distrito em Futsal entre as equipas do C. F. Vasco da Gama e a S. A. Almodovarense, e aos 15 minutos da 2ª Parte com o resultado em 5-10, o jogador Luís Carlos Farinho Isidro terá insultado o árbitro, recebendo de imediato ordem de expulsão. O pior veio depois com este mesmo jogador a ir de encontro a Edgar Gaspar, árbitro da partida, agredindo-o com uma bárbara e violenta cabeçada.
O árbitro não ficou em condições de prosseguir o jogo e deu o mesmo por terminado, tendo inclusive que receber assistência hospitalar. Uma final que para já ficou sem vencedor definido e com a taça por entregar, uma situação que será resolvida pelo Conselho de Disciplina da A.F.Beja, associação que estava representada pela sua direcção no jogo e que era da opinião que o jogo devia ter prosseguido, insólito (!). Por esta altura terá também já apresentado queixa contra o jogador agressor.
Um momento marcante para todos os que assistiam à partida, pois sem dúvida é aquilo que nunca deveria de acontecer num jogo de supostos “cavalheiros”, isto é, a agressão de um árbitro por parte de um jogador. Na sociedade actual, feita por pessoas educadas e inteligentes, não é um acto aceitável, tolerável ou mesmo defensável. No caso o jogador deixa envergonhados os seus colegas de equipa e adversários e mancha o bom nome do seu clube, que não tem culpa do sucedido.

_

_

O árbitro Edgar Gaspar e o jogador Luís Isidro num outro jogo do Campeonato Distrital de Futsal. A foto foi retirada do Blog do Vasco da Gama.

38 Comments:

  1. Anónimo said...
    Estou solidário com o Edgar Gaspar, mais uma vítima da violência gratuita. Que não vacile, que continue no caminho certo, que leve a Tribunal o agressor.
    Alberto Helder
    Publicador said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Publicador said...
    Aquele jagunço passou o campeonato a distribuir fruta por tudo e todos... custa é a entender como só depois disto é que foi expulso.. já no decorrer da própria partida devia ter sido expulso por duas "festinhas" sem bola.

    P.S. Por acaso, no lançe que dá origem a tudo o arbitro tomou a decisão certa, mas o pessoal que anda nisto não percebe nada das regras e...é o que se vê.
    Anónimo said...
    No meu entender os culpados são os clubes que não impoem disciplina aos seus jogadores e inscrevem jogadores que não tem cultura desportiva e depois julgam-se herois quando fazem «Coisinhas engraçadas » deste genero. Possivelmente ainda lhe acham graça. Bateste no árbitro devias ter dado mais....será os comentários. Depois certos jogadores que por aì anda proliferando a indisciplina e que já deviam estar irradiados há muito tempo, agridem arbitros e gabam-se de os mandar para o hospital. Os clubes onde eles proliferam fomentam a violencia. Mandem-nos é para o Afganistão ou inscrevam-nos no Boxe podem ter futuro e nós aplaudimos.
    Anónimo said...
    o clube e o atleta deviam ser exemplarmente punidos
    Anónimo said...
    Solidário com Edgar Gaspar,a ser verdade que o presidente da Associação Futebol Beja foi ao balneário da equipa de arbitragem para o tentar convencer a recomeçar o jogo porque o objectivo seria a entrega dos troféus e das medalhas no fim do jogo,acho vergonhoso,quem é esse senhor,que justificação vai esse senhor dar,será que o facto de ser presidente da A.F.Beja lhe dá esse direito?Os regulamentos foram cumpridos,o árbitro terá agora que justificar a sua decisão,espero que o agressor seja severamente punido.
    Anónimo said...
    Amigo Edgar espero as tuas melhoras o mais rápidamente possivel!!

    Grande Abraço Gato
    Anónimo said...
    As leis de jogo explicam o porque da existência do cronometrista que assume funções de árbitro nessas situações.
    Porque é que não foram tomadas essas medidas?
    Será que as leis de jogo não são para se cumprir.
    Anónimo said...
    Em caso de agressão ao arbitro ele pode dar o jogo por terminado por nao se sentir condiçoes psicologicas para continuar....isso sim faz parte das leis de jogo...informe se antes de falar....
    Anónimo said...
    Não continua ele continuam os outros dois.
    Não será isso que está lá tambem.
    Anónimo said...
    nda disso.....
    Anónimo said...
    isto só veio dar razão á minha pessoa.
    pois no jogo onde eu fui cronometista (vasco da gama x almodovarense, para o campeonato) o sr treinador do vasco da gama chamou-me de hitler e mandou-me para o c......
    por eu nao querer justificar um lance que se tinha passado dentro do campo com o mesmo arbitro (Edegar Gaspar) e nenhuma posiçao foi tamada a respeito de tais factos o que lamento perfundamente, agora aconteceu o pior que desculpas irao agora surgir por parte do jogador e do clube??? já sei o arbitro foi o culpado como sempre pois só assim podem passar inpunes como vao passando a maioria das vezes. Força amigo Edegar
    Anónimo said...
    Tudo o que o sr barbeiro tem contra o Vasco da Gama deve-se ao facto de, enquanto jogador, ter levado uma almôndegas bem dadas de um jogador do Vasco. Enquanto foi jogador era do mais indisciplinado do distrito.....agora é árbitro. Haja paciência!!!!!!!!!
    Já agora aprenda a escrever: "cronometista", "tamada", "perfundamente", "inpunes", "Edegar" significam o quê????????????? 5 erros em meia duzia de linhas, sinceramente.....
    Anónimo said...
    Acho que os srs árbitros deviam aproveitar este blog para beneficio próprio, para se unirem, e não para atacarem outros individuos e/ou entidades, pois assim mais tarde ou mais cedo irão também ser atacados. Quando até se atacam uns aos outros.......
    Pensem nisto!
    Anónimo said...
    quem sera a cabecinha pensadoira que anda só a dizer para o pessoal se acalmar até parece os árbitros auxiliares a darem ordens um jogo inteiro para os bancos de suplentes
    Deves ser árbitro
    Anónimo said...
    Agressões à equipa de arbitragem: Sempre que qualquer elemento da equipa de arbitragem,seja vítima de agressão por parte de um jogador ou qualquer elemento técnico e fique impossibilitado de continuar o jogo,este deve ser dado como terminado. Senhores da A.F.Beja isto é o que está regulamentado no que se refere ao futsal e só espero que o árbitro mencione tudo no seu relatório e que a APAF tenha conhecimento de tudo o que aconteceu,isto se não deram a volta ao árbitro para não mencionar os factos.
    Anónimo said...
    Estou solidário com o Edgar mas tambem não se crucifique o jogador, nem o queiram "matar". Não tem desculpa, mas tambem que nunca pecou? No mesmo país onde se defendeu Scolari parece-me injusto querer fazer deste exemplo. Que se aplique a pena, pois prevaricou e não tem desculpa, mas não o tratem como "jagunço". Ainda bem que o Barbeiro já sabe de futsal, pois há uns anos nos torneios de verão era, ele sim, um criminoso. Não tem autoridade para falar de indisciplina esse senhor. Força Edgar
    Anónimo said...
    Johannes Gokke,treinador Vasco da Gama futsal.

    Para començar peço desculpa ao Edgar Gaspar e desejo que continua apitar jogos porque nem com ele ou os outros arbitros eu tive problemas simplissemente porque tento limitar a dirigir a equipa e raremente involve-me com os arbitros ate tenho uma boa relação com eles.
    Em relação ao o comentario de Sr. João Barbeiro. No jogo referido eu não tive nemhuma problema com os arbitros do jogo e no fim do jogo cumprimento-os com dignidade.Em respeito que ele disse ja mudou de versão 3 vezes.Eu vou esperar pelo 4º versão e agora sendo assim quais de estas versões são mentiras.Para mim e os arbitros do jogo mais o observador que estiveram presente no mesmo espaço nem ouviram nada.
    Para finalizar eu não conheço o Sr.João Barbeiro.Estou quais 13 anos em Portugal e lembre me do Sr. em tres encontros. De onde ele conhece mim para usar no momento errado, não fui eu que dei cabeçada e não houve registo de eu fazer um tal acto em 40 anos de jogador,treinador e dirigente,usar o meu nome em este sentido.Não faz sentido,e um ignorante mas tem o poder para melhorar. Somos todos ser humanos e todos erram de vez em quando mas o perigo que esta aqui e que os arbitros e os jogadores são punidos porque eles fazem mal,mas com certeza ja não são jogos em si com as leis a functionar se os arbitros trazem as memorias de outros jogos para o jogo seguinte com o Sr. João Barbeiro esta a fazer.
    zix said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    zix said...
    Olha publicador, ñ te conheço e ainda bem pois deves ser o maior otário la da tua terra...
    Já agora queria deixar uma palavra ao sr (se é que o é.. eu axo que ele de sr ñ tem nada!!)joão barbeiro, esse indivíduo devia era ter vergonha e tar calado depois da figurinha triste que veio fazer a Vidigueira ao inventar uma história sem pés nem cabeça para ter os seus 5 minutos de fama e ser o centro das atenções pela pior maneira..
    Gente como ele ñ faz falta a nada, quanto mais ao futebol.

    PS: Ó Barbeiro faz um favor a ti e a todos e desaparece!!!!
    Anónimo said...
    Bem...eu nem me apetecia comentar isto!!
    pk ia ter q falar de muita coisa...
    1º- Vi 3 ou 4 jogos da vidigueira e em todos o jogador em questão merecia ir para a rua...talvez na final ele estranhasse ver o cartao vermelho e ficou ofendido reagindo daquela maneira, ja q tava habituado a terminar sempre os jogos....

    2º- A arbitragem a nivel distrital é muito fraca...nao tem autoridade...nem qualidade...apitam os jogos como se fosse futebol de 11...e deixam que haja muito contacto...

    3º- Nao estive presente no pavilhao, nem sei ao certo o que se passou...o que sei é q já é a 2ª vez que eu me lembre que o edgar anda envolvido nestas cenas...uma directamente, outra indirectamente, nesta acabou um colega por "pagar" por ele, pelo seu erro...mas atenção...NADA justifica uma agressao...



    Ps: Qto ao sr. Barbeiro...nem vou dizer nada...o arbitro que costuma ameaçar os jogadores atraves dos directores qd estes vao levar as fichas de jogo...mais nao digo..

    Bem hajam
    Anónimo said...
    kero reprovar a atitude do jogador da vidigueira, k deve ser punido exemplarmente, mas o unico culpado de toda a situação foi o Edgar Gaspar, estava lá e presenciei os factos....
    o Sr João Barbeiro primeiro têm k aprender a escrever EDGAR e não EDEGAR, depois esquece k foi um indisciplinado e hoje como arbitro intimida os jogadores, fraquinho...
    um abraço
    Anónimo said...
    pois é os santinhos da vidigueira ja se começaram a defender e a atacar o sr barbeiro. sao tao santos que ja se esqueceram que agrediram o filipe aurelio atraves do seu massagista,agrediram o edgar gaspar no ultimo fim de semana, e ainda querem ter razão ,armam sempre confusão e para que tudo nao bastasse ja se estao a esconder por tras do sr barbeiro . deixem-se de coisas e assumam a merda que fizeram, dediquem-se ao vinho e ao andebol seus santinhos
    Anónimo said...
    olha o que pra aqui vai.....
    O Futsal não tem culpa disto.
    O futsal é uma modalidade para pessoas com determinada cultura, não merece isto. Aconteceu.. vamos lá resolver o problema como mandam as leis. Toda o ser humano erra...só tem é que arcar com as responsabilidades e claro pensar que as desculpas não se pedem .....evitam-se. No futsal há a lei 14 que é Faltas Acumuladas precisamente para evitar que os jogadores entrem em falta sobre o adversário e tentem jogar só a bola. Mas isso não se aprende de um dia para o outro, e claro como não há formação ainda no Futsal, quem jogo futsal são os jogadores que sobram do futebol 11 e estão habituados a ouvir o treinador dizer «Dá-lhe entra rijo, faz falta» enquando no Futsal o treinador deve dizer «Cuidado não faças falta que já temos 4 ou 5 faltas».
    Vai demorar muito tempo ainda para que o futsal seja encarado da forma que merece e isso depende dos praticantes.Vamos lá ter juizinho... meus Senhores, não queiram matar o Futsal que no nosso distrito ainda é «criancinha» e todos estamos a aprender e anda por ai muito praticante que não sabe as regras.
    Anónimo said...
    eu sou dos que dou a cara por isso quem fala em anonimo ou mente ou diz por dizer tem medo do que diz . se dou erros e porque nao sou doutor mas assumo os meus erros agora esconder-me atras de um clube ao qual eu respeito como respeito todos os outros do distrito de beja porque só assim posso ser respeitado. como eu fui jogador tambem a maioria dos arbitros o foram, o jaime vieira, o teodosio ,o dinis , o lameira,o trombinhas, o coimbra,o felipe, e tantos outros que tambem jogaram. porque só a mim me acusam de ter jogado vim para a arbitragem por que gosto alem disso nao vou buscar o passado nem guardo rancores de ninguem cada jogo é um jogo e nao trago vinganças de uns jogos para outros pois fiz bastantes amigos no mundo do futebol e assim espero continuar a fazer e claro que nem todos gostamos uns dos outros mas o futebol dentro das quatro linhas nao pode ser envolvido em amizades. ca fora todos podemos ser amigos mas dentro do campo as leis tem que ser cumpridas e por vezes as pessoas esquecem-se que nao a jeitos para ninguem pois as leis foram feitas para serem cumpridas.se alguma vez projudiquei algum clube foi sem dar por isso pois tentei cumprir as leis de jogo e por isso pensei que estava a fazer bem. por outra voltando ao meu passado quando era jogador de futebol e ia treinar todos os dias de baixo de chuva e ao frio ,nao gostava de ao domingo de um qualquer jogo ser projudicado por isso agora sei dar o valor e tento nao projudicar ninguem alem disso tenho a plena confiança nos meus colegas pois nao acredito que alguem falhe propositadamente para benefeciar este ou aquele clube
    Anónimo said...
    a cabeçada não terá sido dada com um mamilo um parece homem o outro parece um puto
    zix said...
    Ninguem da vidigueira se está a esconder atras de ninguem, muito menos do João Barbeiro..
    Tenho a certeza que o clube e o jogador vão assumir as suas responçabilidades.
    Desde já, aproveito para mandar o meu pedido de desculpas ao Sr arbitro Edgar e a todos os que se deslocaram a beja para assistir ao jogo.
    Agora, ñ tenho qualquer duvida que, ñ desculpando a reação do jogador do vasco da gama, a culpa foi do edgar que de um jogo tranquilo e sem problemas de maior o tornou naquilo que se viu... Lamentável.
    O sr edgar devia fazer um exame de consciencia e "cagar-se" para a arbitagem.. só!!!
    zix said...
    Quanto a esse "sr" que se identifica como "treinador do distrito de beja" esteja mas é calado porque na vidigueira ñ há santos e se alguem está armado em santo é sr, o problema é que deves ser um santo de "páu carunxoso"!! tá mas é calado ó palhaço e mete-te na tua vida pois dela ñ deves tu dar conta...
    Anónimo said...
    zix deve ser nome de tótó
    pois nao deve ter sido o nome que a tua querida mae te deu.
    ou então z de zezinho, i deincomudado, e x de xulo
    Anónimo said...
    o sr zix ja encontrou um culpado.
    ja sabia que a culpa ia recair sobre o arbitro.
    É sempre assim o arbitro é que é sempre o culpado. qualquer dia nao tem arbitro e depois quero ver de quem é a culpa. devem matar-se uns aos outros pois nao tem em quem descargar
    Anónimo said...
    zix...e todos os outros...lembram-se de um torneio de verao na vidigueira ha 2 anos? viram quem teve a culpa de tudo q aconteceu?
    o jogo tava resolvido...a segundos do fim...os arbitros sem atencao ao jogo...dps ha uma agressao de um jogador...vem o sr.Edgar Gaspar e expulsa o jogador agredido, em vez de expulsar o agressor...o que provocou a revolta ds atletas..tendo dps ocorrido umas cenas tristes...é lamentável, mas mais lamentavel e a postura de certos arbitros em certos jogos...
    zix said...
    Sim, lembro-me e condeno a 100% esse tipo de situação!!
    Mas como sabes, para ser arbitro é perciso ter a capacidade lidar com varios tipos de personalidade, emoções, estados de espirito, etc, etc.. ou seja, ser arbitro ñ é para qualquer um!!

    PS: ó treinador, a tua falta de argumentos faz com que partas para as ofensas, ñ nos faças perder tempo com os teus problemas de personalidade.. És um frustrado!
    Anónimo said...
    o zix, achas que tens poucos pares de cornos ai na vidigueira, larga o osinho, tu e o galvão metem nojo
    Anónimo said...
    estao a ver é por isso que eu sou diferente, posso nao saber escrever mas nao ofendo ninguem sei manter a minha postura. e porque é que nao se identeficam como eu sejao homenzinhos e resolvam as coizas a bem todos temos dias maus mas é a falar que todos se entendemos. mas tambem é com a verdade e por isso quando se diz a verdade por vezes custa mas temos que a assumir, pois ela mais tarde ou ,mais cedo vira ao de cima.
    zix said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Dinis Gorjão said...
    Pessoal o Blog não é nenhum local para lavar a roupa suja do futebol distrital nestas tipo de guerrilhas.
    Coloquem a mão na consciência e não alimentem polémicas seja em que matéria for.
    Antes de escrever seja o que for pensem que imagem querem deixar de vocês próprios.
    Anónimo said...
    Barbeiro,os comentários que fazes,dizem que o melhor que tens a fazer é abandonares a arbitragem,estás na actividade errada,o melhor que tens a fazer é tirares um curso de Português.
    Anónimo said...
    Se calhar os srs da AFBEJA TEEM ALGUMA SIMPATIA OU RELAÇÃO PARA COM A EQUIPA DO JOGADOR AGRESSOR,É QUE ANDAM AI MUITOS DIRIGENTES CLANDESTINOS NA ARBITRAGEM....
    Esta decisao é vergonhosa e se o arbitro fosse eu colocava logo os dirigentes da afbeja em tribunal e levava isto ate ás ultimas consequencias...

    é por isto que a nossa arbitragem esta estragada,pelos dirigenetes oportunistas que temos--

    ARBITRO afc

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.