Odemira - Acção de Formação sobre Arbitragem

Decorreu no sábado uma das iniciativas de maior êxito do Conselho Regional de Arbitragem da A.F.Beja, desde que o actual elenco se encontra em funções (actualmente na 5ª época). Foi um dia longo, mas bem programado e profícuo.
7 Horas de Sábado, e a essa hora já as primeiras movimentações se faziam. João Crujo e José Teodósio em Beja preparavam as 2 carrinhas de 9 lugares da A. F. Beja para levar os árbitros a percorrer perto de 100 km de distância entre Beja e o litoral alentejano – Odemira. De Beja saíram ainda alguns carros cheios como o de Daniel Lança, Edgar Gaspar, Jaime Vieira e Luís Cesário. Paralelamente de outros pontos do Alentejo outras pessoas se dirigiam para Odemira, onde todos os caminhos iam dar. Albano Fialho de Ferreira do Alentejo, João Paias Gaspar de Reguengos de Monsaraz, Manuel Santos de Vila Nova de São Bento, João Jacinto de Castro Verde, Gonçalo Martins de Pedrogão do Alentejo, Vítor Rocha de Cuba, David Tripa de Baronia ou António Bernardino de Vidigueira, entre outros.
Alberto Hélder e Vítor Reis deslocaram de Lisboa. Destacar também o facto de o incansável Aurélio Arsénio, de Aldeia dos Fernandes – Concelho de Almodôvar, ele que é árbitro e motorista da sua câmara municipal, ter levado um dos autocarros do município cheio de jovens árbitros das suas redondezas.
Cerca das 9 horas e já perto de 100 pessoas se encontravam na Biblioteca Municipal José Saramago em Odemira. Para começar o dia foram distribuídos equipamentos para todos os árbitros, calção e camisola da marca Lacatoni, com o patrocínio da COOP Proletário AlentejanoUm conceito em crescimento, apetrecho que deverá ser utilizado no aquecimento dos árbitros antes dos jogos. Também para aproveitar o momento, Vítor Reis disponibilizou o livro que escreveu com Adelino AntunesConheça com Rigor as Regras de Futebol”, que muitos compraram.
Às 9h30 José Soeiro, com João Crujo e Carlos Vidonho a seu lado, deu início à sessão. Explanou o programa diário, deu as boas vindas a todos e em seguida os árbitros e observadores fizeram o 2º teste escrito da época. (Durante a semana contamos apresentar os 2 testes e respectivas respostas).
Cerca das 11 horas Albano Fialho fez o Balanço da época actual, enumerou as actividades até aqui realizadas e o que ainda estará para vir e identificou os pontos positivos e os aspectos a melhorar na estrutura da arbitragem bejense. Deu indicações concretas no que há a fazer para melhorar, e sublinhou a sua satisfação pelo salto qualitativo em que nos situamos agora, muito pelo esforço do sector, que rejuvenesceu acentuadamente nos últimos anos. E esta juventude dos árbitros que apitam por esse distrito fora é um bom indicador de que o futuro poderá ser risonho, pois a margem de progressão e a valia sobejam. Em seguida João Paias Gaspar, Observador da 1ª Liga e Membro da Comissão Técnica do C.A. da A. F. Évora, apresentou um trabalho com recomendações para os árbitros, partindo do mais básico para aquilo que será a base de um árbitro com rigor e sucesso. Vítor Reis fechou o naipe de oradores da manhã, ex - árbitro e ex - presidente da APAF, ele que disponibilizou um trabalho seu ao Conselho de Arbitragem que nos próximos dias enviará por e-mail a todos os árbitros. Para além de explicar em que consiste esse trabalho, que oportunamente terá também um post com mais desenvolvimentos, Reis falou da importância do árbitro para a competição, estatuto que muitos esquecem.
_
Cerca das 13 horas almoço no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira.
_
Passavam já alguns minutos das 14 horas quando José Soeiro, como moderador, deu início ao Colóquio com o tema "O Papel do Árbitro no Futuro, para a Sociedade Actual". Fez a introdução reportando alguns momentos históricos quer do futebol, quer da arbitragem e das leis de jogo, e deu a palavra a o Dr. António Camilo, presidente da Câmara Municipal de Odemira.
O autarca anfitrião questinado acerca da actualidade da arbitragem regional respondeu que ver uma sala cheia com uma centena de pessoas interessadas é uma boa resposta ao bom momento que se vive. Falou do trabalho do munícipio no Desporto, concelho de Odemira que é o maior da Europa, no melhoramento das infra estruturas e na aposta enorme na juventude e na educação. Revelou-se satisfeito pelo Complexo Desportivo Dr. Justino Santos, onde estão utilizados 8 milhões de euros, ele que é um dos melhores do sul do país. Revelou que Vila Nova de Milfontes, São Teotónio e Boavista dos Pinheiros a curto prazo terão também relvados sintéticos. Em Colos, Sabóia e São Teotónio, dando apoio às escolas integradas, foram construídos pavilhões gimnodesportivos. Terminou agradacendo a presença de todos no seu concelho e disponibilizando as instalações da autarquia para futuros eventos.
De seguida foi a vez de Dr. Fernando Dionísio, Presidente da Direcção da A. F. Beja, falar aos presentes. Enalteceu a postura da autarquia odemirense em primeiro lugar. Em relação à arbitragem começou por referir o passado, lembrando que há 16 anos quando veio para a A.F.Beja o quadro dos árbitros não dava garantias nem tinha capacidade de resposta, sendo demasiado envelhecido. E fazendo a analogia para o presente, revelou-se satisfeito na grande evolução, tendo em conta toda a juventude presente. Em termos académicos, físicos, técnicos e mesmo em tecnologia, não há comparação com os árbitros do passado, sublinhou.
A terceira pessoa a falar foi o Dr. Vítor Tomás, Presidente do C.A. da A.F.Évora, começou por manifestar a solidariedade com os árbitros de Beja dizendo que os êxitos do baixo alentejo são também os êxitos do alto alentejo. Depois discordou do tema do colóquiio, dizendo que seria correcto "O árbitro actual na sociedade do futuro", pois é no presente que se contrói no futuro, com as pessoas de carne e osso que estão na arbitragem, que o futuro vai melhorar.
Depois foi a vez de Carlos Esteves, Presidente do CA da FPF, discursar. Enumerou as enormes diferenças da arbitragem do seu tempo com a actual, e as excelentes condições que agora todos dispõem. Hoje um árbitro dispõe de equipamentos, hotéis de qualidade aquando da realização de cursos, novas tecnologias, preparadores físicos, etc. Não obstante este facto, ainda há quem, não encare com a devida responsabilidade a função de árbitro, como referiu. Esteves deu também especial realce ao sector da arbitragem feminina, ficando muito contente por ver 6 meninas árbitras no distrito de beja, sendo sua vontade que no futuro o quadro feminino nacional seja preenchido para que possa haver mais qualidade.
Por último foi a vez de Duarte Gomes, árbitro Internacional da A.F.Lisboa, falar para o público. Gomes que ontem, domingo, teve jogo no Norte (Trofense - Freamunde), fez um esforço enorme para estar presente, embora com todo o gosto, como disse. Em relação ao tema, revelou que a sociedade actual é desconfiada, acha que o futebol tem árbitros e dirigentes desportivos corruptos. É uma sociedade latina, de sangue na guelra, que vê o futebol de forma apaixonada com um certo clubismo, que não perdoa os árbitros. Disse também que é difícil viver com as transmissões televisivas e com as repetições, em que 5/6 jogos da 1ª Liga por semana passam, e que cada lance duvidoso é debatido. Também o facto de existirem 3 jornais diários desportivos não ajuda, e que em Inglaterra por exemplo não existe nenhum. Tendo em conta tudo isto, podemos melhorar, na postura que cada árbitro tem perante os dirigentes e pessoas do futebol, sabendo estar, sem ter receio de andar na arbitragem com cabeça levantada, com transparência e dignidade.
Depois foi hora de dar voz a quem assistia ao debate e interviram Joaquim Serpa, Jaime Medeiros, Albano Fialho, Alberto Hélder, Professor José António e Vítor Cardeira, que colocaram questões aos oradores, numa troca de ideias de salutar.
_
Finalizado em cima das 17 horas, foi tempo de todos se dirigirem para o Estádio Dr. Justino Santos, e trocarem de equipamento para realizarem as provas físicas.
Com a coordenação do Professor José António, e a colaboração de Albano Fialho, Jorge Fontes, José Teodósio, Paias Gaspar, Edgar Gaspar, Dinis Gorjão, João Constantino, Tiago Canário e Ricardo Cabecinha, foi orquestrada, cronometrada e registada a prova de todos.
E foi já noite dentro, com a chuva como companhia, que os árbitros divididos em 4 grupos foram mostrando a sua boa forma física. De assinalar o facto, de num universo de mais de cerca de 60 árbitros, apenas 2 não cumpriram com total êxito as provas.
Em jeito de conclusão, resta mais uma vez sublinhar o pragmatismo desta jornada. Um dia diferente do habitual, desde logo por ser descentralizada da capital baixo alentejana, por contar com pessoas diferentes e com diferentes saberes, e por ter existido o colóquio, resultando numa aprendizagem mais acessível, devido à motivação de todos.
_
Em baixo ficam disponíveis mais de 80 fotos de todo o dia, e alguns vídeos. Outros vídeos serão também colocados no blog oportunamente. Tiago Canário disponibilizará também algumas fotos. Podem deixar na caixa de comentários a vossa opinião acerca de toda esta acção de formação em Odemira.

4 Comments:

  1. Anónimo said...
    Parabéns, Dinis Gorjão.
    Este trabalho está simplesmente magnifico.
    Estou desejoso de ver o próximo.
    Saudações
    Alberto Helder
    Anónimo said...
    Nunca tinha visto nada assim,kero desde ja dar os meus parabens,ao conselho de arbitragem o magnifico trabalho k efectuaram,e a comissao tecnica,e numa pessoa k para mim e o expoente maximo da arbitragem do distrito de beja,o Albano Fialho.
    e do excelente apoio dado pelos arbitros do nacional,ao Dinis gorjao pela sua disponibilidade para ajudar os mais jovens k agora entraram.Muitos parabens por conseguirem juntar esta imensa familia da arbitragem.jorge fragoso
    Anónimo said...
    Excelente trabalho senhor jose gorjao...Continua assim, e divulga o nosso mundo para termos cada vez mais 'irmaos' neste mundo...o mundo da arbitragem como diz o nosso presidente.

    Abraço...Bruno Vieira
    Anónimo said...
    Foi uma excelente acção de formação. Parabens a todos, e claro ao Dinis Gorjão por este trabalho. Cèsar Leitão

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.