Etiquetas: NOTÍCIAS
Benfica - Porto: Albano Fialho (Observador)
FPF - 1ª Eliminatória da Taça de Portugal
Etiquetas: NOMEAÇÕES
A estreia de Portugal no apuramento para o Mundial 2010, na África do Sul, acontece a 06 de Setembro (19:00), frente a Malta, em Ta'Qali, num jogo que será dirigido por Bernie Raymond Blom, que se estreia a arbitrar encontros de equipas portuguesas.
O árbitro holandês será coadjuvado pelos seus compatriotas Nicolaas Siebert e Sander Van Roekel, enquanto Hendrikus Nijhuis será o quarto árbitro.
Quatro dias depois (20:45), Portugal joga em Alvalade com a Dinamarca, com Howard Webb a liderar a equipa de arbitragem britânica, que conta também com Darren Cann e Michael Mullarkey (árbitros assistentes) e o quarto árbitro Martin Atkinson.
Esta será a segunda vez que Webb dirigirá um encontro da selecção AA portuguesa, depois de a 15 de Novembro de 2005 ter arbitrado o particular com a Irlanda do Norte (1-1).
Em 2006, Webb esteve no Portugal-França (0-1) do Europeu de sub-21, e, no ano seguinte, arbitrou o jogo entre Portugal e México (1-2), do Mundial de sub-20.
Na última temporada, o britânico arbitrou o encontro entre o FC Porto e o Schalke 04, no Dragão, que ditou o afastamento da equipa portuguesa nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Provas para os Árbitros Assistentes dos Árbitros dos Quadros Nacionais
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 21:32No próximo dia 6 de Setembro em Aljustrel o dia será de formação para todos os árbitros do distrito.
Teste do C.A. da A.F.B. - 1ª Categoria - 23/08/2008
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 21:16Etiquetas: NOTÍCIAS
"Aqui compram-se árbitros"
O árbitro continua a ser o mais desprotegido dos protagonistas do futebol. Tudo se explica até pelo facto de se considerar que nem deve ser protagonista. Há futebol sem árbitros mas o bom vinho não se bebe nas tascas. Sem os apitadores, o "association" seria apenas um alegre convívio que podia acabar mal. Com eles também em acção e as respectivas 17 leis, é um jogo apaixonante, sempre moderno, sempre avassalador.
Durante muitos anos, o árbitro vestiu de preto. O objectivo não era obter um bom contraste com as cores dos cartões. Vestiram-lhe apenas uma espécie de luto eterno e deram-lhe dois guarda-linhas da CP como auxiliares. Os três ficaram a ver passar os comboios durante muitos anos, subordinados aos diversos interesses e subjugados por dirigentes tão venéreos como a sífilis.
Felizmente os tempos mudaram. Alguns árbitros subiram à boca de cena e deixaram de ser figurantes. Pier Luigi Colina, por exemplo. A surpresa foi geral: afinal, o "homem de negro" podia acrescentar sal e pimenta aos ingredientes do espectáculo. Para espanto ainda maior, os árbitros começaram a falar - e logo se verificou que também eram seres pensantes.Cá pela terra, a revolução continua incipiente. Os últimos grandes árbitros portugueses - António Garrido (o ET), Carlos Valente e Vítor Pereira - não conseguiram ser consensuais. Nem podiam. Todos eles foram conotados com o clube A, B ou C. De todos eles se recordaram sobretudo os erros e não os acertos.
Há estudos que dizem que um árbitro tem, num jogo, uma percentagem de acerto acima de 95 por cento num total estúpido de decisões e de decisões não tomadas. Mas o que é que interessa a estatística quando o importante é discutir uma grande penalidade mal assinalada por um árbitro assistente que não auxiliou? Nada, apenas ruído.
Como o ridículo não mata, é sem espanto que se verifica que um jogo foi estragado e que a verdade desportiva foi adulterada porque um árbitro marcou uma grande penalidade que resultou num golo e na expulsão de um jogador. O pormenor aqui é o facto de o jogo estar resolvido, pois a equipa da casa vencia já por 3-0, e também o facto de, independentemente de ser penálti ou não, o cartão vermelho ter sido bem mostrado.
Não sei porque, no caso de que todos já sabem de que estou a falar, sem precisar de um esclarecimento de Octávio Machado, mestre neste tipo de ambiguidades, ninguém culpou o guarda-redes do Sporting de não ter defendido a grande penalidade! Obviamente que não. Porque, como repetiu Paulo Bento depois de dois frangos de Rui Patrício, na última época, o mais importante é "defender o jogador". Quanto ao árbitro, nem por isso. O que mais se agrava quando o próprio presidente dos árbitros desaparece de cena ao primeiro sinal de polémica, atirando para a boca do canhão o habitual peão de brega.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Início precoce
Nascido em Odense, a 28 de Outubro de 1965, Larsen arbitrou o seu primeiro encontro aos 16 anos, estreou-se na primeira divisão dinamarquesa em 1991 e recebeu as insígnias da FIFA em 1996. Ganhou experiência internacional a arbitrar jogos de apuramento para as competições dos escalões jovens e dirigiu jogos de todas as competições da UEFA, incluindo a extinta Taça dos Vencedores das Taças.
Habituado aos grandes jogos
Em 1998, dirigiu a final da Taça da Dinamarca entre o Brøndby IF e o FC København, sendo que no Verão seguinte esteve presente na Nigéria para arbitrar no Campeonato do Mundo de Sub-20. Este funcionário alfandegário, que também é um entusiástico jogador de ténis de mesa, marcou presença nos Jogos Olímpicos de Atenas e foi escolhido para dirigir um importante encontro da época 2004/05, mais concretamente a meia-final da Taça UEFA entre o AZ Alkmaar e o Sporting. Larsen, que é casado e pai de três filhos, manteve uma intensa actividade na época seguinte, tendo estado presente em Montevideu para dirigir o jogo de "play-off" de apuramento para o Campeonato do Mundo entre o Uruguai e a Austrália. Desde então, passou a ser presença habitual na UEFA Champions League, na Taça UEFA e no apuramento para o UEFA EURO 2008™.
Longa carreira
Com mais de sessenta jogos internacionais arbitrados ao longo da sua carreira, Claus Bo Larsen dirigiu três partidas da fase de grupos da última edição da UEFA Champions League e também esteve presente no encontro da primeira mão dos oitavos-de-final, entre o Arsenal FC e o AC Milan, assim como na primeira mão dos quartos-de-final, entre o Fenerbahçe SK e o Chelsea FC. O jogo de sexta-feira no Mónaco será a segunda visita de Larsen ao principado, pois, em 2004/05, o dinamarquês dirigiu o encontro da fase de grupos da UEFA Champions League, entre o AS Monaco FC e o Liverpool FC.
Jogos do Manchester
Esta será a terceira vez que Larsen vai dirigir um jogo do Manchester United. Em Março de 2003, o juiz teve a seu cargo o encontro entre os ingleses e o FC Basel 1893, a contar para a UEFA Champions League, antes de regressar a Old Trafford em Novembro do ano passado, para arbitrar o jogo entre o United e o Sporting, num ano em que a equipa de Cristiano Ronaldo e Nani conquistou o troféu. Em contraste, este será o primeiro encontro de Larsen com o Zenit. Na única deslocação que fez à Rússia, o dinamarquês dirigiu o jogo da fase de grupos da UEFA Champions League de 2006/07, entre o FC Spartak Moskva e o FC Internazionale Milano.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Teste dos Árbitros de 3ª Categoria (Zona Centro e Femininos)
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 14:28Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Internacional desde a época 2005/06, Jorge Sousa foi parar à arbitragem "sem querer" - como o próprio confessa -, desafiado por um amigo a inscrever-se no curso da AF Porto, de que, aliás, esteve quase a desistir. Mas não o fez e, aos 23 anos, já era árbitro dos Nacionais e líder do Núcleo de Vale do Sousa.
Na altura, o agora empresário no ramo das madeiras - começou como escriturário - jogava como defesa-direito nos Aliados do Lordelo, equipa onde Jaime Pacheco e José Mota mostraram talentos maiores. É no mesmo estádio que, de resto, Jorge Sousa se continua a treinar diariamente.
"Não acho que a minha última época tenha sido a melhor de sempre. A minha melhor época de sempre ainda está para chegar", declarou, numa recente entrevista a O JOGO, o árbitro que aponta tudo num bloco de notas, numa espécie de diário dos jogos, que vem dos tempos em que apitava as camadas jovens.
Com fama de disciplinador, explosivo e duro, detesta que falem da sua vida privada, embora já tenha confessado que entre os seus filmes preferidos está "Ben-Hur" e que a sua viagem de sonho seria ao... México.
José Ramalho e José Luís Melo seguem, ao que parece, Jorge Sousa para todo o lado. No fim-de-semana passado, os dois árbitros-assistentes ajudaram o árbitro de Lordelo a apitar o Olhanense-Estoril, da Liga Vitalis. Mas também na época passada fizeram equipa, precisamente no Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz, tendo então o quarto árbitro sido Bruno Paixão. Já na meia-final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, José Luís Melo tinha assistido Jorge Sousa.
Albano Fialho, da A.F.Beja, é o Observador nomeado para este importante jogo.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOTÍCIAS
Para os árbitros do CA da AFBeja a época arranca amanhã...
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 19:10Etiquetas: NOTÍCIAS
Constituição das equipas de Arbitragem de Beja nos Nacionais de Futebol
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 18:53Árbitro - Marco Trombinhas
Assistentes – Ricardo Cabecinha e António Coimbra
Suplente - Luís Cesário
Árbitro – Tiago Canário
Assistentes – Carlos Nilha e Rui Sesifredo
Suplente – André Baltazar
3ª Divisão
Árbitro – João Constantino
Assistentes – João Pereira e João Carlos Jacinto
Suplente - Jorge Fragoso
Árbitro – Edgar Gaspar
Assistentes – Luís Lameira e Dinis Gorjão
Árbitro – David Tomé
Assistentes – Aurélio Arsénio e José Lopes da Silva
Etiquetas: NOTÍCIAS
O Apito Bejense também vai ter direito a uma pausa de Verão.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOMEAÇÕES
O ADN de Carlos Xistra é uma dupla hélice igualzinha a todas as outras, mas pode ser representada nos compêndios de ciência com as cores verde e branca, já que toda a família deste pacato funcionário público é ou foi adepta do Sporting. O pai, já falecido, sublimou a pulsão pelos leões da capital como dirigente do principal emblema covilhanense e também como dirigente associativo em Castelo Branco. Rezam os registos familiares que o rebento é sócio do Sporting da Covilhã desde que nasceu e já recebeu, por isso, o emblema de prata e tudo.
Desportista que foi parar à arbitragem por influência de um amigo da família, o jovem Carlos começou por jogar futebol. A central, no GD Estação, emblema secundário da cidade serrana, e depois nos juniores do Sporting da Covilhã. Diz quem conhece que era "impetuoso", para não dizer pior, que tinha uma média de pelo menos um cartão por jogo e que não raras vezes foi expulso por causa dessa agressividade. O tal amigo da família, árbitro da III categoria, pode ter visto, no sector, um meio de refrear os ímpetos de leão do jovem, e, com 17/18 anos, era ver Carlos de apito na boca, a fazer aos outros o que não gostava que lhe fizessem a ele.
Menos mal que tomou o gosto à carreira e tem progredido de forma segura, como o atesta a promoção a internacional em Janeiro, mês de aniversário, e uma classificação em 2007/08 a meio da tabela.
Calmo, nada amigo de dar nas vistas, é na brincadeira com a filha de cinco anos que recarrega baterias da vida profissional - como responsável pelo economato do hospital central da Cova da Beira - e do "hobby" que abraçou, que agora lhe permite viajar bem para lá dos limites da serra: em Maio, esteve na Eslováquia a arbitrar encontros de um torneio Sub-18 e, mais recentemente, a mostrar serviço na Taça UEFA.
Nome: Carlos Miguel Taborda Xistra
Idade: 34 anos (02/01/1974)
Profissão: funcionário público
Associação: Castelo Branco
Início de actividade: 1992/93
Promoção à 1.ª categoria: 2000/01
Classificação em 2007/08: 7.º
Jogos na I Liga: 91
Etiquetas: NOTÍCIAS
No dia 6 de Setembro, a Selecção Nacional - Clube Portugal desloca-se a Ta'Qali para defrontar Malta no primeiro encontro da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo África do Sul2010. A partida, cujo início está marcado para as 20h00 (horas locais), será apitada pela equipa de arbitragem holandesa composta por Bernie Raymond Blom, Nicolaas Siebert e Sander Van Roekel (árbitros assistentes), e Hendrikus Nijhuis (como quarto árbitro).
Os juízes ingleses Howard Webb, Darren Cann e Michael Mullarkey (árbitros assistentes) [na foto] e o quarto árbitro Martin Atkinson serão responsáveis pela arbitragem do segundo encontro luso nesta fase inicial de apuramento. Portugal recebe a selecção da Dinamarca no Estádio José Alvalade, quatro dias depois de defrontar Malta (10 de Setembro), num encontro agendado para as 20h45.
Recorde-se que a Equipa das Quinas inicia a época 2008/2009 já no próximo dia 20 de Agosto (quarta-feira), com um jogo de preparação frente à formação das Ilhas Faroé.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOTÍCIAS
-
Conselho de Justiça remete para a Comissão Disciplinar processo que envolve Gondomar e Vizela
Etiquetas: NOTÍCIAS
Época 2008/09 tem o pontapé de saída oficial no sábado
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 18:18Carlos Xistra, lisonjeado com a confiança que nele depositaram, admite ter recebido a nomeação com muita satisfação. "Como é natural, recebi esta notícia com muita satisfação e estou muito contente pelo Conselho de Arbitragem depositar em mim toda a confiança para este jogo. Espero que as expectativas em torno do jogo se confirmem e que todos possam sair satisfeitos com o espectáculo, as equipas e, fundamentalmente, com a arbitragem", referiu em declarações ao Portal do Futebol.
No que toca às expectativas para a partida do próximo dia 16 de Agosto, o árbitro luso espera "que os adeptos desfrutem ao máximo a partida e que os jogadores façam tudo para ser um jogo digno de campeões. A adrenalina estará ao máximo por ser o primeiro jogo oficial, em que ambas as equipas querem ganhar e todos os adeptos querem festejar, por isso a equipa de arbitragem tudo fará para que seja um bom jogo, um bom espectáculo", explica.
O juiz albicastrense será coadjuvado pelos assistentes, José Braga (AF Portalegre) e Mário Dionísio (AF Setúbal), enquanto André Gralha (AF Santarém) será o quarto árbitro.
CARLOS XISTRA
Idade: 34 anos
Naturalidade: Covilhã
Associação: Castelo Branco
Profissão: Funcionário Público
Início de actividade: 1992/93
Promoção à 1ª categoria: 2000/01
Árbitro internacional desde: 2008
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Consulte o Plano de Formação de Início de Época 2008/2009 -> Actualizado.
* Programa das provas para os árbitros assistentes das provas nacionais.
* Futsal - Normas para Classificação de Árbitros
Saíram também as Normas para a Classificação dos Árbitros de Futsal. Não há novidades de realce.
Apenas destacar dois factos:
1º - "Os árbitros que não obtenham a pontuação exigida nos testes escritos e os tempos exigidos nas Provas Físicas, serão apenas penalizados nas respectivas provas, podendo realizar jogos". Conclusão: quem não tiver ambição de subida basta comparecer que apita!
2º - "Todos os árbitros serão Observados pelo menos duas vezes ao longo da Época". Tendo em conta que o Campeonato Distrital de Futsal apenas contará com 6 equipas dá um total de 30 jogos. Se o número de árbitros for superior às 2 dezenas o CA vai ter que ter uma ginástica considerável nas nomeações dos observadores, que são apenas dois - José Teodósio e Mário Burrica, para que todos os árbitros tenham o mínimo de classificação, esperando-se concerteza que no final não sejam apenas 4 os árbitros com classificação final como sucedeu em 2007/08.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Enquanto Soares Dias e Rosa Santos apontam Bruno Paixão como o mais qualificado para esta partida, Jorge Coroado e António Rola escolheriam Carlos Xistra (embora Jorge Coroado, refira-se, ache que o escolhido pelo Conselho de Arbitragem será Olegário Benquerença...).
Bruno Paixão foi o escolhido há um ano para liderar a equipa de arbitragem na Supertaça, ganha pelo Sporting ao FC Porto, por 1-0, e em que o juiz de Setúbal, de 34 anos, ficou mal na fotografia ao não assinalar um penálti a favor dos portistas, na sequência de um desvio da bola com o braço de Tonel.
Por sua vez, Carlos Xistra arbitrou na temporada passada o seu primeiro clássico da carreira iniciada em 1992/93, logo um Sporting-FC Porto, para o Campeonato, ganho também pelos leões, por 2-0. Um golo de Vukcevic em fora-de-jogo e duas expulsões por concretizar (de Liedson e Bruno Alves) foram os erros então apontados pelo Tribunal de O JOGO ao árbitro filiado na associação de Castelo Branco.
Bruno Paixão, internacional desde 2004, terminou a temporada passada no 6.º lugar do "ranking" de árbitros de primeira categoria, com 3,632 pontos, tendo Carlos Xistra concluído logo na posição seguinte (7.º), com os mesmos pontos. Este último, um funcionário público de 34 anos, adquiriu apenas no início deste ano o estatuto de internacional, tendo no passado dia 31 arbitrado um encontro para a Taça UEFA entre o Áustria de Viena e o FC Tobol, do Cazaquistão.
Para Jorge Coroado, Carlos Xistra é a escolha certa para o jogo da Supertaça. "É o mais independente e o melhor na aplicação das regras", declarou. "Tomando em consideração a amostra dos jogos de preparação, a moda é ter brilhantina no cabelo e um equipamento a condizer até com o apito", constatou, considerando Carlos Xistra aquele que está mais longe do "style" que agrada aos responsáveis pelas nomeações. O antigo árbitro internacional está, por isso, convencido de que a escolha do Conselho de Arbitragem da FPF recairá noutra pessoa. "O Olegário Benquerença esteve muito bem no Europeu a elevar placas de substituição e, por isso, é capaz de ser a aposta do Conselho de Arbitragem", ironizou.
Soares Dias"Paixão está rotinado"
No entender de Soares Dias, não são muitas as opções do Conselho de Arbitragem para o primeiro jogo oficial da temporada 2008/09. "Tendo em conta que, pelos regulamentos, a Federação não pode escolher nenhum árbitro das associações das equipas envolvidas, neste caso Lisboa e Porto, e que o usual, nestas circunstâncias, é optar por um juiz internacional, restam poucas alternativas: Carlos Xistra, Olegário Benquerença, Bruno Paixão e pouco mais", afirmou. Soares Dias tem, no entanto, preferência pelo juiz que apitou a Supertaça do ano passado: "O Paixão é mais rotinado nestes clássicos e aquele que melhor pode prestigiar o futebol."
Rosa Santos"O menos mau é o Paixão..."
"Bruno Paixão é o menos mau", considerou Rosa Santos, falando do jogo da Supertaça e mostrando-se bastante céptico relativamente ao que os actuais árbitros no activo podem fazer dentro das quatro linhas. "A teoria é boa; a prática e o material humano é que nem sempre correspondem", defendeu. "Hoje em dia, são quase todos formados, mas antes quem ia para árbitro normalmente tinha sido jogador. Tínhamos o cheiro do balneário, o que era importante", acrescentou. Para Rosa Santos, Paulo Baptista, da AF de Portalegre, e 12.º classificado na temporada passada, apesar de não ser internacional, é também uma escolha possível.
António Rola"Xistra tem qualidade"
António Rola defende a escolha de Carlos Xistra para a final da Supertaça. "Reúne todas as condições para o efeito", começou por dizer. "O ano passado apitou precisamente um Sporting-FC Porto, naquele que foi o seu primeiro clássico, e correu-lhe bem", defendeu. Para o antigo juiz, o funcionário público de Castelo Branco "já deu provas de qualidade". "É bem dotado fisicamente e está na altura de se afirmar", argumentou, lembrando que Xistra adquiriu o estatuto de internacional no início deste ano. Rola acha que Portugal não tem falta de bons árbitros, o que existe é, defende, "falta de suporte, ou seja, dirigentes com peso na arbitragem que sejam referência nacional internacional."
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
in http://www.futebolfinance.com/
Etiquetas: NOTÍCIAS
O árbitro Internacional Bruno Paixão, da A.F.Setúbal, foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da F.P.F. para dirigir o jogo particular Benfica - Inter de Milão a contar para a 1ª Edição da Eusébio Cup.
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Olegário Benquerença foi nomeado para dirigir a equipa de arbitragem lusa que apitará um jogo a contar para a primeira ronda da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A partida está agendada para dia 12 ou 13 de Agosto.
Nesta equipa de arbitragem seguem, também, José Cardinal e João Santos, na categoria de árbitros assistentes, e Pedro Henriques, como quarto árbitro.
Os árbitros lusos poderão encontrar equipas como a Fiorentina, Barcelona, Dínamo Kiev, Galatasaray ou Liverpool, estando automaticamente excluídos do encontro entre o Vitória de Guimarães e o FC Basileia, no dia 13 de Agosto, pelas 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques.
Pedro Proença será outro dos árbitros lusos a marcar presença numa partida da Liga dos Campeões, desta feita agendada para 26 ou 27 de Agosto e a contar para a segunda ronda da terceira pré-eliminatória da prova.
José Trigo, Sérgio Lacroix e João Capela, acompanharão o árbitro lisboeta, sendo que os dois primeiros seguem na condição de árbitros assistentes e o último como quarto árbitro.
Árbitros lusos na Taça UEFA
Na partida agendada para o dia 14 de Agosto, entre o VfB Stuttgart (Alemanha) e o Gyóri ETO FC (Hungria), a contar para a primeira ronda da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, Paulo Costa liderará a equipa de arbitragem composta por José Ramalho e Serafim Nogueira, como árbitros assistentes, e por Rui Costa, enquanto quarto árbitro.
Bruno Paixão, os árbitros auxiliares Bertino Miranda e Alfredo Braga, e o quarto árbitro Luís Reforço serão responsáveis pela arbitragem do encontro entre Hertha Berlin (Alemanha) e NK Liubliana (Eslovénia), a contar para a segunda ronda da segunda pré-eliminatória da prova. A partida está marcada para o dia 28 de Agosto.
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Datas previstas para o início das provas:
Campeonato Distrital da 1ª Divisão - inicio em 05/10/2008
Campeonato Distrital da 2ª Divisão Série "A" (08 Equipas) - inicio provável em 08/11/2008
Campeonato Distrital da 2ª Divisão Série "B" (09 Equipas) - inicio provável em 11/10/2008
Campeonato Distrital de Futsal (06 ou 07 Equipas) - inicio provável em 07/11/2008
Campeonato Distrital de Juniores "A" (12 Equipas) - inicio provável em 18/10/2008
Campeonato Distrital de Juvenis (14 Equipas) - inicio provável em 12/10/2008
Campeonato Distrital de Iniciados (14 Equipas) - inicio provável em 12/10/2008
Campeonato Distrital de Infantis (26 Equipas distribuídas por 3 séries) - inicio provável em 01/11/2008
Campeonato Distrital de Escolas (29 Equipas distribuídas por 3 séries) - inicio provável em 01/11/2008
Taça Distrito de Beja Seniores (29 Equipas)
Taça Distrito de Beja Futsal (06 ou 07 Equipas)
Taça Distrito de Beja Juniores "A" (12 Equipas)
Etiquetas: NOTÍCIAS
Jorge Sousa
Árbitro desde: 1993/94
Data de nascimento:_18/06/1975
Idade: 33 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Escriturário
Classificação em 2007/08: 1.º
Olegário Benquerença
Árbitro desde: 1989/90
Data de nascimento: 18/10/1969
Idade: 38 anos
Associação: AF Leiria
Profissão: Agente de seguros
Classificação em 2007/08: 2.º
Artur Soares Dias
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 14/07/1979
Idade: 29 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Consultor de recursos humanos
Classificação em 2007/08: 3.º
Duarte Gomes
Árbitro desde: 1991/92
Data de nascimento: 16/01/1973
Idade: 35 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 4.º
Pedro Proença
Árbitro desde: 1988/89
Data de nascimento: 3/11/1970
Idade: 37 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Director financeiro
Classificação em 2007/08: 5.º
Bruno Paixão
Árbitro desde: 1993/94
Data de nascimento: 18/05/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Engenheiro industrial
Classificação em 2007/08: 6.º
Carlos Xistra
Árbitro desde: 1992/93
Data de nascimento: 02/01/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Castelo Branco
Profissão: Funcionário público
Classificação em 2007/08: 7.º
Rui Silva
Árbitro desde: 1995/96
Data de nascimento: 13/08/1979
Idade: 28 anos
Associação: AF Vila Real
Profissão: Economista
Classificação em 2007/08: 8.º
Lucíclio Baptista
Árbitro desde: 1984/85
Data de nascimento: 26/04/1965
Idade: 43 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 9.º
Vasco Santos
Árbitro desde: 1997/98
Data de nascimento: 31/08/1976
Idade: 31 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Engenheiro
Classificação em 2007/08: 10.º
João Capela
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 07/08/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Supervisor da EMEL
Classificação em 2007/08: 11.º
Paulo Baptista
Árbitro desde: 1987/88
Data de nascimento: 19/12/1969
Idade: 38 anos
Associação: AF Portalegre
Profissão: Gerente de armazém
Classificação em 2007/08: 12.º
Cosme Machado
Árbitro desde: 1993/94
Data de nascimento: 10/12/1975
Idade: 32 anos
Associação: AF Braga
Profissão: Funcionário público
Classificação em 2007/08: 13.º
Luís Reforço
Árbitro desde: 1992/93
Data de nascimento: 01/08/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Técnico alfandegário
Classificação em 2007/08: 14.º
Hugo Miguel
Árbitro desde: 1995/96
Data de nascimento: 16/01/1977
Idade: 31 anos
Associação: Lisboa
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 15.º
Marco Ferreira
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 08/08/1977
Idade: 31 anos
Associação: AF Madeira
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 16.º
João Ferreira
Árbitro desde: 1988/89
Data de nascimento: 25/09/1967
Idade: 40 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Engenheiro militar
Classificação em 2007/08: 17.º
Rui Costa
Árbitro desde: 1994/95
Data de nascimento: 10/06/1976
Idade: 32 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Professor de Educação Física
Classificação em 2007/08: 18.º
Paulo Costa
Árbitro desde: 1985/86
Data de nascimento: 02/12/1964
Idade: 43 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Gestor de empresas
Classificação em 2007/08: 19.º
Pedro Henriques
Árbitro desde: 1990/91
Data de nascimento: 26/09/1965
Idade: 42 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Oficial do Exército
Classificação em 2007/08: 20.º
Elmano Santos
Árbitro desde: 1986/87
Data de nascimento: 22/05/1966
Idade: 42 anos
Associação: AF Madeira
Profissão: Professor de Educação Física
Classificação em 2007/08: 21.º
Andre Gralha
Árbitro desde: 1992/93
Data de nascimento: 06/05/1976
Idade: 32 anos
Associação: AF Santarém
Profissão: Funcionário de armazém
Classificação em 2007/08: 22.º
Nuno Roque
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 29/03/1979
Idade: 29 anos
Associação: AF Coimbra
Profissão: Estudante
Época 2007/08: 2.ª categoria
António Costa
Árbitro desde: 1997/98
Data de nascimento: 05/07/1971
Idade: 37 anos
Associação: AF Aveiro
Profissão: Funcionário dos CTT
Época 2007/08: 2.ª categoria
Bruno Esteves
Árbitro desde: 1995/96
Data de nascimento: 27/11/1977
Idade: 30 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Gestor de stocks
Época 2007/08: 2.ª categoria
Etiquetas: NOTÍCIAS
Curso de Aperfeiçoamento de Árbitros da 3ª Categoria arranca hoje
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 11:15Etiquetas: NOTÍCIAS
Veja aos 50 segundos do filme um árbitro bastante corajoso...
Etiquetas: Vídeos
Etiquetas: NOTÍCIAS
Etiquetas: NOTÍCIAS
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: José Ramalho/José Melo
Olhanense-Santa Clara
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Pais António/Valter Pereira
Oliveirense-Estoril
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Tomás Santos/Paulo Vieira
Leiria-Varzim
Assistentes: Paulo Ramos/Rodrigo Pereira
Boavista-Covilhã
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: Luís Tavares/José Braga
Aves-Freamunde
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: Venâncio Tomé/Mário Dionísio
Gil Vicente-Portimonense
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: Celso Pereira/Paulo Soares
Beira-mar-Gondomar
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)
Assistentes: Sérgio Lacroix/Nélson Moniz
Etiquetas: NOMEAÇÕES
Em Almodôvar os árbitros já preparam a nova época (II)
0 comentários Publicada por Dinis Gorjão à(s) 00:19Etiquetas: FOTOS