Oliveirense - Aves: Albano Fialho (Observador)
FPF - 2ª Divisão Série D
Oriental - Atlético: Tiago Canário
Torreense - Odivelas: Marco Trombinhas
Lagoa - Beira-Mar: Manuel Custódio (Observador)
Juniores 1ª Divisão Zona Sul
Farense - Nacional: Edgar Gaspar
Louletano - Belenenses: David Tomé (na foto)
Juvenis Série D
Imortal - Corroios: João Constantino
Futsal - 3ª Divisão Série D
Fabril - Atlético: José Teodósio (Observador)
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Desp. Beja - Serpa: José de Sá
Barrancos - Piense: Luís Diogo
Milfontes - Cabeça Gorda: Bruno Vieira
Vasco da Gama - Ferreirense: Luís Ralha
Aldenovense - Odemirense: Gonçalo Martins
São Marcos - Moura: César Leitão
Almodôvar - Despertar: Silvério Albino
Consulte todas as nomeações do próximo fim de semana aqui
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Paulo Paraty tem o apoio do grupo de árbitros internacionais portugueses na candidatura a presidente da APAF. A decisão foi tomada na terça-feira, num jantar convocado para o efeito.
Como possível adversário na corrida ao cargo, surge o nome de Luís Guilherme, que já tinha manifestado interesse em voltar a concorrer à liderança da associação de classe dos árbitros.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Já são conhecidos os nomes dos árbitros que vão dirigir os jogos das equipas portuguesas na segunda jornada da fase de grupos da Taça UEFA, agendada para 6 de Novembro.
O Benfica-Galatasaray vai contar com a arbitragem do inglês Martin Atkinson (na foto), que será acompanhado pelos compatriotas Peter Kirkup e Mo Matadar.
No Milan-Sp. Braga estará o dinamarquês, Peter Rasmussen, com os auxiliares Henrik Sonderby e Martin Wulff.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
O setubalense Venâncio Tomé ocupou a vaga deixada em aberto pelo árbitro assistente Paulo Januário no quadro de árbitros internacionais desta categoria. Oficial de operações de voo, Tomé tem 34 anos e costuma fazer equipa com Lucílio Baptista, sendo árbitro de desde a época de 1993/1994.
Paulo Januário continua a pertencer ao quadro de árbitros assistentes de 1.ª categoria mas há mais de um ano que não actua, tendo faltado à última acção de formação, o que lhe valeu uma repreensão por escrito da Comissão Disciplinar da Liga. Considerado há poucos anos o melhor árbitro assistente português e um dos melhores do mundo, Januário, que pertence à Associação de Futebol do Porto, nunca deu uma explicação para o seu auto-afastamento, ele que foi figura nuclear num dos processos que levaram o Boavista a ser despromovido à II Divisão.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS - in Record
Etiquetas: NOTÍCIAS
O arbitro internacional português Olegário Benquerença é um dos 38 juízes pré-seleccionados para o Campeonato do Mundo de 2010, que se disputa na África do Sul, de acordo com uma lista divulgada esta sexta-feira pela FIFA.
Todos os pré-seleccionados estiveram em vários seminários organizados pela FIFA, desde que o processo começou no final de 2006. O nome de Olegário Benquerença surge como primeiro na lista da UEFA.
Os critérios para a pré-selecção incluíram testes médicos, psicológicos, físicos e técnicos, bem como as prestações dos árbitros em jogos internacionais. O mesmo processo será usado para a selecção final, que deverá ocorrer no início de 2010.
O juiz de Leiria espera, obviamente, estar presente na prova e afirma que esta é uma «excelente notícia para a arbitragem portuguesa», que, sublinha, «está num nível elevado e nunca foi tão requisitada» a nível internacional.
«Esta pré-selecção foi feita em Janeiro de 2008 e resulta de um trabalho que a FIFA tem vindo a fazer desde 2006, a minha presença no Mundial de Sub-17 da Coreia, em 2007, por exemplo, já foi nesse âmbito, portanto, esta continuidade é uma questão natural», afirmou Benquerença.
Incluído num lote que «a FIFA entende como a elite, com uma qualidade elevada», o árbitro de Leiria admite que «o grupo é difícil e competitivo», ou seja, não será fácil sobressair. «Seria uma estupidez não fazer tudo para continuar, mas esta escolha não resulta apenas de um mérito pessoal, mas sim de um trabalho de equipa, com os assistentes que me têm acompanhado», disse Olegário Benquerença, concluindo que «o mérito é da arbitragem portuguesa».
Portugal não teve juízes no Mundial-2006 e no Euro-2008, a última competição internacional que contou com portugueses foi o Euro-2004, com a presença de Lucílio Baptista. «Desde 2002 que não temos um árbitro num Campeonato do Mundo, mas não é demasiado tempo, desde o Vítor Pereira até agora passou apenas um Mundial», analisou Benquerença. «Temos agora uma segunda oportunidade», acrescentou o leiriense.
Nomeações demonstram bom desempenho nas competições europeias
Um dos critérios de avaliação dos juízes será o desempenho nos jogos internacionais. Olegário Benquerença tem estado nas competições europeias e ainda esta semana foi escolhido para o Bayern Munique-Fiorentina, da Liga dos Campeões.
«As exibições internacionais têm corrido extremamente bem, como demonstram as nomeações, cada vez mais com jogos de grau elevado e com resultados positivos para mim e para a UEFA», considerou o árbitro português, admitindo que as partidas das competições europeias «são diferentes» das da Liga. «Desde logo, no ambiente fora e dentro de campo», argumentou, sem querer desenvolver a análise.
«A arbitragem portuguesa está num nível elevado, nunca foi tão requisitada a nível internacional», declarou Olegário Benquerença, numa análise às últimas nomeações e desempenhos dos juízes nacionais.
Por fim, o juiz afirmou que «esta é a arbitragem dos árbitros portugueses», que não se confunde com «processos marginais do futebol português, que se servem da arbitragem para proliferar».
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Conselho de Arbitragem congratula António Cardoso
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 17:13O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, reunido terça-feira, na Sede da FPF, deixou um voto de congratulação ao árbitro internacional português, António Cardoso, pelo seu desempenho no recente Campeonato do Mundo de Futsal Brasil-2008.
O órgão presidido por Carlos Esteves lembrou a "brilhante participação" do juiz luso - que apitou a partida das meias-finais da competição, entre os anfitriões (Brasil) e a Rússia - considerando que António Cardoso "prestigiou uma vez mais a arbitragem portuguesa e, por seu intermédio, a própria FPF".
Etiquetas: NOTÍCIAS
Mafra - Real: Tiago Canário - na foto
3ª Divisão Série F
Fabril - Quarteirense: Manuel Custódio (Observador)
Juniores 2ª Divisão Série D
Lusitano VRSA - Casa Pia: João Constantino
Int. Almansil - Seixal: Marco Trombinhas
Iniciados Série F
Moura - Juventude: João Constantino
Imortal - U. Montemor: David Tomé
Futsal 2ª Divisão Série B
Os Independentes - Ismailitas: José Teodósio (Observador)
3ª Divisão Série D
Vit. Setúbal - Quinta Conde: Mário Burrica (Observador)
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 1h00 da madrugada de Domingo, dia 26 de Outubro, passando para a meia-noite (00h00).
Etiquetas: NOTÍCIAS
Nomeações da 1ª Distrital
Serpa - Barrancos: Cristiano Bexiga
Piense - Milfontes: Jorge Aniceto
Cabeça Gorda - Vasco da Gama: Paulo Raposo
Ferreirense - Aldenovense: Ricardo Diogo
Odemirense - São Marcos: António Fernandes
Moura - Despertar: Dinis Gorjão
Consulte o comunicado oficial com todas as nomeações aqui.
ESLOVACO DIZ
ADEUS AOS 40 ANOS
O árbitro eslovaco Lubos Michel, que dirigiu a final da Taça UEFA ganha pelo FC Porto em 2003, colocou um ponto final na carreira, anunciou a Federação Eslovaca de Futebol (SFZ).
Segundo a SFZ, Lubos Michel, de 40 anos, terminou a carreira na arbitragem por motivos "profissionais e de saúde".
O árbitro eslovaco foi recentemente submetido a uma operação ao tendão, que o impediu de dirigir a 15 de Outubro o jogo entre as selecções da Bélgica e da Espanha, referentes ao Grupo 5 da zona europeia de qualificação para o Mundial 2010, na África do Sul.
Internacional desde 1994, Michel esteve presente nos Mundiais de 2002, na Coreia e no Japão, de 2006, na Alemanha, e nos Europeus de 2004 e 2008.
Lubos Michel dirigiu na época passada a final da Liga dos Campeões, que opôs no Estádio Luzhniki, em Moscovo, o Manchester United ao Chelsea. Os "red devils", onde alinham os portugueses Cristiano Ronaldo e Nani, acabaram por se sagrar campeões europeus de clubes, depois de baterem os "blues" no desempate por grandes penalidades.
Na sua carreira internacional, Lubos Michel dirigiu mais de 50 encontros das competições europeias, entre os quais a final da UEFA em 2003, ganha pelo FC Porto de José Mourinho ao Celtic (Escócia), em Sevilha.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: FOTOS
UEFA entusiasmada com árbitros-auxiliares adicionais
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 22:56Yvan Cornu, citado pelo diário desportivo espanhol Marca, adiantou que os árbitros participantes estã a gostar da ideia. «Os árbitros têm dito que até agora só têm visto vantagens», declarou. Na opinião do dirigente, com mais dois assistentes em campo «há um maior controlo da área de penalty, os árbitros sentem-se mais à vontade nos contra-ataques e há menos protestos».
«Os assistentes extras têm um efeito tranquilizador e preventivo e não afectam, de todo, o controlo de jogo. Não vimos aspectos negativos, nem nada que pudesse criar complicações e problemas», acrescentou Cornu.
A experiência vai continuar, introduzindo-se novas variantes, como por exemplo «em vez dos novos assistentes estarem em lados opostos, poderão surgir no mesmo lado. As normas não estão fixadas, vamos tentar tudo», explicou o chefe da comissão arbitral da UEFA.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Começou a 23 de Janeiro.
Obrigado a todos os que colaboram e ajudam o
Apito Bejense.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Já saiu o comunicado oficial da FPF com as Conclusões dos Cursos de Aperfeiçoamento, Actualização e Avaliação dos Árbitros e Observadores de Futsal.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: FOTOS
Olegário Benquerença foi nomeado para dirigir o P. Ferreira-Sporting, jogo da 6.ª jornada da Liga Sagres que se disputa no próximo domingo.
Sábado, a recepção do Benfica à Naval terá a arbitragem do portuense Rui Costa, enquanto que o FC Porto-Leixões será apitado por Paulo Baptista, de Portalegre.
Árbitros nomeados
Liga Sagres
Marítimo-Rio Ave, João Capela (Lisboa)
Nacional-V. Setúbal, Cosme Machado (Braga)
Trofense-Académica, Paulo Costa (Porto)
Sp. Braga-E. Amadora, Elmano Santos (Madeira)
Belenenses-V. Guimarães, Bruno Paixão (Setúbal)
Benfica-Naval, Rui Costa (Porto)
FC Porto-Leixões, Paulo Baptista (Portalegre)
P. Ferreira-Sporting, Olegário Benquerença (Leiria)
Liga Vitalis
Gondomar-Portimonense, André Gralha (Santarém)
Gil Vicente-Santa Clara, Vasco Santos (Porto)
Estoril-U. Leiria, Artur Soares Dias (Porto)
Sp. Covilhã-Freamunde, Lucílio Baptista (Setúbal)
Vizela-Beira Mar, Pedro Henriques (Lisboa)
Varzim-Feirense, Bruno Esteves (Setúbal)
Boavista-Oliveirense, Nuno Miguel Roque (Coimbra)
Aves-Olhanense, Pedro Proença (Lisboa)
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Michel Platini promoveu a ideia, testada em regime experimental no Europeu de Sub-20, e gostou do que viu:
"Não se transforma a arbitragem, porque o árbitro central continua a ter o poder de decisão, mas a experiência foi fantástica. Há mais dois pares de olhos que permitirão ter a certeza se a bola entrou ou não", disse Platini, que nunca se mostrou adepto do recurso à tecnologia, como por exemplo a implantação de um chip na bola, para desfazer dúvidas
Etiquetas: NOTÍCIAS
in Record
Cinco dos sete membros do Conselho de Arbitragem da FPF, em 2004, que foram pronunciados para um julgamento de 555 crimes de falsificação de documentos (alteração de notas dos árbitros), argumentaram que apenas tentavam contornar, com as suas actuações, um regulamento obsoleto e estabelecer critérios de justiça nas subidas e descidas de categoria dos árbitros que vigiavam, num ambiente de grande desconfiança em relação ao trabalho dos observadores-avaliadores. Nada disto, porém, convenceu o juiz Carlos Alexandre.
“Não há dúvida que isto que a gente faz não é a forma correcta de gerir, mas não há outra forma”, chega a desabafar, ao telefone, António Henriques ao seu colega Francisco Costa, ambos ex-conselheiros agora pronunciados. Os outros são Azevedo Duarte e Luís Nunes.
Sobre a figura central deste processo, o juiz de instrução considerou que, no desempenho das suas funções de presidente do Conselho de Arbitragem, “exerceu subjacentemente o papel de ‘coordenador’ e de ‘estratega’ de toda a actividade relacionada com a viciação das nomeações e classificações dos Árbitros e Observadores da FPF, e a quem todos os restantes arguidos envolvidos reportavam, cabendo-lhe, conforme resultou claramente da investigação, a ‘última palavra’ na viciação e falsificação da classificação final dos Árbitros e Observadores”. Sendo tudo isto “bem evidente”.
Pinto de Sousa “também assumiu que as classificações dos árbitros se faziam ao arrepio das disposições regulamentares de arbitragem, procurando justificar tais factos no completo descrédito que a actividade dos observadores merecia”, observou ainda Carlos Alexandre.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Em baixo fica o 1º teste da época.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: FOTOS
Etiquetas: FOTOS