A FPF já emitiu o comunicado com a tradução para português das Alterações às Leis de Jogo de Futsal.

Nomeações LPFP e FPF dos elementos do CA da AFBeja:
LPFP - Liga Sagres
Benfica - Porto: Albano Fialho (Observador)

FPF - 1ª Eliminatória da Taça de Portugal
Farense - Torre Moncorvo: David Tomé
Messinense - Praiense: Marco Trombinhas

Holandês e inglês apitam Portugal

O holandês Bernie Raymond Blom e o britânico Howard Webb (na foto) foram nomeados para arbitrar os jogos de Portugal com Malta e Dinamarca, de apuramento para o Mundial2010, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.
A estreia de Portugal no apuramento para o Mundial 2010, na África do Sul, acontece a 06 de Setembro (19:00), frente a Malta, em Ta'Qali, num jogo que será dirigido por Bernie Raymond Blom, que se estreia a arbitrar encontros de equipas portuguesas.
O árbitro holandês será coadjuvado pelos seus compatriotas Nicolaas Siebert e Sander Van Roekel, enquanto Hendrikus Nijhuis será o quarto árbitro.
Quatro dias depois (20:45), Portugal joga em Alvalade com a Dinamarca, com Howard Webb a liderar a equipa de arbitragem britânica, que conta também com Darren Cann e Michael Mullarkey (árbitros assistentes) e o quarto árbitro Martin Atkinson.
Esta será a segunda vez que Webb dirigirá um encontro da selecção AA portuguesa, depois de a 15 de Novembro de 2005 ter arbitrado o particular com a Irlanda do Norte (1-1).
Em 2006, Webb esteve no Portugal-França (0-1) do Europeu de sub-21, e, no ano seguinte, arbitrou o jogo entre Portugal e México (1-2), do Mundial de sub-20.
Na última temporada, o britânico arbitrou o encontro entre o FC Porto e o Schalke 04, no Dragão, que ditou o afastamento da equipa portuguesa nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Tiago Canário e Albano Fialho, com a Funcionária do Conselho de Arbitragem - Carla, atrás.

Em pleno Agosto os árbitros testaram a sua forma física depois das férias.

Decorreram no passado sábado as habituais provas de início de época para os árbitros assistentes que vão acompanhar os árbitros dos quadros nacionais.
Estiveram presentes: André Baltasar, Aurélio Arsénio, Dário Dias, Dinis Gorjão, João Jacinto, João Pereira, Jorge Fragoso, José Silva, Luís Cesário, Luís Lameira, Rui Sesifredo. Deste lote apenas João Jacinto e Jorge Fragoso não alcançaram aptidão nas provas físicas.
Relativamente aos testes escritos ainda não são conhecidos os resultados.

No próximo dia 6 de Setembro em Aljustrel o dia será de formação para todos os árbitros do distrito.

Crónica de um Jornalista que costuma acompanhar a arbitragem nacional. Podem vê-lo na foto a dialogar com Vítor Pereira no Estágio de Melgaço. O título da última crónica foi:


"Aqui compram-se árbitros"
A pressão sobre a arbitragem portuguesa é pública e notória. Com 77 elementos no seu plantel - entre árbitros e árbitros assistentes - e um orçamento mínimo de 3 milhões de euros, a 33.ª equipa das Ligas profissionais está exposta a raios gama, infravermelhos, laser e mesmo a ataques químicos. A fórmula para o conseguir, aliás, é conhecida: "Quem não chora, não mama + Os Fins Justificam os Meios".
O árbitro continua a ser o mais desprotegido dos protagonistas do futebol. Tudo se explica até pelo facto de se considerar que nem deve ser protagonista. Há futebol sem árbitros mas o bom vinho não se bebe nas tascas. Sem os apitadores, o "association" seria apenas um alegre convívio que podia acabar mal. Com eles também em acção e as respectivas 17 leis, é um jogo apaixonante, sempre moderno, sempre avassalador.
Durante muitos anos, o árbitro vestiu de preto. O objectivo não era obter um bom contraste com as cores dos cartões. Vestiram-lhe apenas uma espécie de luto eterno e deram-lhe dois guarda-linhas da CP como auxiliares. Os três ficaram a ver passar os comboios durante muitos anos, subordinados aos diversos interesses e subjugados por dirigentes tão venéreos como a sífilis.
Felizmente os tempos mudaram. Alguns árbitros subiram à boca de cena e deixaram de ser figurantes. Pier Luigi Colina, por exemplo. A surpresa foi geral: afinal, o "homem de negro" podia acrescentar sal e pimenta aos ingredientes do espectáculo. Para espanto ainda maior, os árbitros começaram a falar - e logo se verificou que também eram seres pensantes.Cá pela terra, a revolução continua incipiente. Os últimos grandes árbitros portugueses - António Garrido (o ET), Carlos Valente e Vítor Pereira - não conseguiram ser consensuais. Nem podiam. Todos eles foram conotados com o clube A, B ou C. De todos eles se recordaram sobretudo os erros e não os acertos.
Há estudos que dizem que um árbitro tem, num jogo, uma percentagem de acerto acima de 95 por cento num total estúpido de decisões e de decisões não tomadas. Mas o que é que interessa a estatística quando o importante é discutir uma grande penalidade mal assinalada por um árbitro assistente que não auxiliou? Nada, apenas ruído.
Como o ridículo não mata, é sem espanto que se verifica que um jogo foi estragado e que a verdade desportiva foi adulterada porque um árbitro marcou uma grande penalidade que resultou num golo e na expulsão de um jogador. O pormenor aqui é o facto de o jogo estar resolvido, pois a equipa da casa vencia já por 3-0, e também o facto de, independentemente de ser penálti ou não, o cartão vermelho ter sido bem mostrado.
Não sei porque, no caso de que todos já sabem de que estou a falar, sem precisar de um esclarecimento de Octávio Machado, mestre neste tipo de ambiguidades, ninguém culpou o guarda-redes do Sporting de não ter defendido a grande penalidade! Obviamente que não. Porque, como repetiu Paulo Bento depois de dois frangos de Rui Patrício, na última época, o mais importante é "defender o jogador". Quanto ao árbitro, nem por isso. O que mais se agrava quando o próprio presidente dos árbitros desaparece de cena ao primeiro sinal de polémica, atirando para a boca do canhão o habitual peão de brega.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS

Bo Larsen na Supertaça Europeia

O dinamarquês Claus Bo Larsen foi escolhido para dirigir o encontro da SuperTaça Europeia entre o Manchester United FC e o FC Zenit St. Petersburg, que vai ter lugar no Stade Louis II, no Mónaco. O árbitro de 42 anos será acompanhado pelos árbitros assistentes e compatriotas Henrik Sonderby e Anders Norrestrand, enquanto Nicolai Vollquartz vai desempenhar as funções de quarto árbitro.

Início precoce
Nascido em Odense, a 28 de Outubro de 1965, Larsen arbitrou o seu primeiro encontro aos 16 anos, estreou-se na primeira divisão dinamarquesa em 1991 e recebeu as insígnias da FIFA em 1996. Ganhou experiência internacional a arbitrar jogos de apuramento para as competições dos escalões jovens e dirigiu jogos de todas as competições da UEFA, incluindo a extinta Taça dos Vencedores das Taças.

Habituado aos grandes jogos

Em 1998, dirigiu a final da Taça da Dinamarca entre o Brøndby IF e o FC København, sendo que no Verão seguinte esteve presente na Nigéria para arbitrar no Campeonato do Mundo de Sub-20. Este funcionário alfandegário, que também é um entusiástico jogador de ténis de mesa, marcou presença nos Jogos Olímpicos de Atenas e foi escolhido para dirigir um importante encontro da época 2004/05, mais concretamente a meia-final da Taça UEFA entre o AZ Alkmaar e o Sporting. Larsen, que é casado e pai de três filhos, manteve uma intensa actividade na época seguinte, tendo estado presente em Montevideu para dirigir o jogo de "play-off" de apuramento para o Campeonato do Mundo entre o Uruguai e a Austrália. Desde então, passou a ser presença habitual na UEFA Champions League, na Taça UEFA e no apuramento para o UEFA EURO 2008™.

Longa carreira
Com mais de sessenta jogos internacionais arbitrados ao longo da sua carreira, Claus Bo Larsen dirigiu três partidas da fase de grupos da última edição da UEFA Champions League e também esteve presente no encontro da primeira mão dos oitavos-de-final, entre o Arsenal FC e o AC Milan, assim como na primeira mão dos quartos-de-final, entre o Fenerbahçe SK e o Chelsea FC. O jogo de sexta-feira no Mónaco será a segunda visita de Larsen ao principado, pois, em 2004/05, o dinamarquês dirigiu o encontro da fase de grupos da UEFA Champions League, entre o AS Monaco FC e o Liverpool FC.

Jogos do Manchester
Esta será a terceira vez que Larsen vai dirigir um jogo do Manchester United. Em Março de 2003, o juiz teve a seu cargo o encontro entre os ingleses e o FC Basel 1893, a contar para a UEFA Champions League, antes de regressar a Old Trafford em Novembro do ano passado, para arbitrar o jogo entre o United e o Sporting, num ano em que a equipa de Cristiano Ronaldo e Nani conquistou o troféu. Em contraste, este será o primeiro encontro de Larsen com o Zenit. Na única deslocação que fez à Rússia, o dinamarquês dirigiu o jogo da fase de grupos da UEFA Champions League de 2006/07, entre o FC Spartak Moskva e o FC Internazionale Milano.
in uefa.com

Cartoon


Jorge Sousa de bloco na mão

Jorge Sousa vai dirigir, no próximo sábado, na Luz, o quarto clássico da sua carreira. E todos envolveram o Benfica, tendo o primeiro deles ocorrido há pouco mais de ano e meio, a 1 de Dezembro de 2006, quando os encarnados foram a Alvalade arrancar uma vitória por 2-0, para o Campeonato. O árbitro de Lordelo, concelho de Paredes, de 33 anos, volta, pois, a ser aposta de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, para jogos de alta tensão - agora um Benfica-FC Porto -, ou não tivesse ele sido considerado o melhor árbitro nacional da época passada.
Internacional desde a época 2005/06, Jorge Sousa foi parar à arbitragem "sem querer" - como o próprio confessa -, desafiado por um amigo a inscrever-se no curso da AF Porto, de que, aliás, esteve quase a desistir. Mas não o fez e, aos 23 anos, já era árbitro dos Nacionais e líder do Núcleo de Vale do Sousa.
Na altura, o agora empresário no ramo das madeiras - começou como escriturário - jogava como defesa-direito nos Aliados do Lordelo, equipa onde Jaime Pacheco e José Mota mostraram talentos maiores. É no mesmo estádio que, de resto, Jorge Sousa se continua a treinar diariamente.
"Não acho que a minha última época tenha sido a melhor de sempre. A minha melhor época de sempre ainda está para chegar", declarou, numa recente entrevista a O JOGO, o árbitro que aponta tudo num bloco de notas, numa espécie de diário dos jogos, que vem dos tempos em que apitava as camadas jovens.
Com fama de disciplinador, explosivo e duro, detesta que falem da sua vida privada, embora já tenha confessado que entre os seus filmes preferidos está "Ben-Hur" e que a sua viagem de sonho seria ao... México.
O mesmo trio
José Ramalho e José Luís Melo seguem, ao que parece, Jorge Sousa para todo o lado. No fim-de-semana passado, os dois árbitros-assistentes ajudaram o árbitro de Lordelo a apitar o Olhanense-Estoril, da Liga Vitalis. Mas também na época passada fizeram equipa, precisamente no Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz, tendo então o quarto árbitro sido Bruno Paixão. Já na meia-final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, José Luís Melo tinha assistido Jorge Sousa.

Albano é o observador
Albano Fialho, da A.F.Beja, é o Observador nomeado para este importante jogo.

Arrancam este fim de semana as competições nacionais de futebol, profissional e amador. Até Junho a bola vai rolar. Para 1º fim de semana observam-se as seguintes nomeações de elementos da A.F.Beja.

LPFP - Liga Sagres
E.Amadora - Académica: Albano Fialho

FPF - 3ª Divisão Série F
Quarteirense - Juventude de Évora: Edgar Gaspar



Enquanto não existe tradução completa dos textos referentes as alterações das Leis de Jogo de Futsal, de Inglês para Portugues, aqui ficam em primeira mão as Alterações no indice das Leis de Jogo, descritas agora de 1 a 17, substtuindo a ordenação de 1 a 18. Esperamos em breve a tradução especifica de cada Lei de Jogo, que possivelmente está a ser feita, pelos tradutores da FPF.
Informação de José Teodósio.

...pelas 9 horas no Estádio Fernando Mamede com a realização das provas físicas.
Em seguida, pelas 11 horas, o habitual teste escrito já com as alterações às Leis de Jogo incluídas.
Por fim o almoço.
Vai ser a primeira aparição do novo elenco do Conselho de Arbitragem aos seus árbitros.
Estas provas são para os árbitros assistentes dos árbitros dos nacionais [ver post anterior].

2ª Divisão
Árbitro - Marco Trombinhas
Assistentes – Ricardo Cabecinha e António Coimbra
Suplente - Luís Cesário

Árbitro – Tiago Canário
Assistentes – Carlos Nilha e Rui Sesifredo
Suplente – André Baltazar

3ª Divisão
Árbitro – João Constantino
Assistentes – João Pereira e João Carlos Jacinto
Suplente - Jorge Fragoso

Árbitro – Edgar Gaspar
Assistentes – Luís Lameira e Dinis Gorjão

Árbitro – David Tomé
Assistentes – Aurélio Arsénio e José Lopes da Silva
Suplente - Dário Dias

notícia Rádio Pax
sujeita a confirmação

De volta no dia 23 de Agosto



O Apito Bejense também vai ter direito a uma pausa de Verão.
Daqui a uma semana estará de volta ao ritmo normal.
Até já!

NO BRASIL DE 30 SETEMBRO A 19 OUTUBRO


O árbitro António Cardoso foi nomeado pela FIFA para integrar os quadros do Campeonato do Mundo de Futsal que se realiza no Brasil de 30 de Setembro a 19 de Outubro. O juiz português mais internacional de sempre torna-se no primeiro representante nacional a participar na prova, sendo um dos 8 árbitros da UEFA a figurar entre os 32 que estarão em competição.António Cardoso conta com 176 jogos internacionais, entre os quais duas finais da UEFA Futsal Cup e a final do Campeonato da Europa que no ano passado se disputou no nosso país. De salientar ainda que o juiz de Coimbra é o único português que esteve em quatro Europeus (2001, 2003, 2005 e 2007).
in Record

Há leões na serra? Há, sim senhor, desde que o Sporting da Covilhã é Sporting da Covilhã. E há-os famosos? Também, desde que Carlos Xistra se tornou árbitro da primeira categoria, primeiro, e internacional português, depois. Aos 34 anos, o covilhanense que pertence à Associação de Futebol de Castelo Branco, de acordo com a distribuição regional do futebol nacional, tem acumulado marcas "históricas" para a região beirã, que tem nele o primeiro árbitro de topo e internacional nascido por aquelas bandas.
O ADN de Carlos Xistra é uma dupla hélice igualzinha a todas as outras, mas pode ser representada nos compêndios de ciência com as cores verde e branca, já que toda a família deste pacato funcionário público é ou foi adepta do Sporting. O pai, já falecido, sublimou a pulsão pelos leões da capital como dirigente do principal emblema covilhanense e também como dirigente associativo em Castelo Branco. Rezam os registos familiares que o rebento é sócio do Sporting da Covilhã desde que nasceu e já recebeu, por isso, o emblema de prata e tudo.
Desportista que foi parar à arbitragem por influência de um amigo da família, o jovem Carlos começou por jogar futebol. A central, no GD Estação, emblema secundário da cidade serrana, e depois nos juniores do Sporting da Covilhã. Diz quem conhece que era "impetuoso", para não dizer pior, que tinha uma média de pelo menos um cartão por jogo e que não raras vezes foi expulso por causa dessa agressividade. O tal amigo da família, árbitro da III categoria, pode ter visto, no sector, um meio de refrear os ímpetos de leão do jovem, e, com 17/18 anos, era ver Carlos de apito na boca, a fazer aos outros o que não gostava que lhe fizessem a ele.
Menos mal que tomou o gosto à carreira e tem progredido de forma segura, como o atesta a promoção a internacional em Janeiro, mês de aniversário, e uma classificação em 2007/08 a meio da tabela.
Calmo, nada amigo de dar nas vistas, é na brincadeira com a filha de cinco anos que recarrega baterias da vida profissional - como responsável pelo economato do hospital central da Cova da Beira - e do "hobby" que abraçou, que agora lhe permite viajar bem para lá dos limites da serra: em Maio, esteve na Eslováquia a arbitrar encontros de um torneio Sub-18 e, mais recentemente, a mostrar serviço na Taça UEFA.

Nome: Carlos Miguel Taborda Xistra
Idade: 34 anos (02/01/1974)
Profissão: funcionário público
Associação: Castelo Branco
Início de actividade: 1992/93
Promoção à 1.ª categoria: 2000/01
Classificação em 2007/08: 7.º
Jogos na I Liga: 91

Já são conhecidos os nomes dos juízes responsáveis pelos jogos que Portugal disputará diante de Malta e Dinamarca, a contar para o apuramento do Campeonato do Mundo África do Sul2010.
No dia 6 de Setembro, a Selecção Nacional - Clube Portugal desloca-se a Ta'Qali para defrontar Malta no primeiro encontro da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo África do Sul2010. A partida, cujo início está marcado para as 20h00 (horas locais), será apitada pela equipa de arbitragem holandesa composta por Bernie Raymond Blom, Nicolaas Siebert e Sander Van Roekel (árbitros assistentes), e Hendrikus Nijhuis (como quarto árbitro).
Os juízes ingleses Howard Webb, Darren Cann e Michael Mullarkey (árbitros assistentes) [na foto] e o quarto árbitro Martin Atkinson serão responsáveis pela arbitragem do segundo encontro luso nesta fase inicial de apuramento. Portugal recebe a selecção da Dinamarca no Estádio José Alvalade, quatro dias depois de defrontar Malta (10 de Setembro), num encontro agendado para as 20h45.
Recorde-se que a Equipa das Quinas inicia a época 2008/2009 já no próximo dia 20 de Agosto (quarta-feira), com um jogo de preparação frente à formação das Ilhas Faroé.

in fpf

PEDRO PROENÇA É O PRIMEIRO A ENTRAR EM ACÇÃO


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou hoje quem será os árbitros que estarão presentes no próximo fim-de-semana na primeira jornada da segunda fase da Taça da Liga. Pedro Proença, de Lisboa, é o primeiro árbitro a entrar em acção, no sábado às 16 horas, no Paços de Ferreira-Estrela da Amadora.
(Clique na imagem para ampliar)

INICIATIVA TOMADA POR UNANIMIDADE

Os membros do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiram pedir ao presidente da Assembleia Geral do organismo a marcação urgente de eleições para o órgão.
"Por unanimidade, os membros do Conselho de Justiça decidiram pedir ao presidente da Assembleia Geral da FPF a convocação urgente de novas eleições", revelou o vice-presidente do CJ, Elísio Amorim.
-
-

Conselho de Justiça remete para a Comissão Disciplinar processo que envolve Gondomar e Vizela
O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu hoje enviar para a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes o processo que envolve o Gondomar e o Vizela, relacionado com o caso Apito Dourado. A decisão foi tomada na primeira reunião do órgão jurisdicional da FPF após o polémico encontro de 4 de Julho, tendo servido para analisar processos que tinham ficado pendentes. Em causa, entre outros, estavam os processos de Gondomar e Vizela sobre manipulação de resultados e ao CJ abriam-se duas possibilidades: reenviar os processos para a Comissão Disciplinar da Liga ou o Conselho de Disciplina da FPF a analisar os casos. Caso venham a ser condenados, Gondomar e Vizela podem ser despromovidos à II Divisão (terceiro escalão nacional), abrindo caminho para o regresso à Liga Vitalis de Fátima e Penafiel, os dois clubes que desceram na última temporada à II Divisão. A 4 de Julho, o CJ analisou os recursos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e do Boavista no âmbito do processo Apito Final, mas a reunião decorreu de forma atribulada e terminou com a suspensão preventiva do seu presidente, Gonçalves Pereira. Na ausência deste e do vice-presidente, Elísio Amorim, e já na madrugada de 5 de Julho, o CJ decidiu não dar provimento aos recursos e confirmou a descida de divisão do Boavista, por coacção sobre árbitros, e a suspensão de dois anos de Pinto da Costa, por tentativa de corrupção, decididas em primeira instância pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes.


Carlos Xistra foi o escolhido

O árbitro internacional português, Carlos Xistra (AF Castelo Branco), vai dirigir o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, entre o FC Porto e o Sporting, que terá lugar no próximo sábado (16 de Agosto), pelas 20h45, no Estádio Algarve.
Carlos Xistra, lisonjeado com a confiança que nele depositaram, admite ter recebido a nomeação com muita satisfação. "Como é natural, recebi esta notícia com muita satisfação e estou muito contente pelo Conselho de Arbitragem depositar em mim toda a confiança para este jogo. Espero que as expectativas em torno do jogo se confirmem e que todos possam sair satisfeitos com o espectáculo, as equipas e, fundamentalmente, com a arbitragem", referiu em declarações ao Portal do Futebol.
No que toca às expectativas para a partida do próximo dia 16 de Agosto, o árbitro luso espera "que os adeptos desfrutem ao máximo a partida e que os jogadores façam tudo para ser um jogo digno de campeões. A adrenalina estará ao máximo por ser o primeiro jogo oficial, em que ambas as equipas querem ganhar e todos os adeptos querem festejar, por isso a equipa de arbitragem tudo fará para que seja um bom jogo, um bom espectáculo", explica.
O juiz albicastrense será coadjuvado pelos assistentes, José Braga (AF Portalegre) e Mário Dionísio (AF Setúbal), enquanto André Gralha (AF Santarém) será o quarto árbitro.

CARLOS XISTRA
Idade: 34 anos
Naturalidade: Covilhã
Associação: Castelo Branco
Profissão: Funcionário Público
Início de actividade: 1992/93
Promoção à 1ª categoria: 2000/01
Árbitro internacional desde: 2008
in fpf.pt

Chumbos na 1ª Categoria

A notícia foi avançada pelo Arbifute e requer ainda de confirmação oficial.
Um árbitro e oito árbitros assistentes tiraram negativa no primeiro teste de avaliação dos árbitros que decorreu em Melgaço.
Árbitro: Augusto Costa
Árbitros Assistentes: João Santos, Serafim Nogueira, Luís Marcelino, António Godinho, Jorge Cruz, Carlos Pereira, Fernando Pereira, António Vilaça.

Em comunicado oficial o Conselho de Arbitragem da A.F.Beja apresentou a sua composição bem como os pelouros que cada elemento terá a seu cargo.
Para surpresa de alguns Carlos Vidonho acabou por não continuar na estrutura, pese embora o seu nome tenha sido anunciado na Assembleia Geral da AFB de 9 de Junho, o mesmo acabou por não tomar posse, sendo que Nuno Vão, na altura indicado como 1º suplente, avançou para o lugar de Vogal.
Posto isto, há a referir a entrada de «sangue novo» na arbitragem bejense, para além de um novo Vice Presidente, António Paulino (ex-árbitro de 3ª Categoria Nacional e ex-Observador de 2ª Categoria Nacional), o CA conta também com Francisco Amândio (ex-árbitro distrital), José Vieira (já tinha feito parte do CA da AFBeja entre 2003 e 2005) e o já supracitado Nuno Vão, o único desconhecido dos árbitros.
Para consultar a composição e os pelouros do CA clique na imagem.





Consulte o Plano de Formação de Início de Época 2008/2009 -> Actualizado.




* Programa das provas para os árbitros assistentes das provas nacionais.
9h00 - Provas Físicas no Complexo Desportivo Fernando Mamede - Beja
11h00 - Provas Escritas sobre o livro de Leis Versão 2008 FPF [para quem ainda não fez o download ver barra lateral do Blog] - Instalações da A.F.Beja
13h00 - Almoço

* Futsal - Normas para Classificação de Árbitros
Saíram também as Normas para a Classificação dos Árbitros de Futsal. Não há novidades de realce.
Apenas destacar dois factos:
1º -
"Os árbitros que não obtenham a pontuação exigida nos testes escritos e os tempos exigidos nas Provas Físicas, serão apenas penalizados nas respectivas provas, podendo realizar jogos". Conclusão: quem não tiver ambição de subida basta comparecer que apita!
2º - "Todos os árbitros serão Observados pelo menos duas vezes ao longo da Época". Tendo em conta que o Campeonato Distrital de Futsal apenas contará com 6 equipas dá um total de 30 jogos. Se o número de árbitros for superior às 2 dezenas o CA vai ter que ter uma ginástica considerável nas nomeações dos observadores, que são apenas dois - José Teodósio e Mário Burrica, para que todos os árbitros tenham o mínimo de classificação, esperando-se concerteza que no final não sejam apenas 4 os árbitros com classificação final como sucedeu em 2007/08.

Bruno Paixão ou Carlos Xistra são os preferidos do Tribunal de O JOGO para liderar a equipa de arbitragem do jogo de arranque oficial da temporada, o FC Porto-Sporting, que terá lugar no Estádio Algarve, sábado próximo. A nomeação será hoje tornada pública pelo Conselho de Arbitragem da FPF, liderado por Carlos Alberto Esteves, sendo certo que, por imposição regulamentar, o juiz escolhido não será nem do Porto nem de Lisboa, por serem as zonas de influência das duas equipas em competição.
Enquanto Soares Dias e Rosa Santos apontam Bruno Paixão como o mais qualificado para esta partida, Jorge Coroado e António Rola escolheriam Carlos Xistra (embora Jorge Coroado, refira-se, ache que o escolhido pelo Conselho de Arbitragem será Olegário Benquerença...).
Bruno Paixão foi o escolhido há um ano para liderar a equipa de arbitragem na Supertaça, ganha pelo Sporting ao FC Porto, por 1-0, e em que o juiz de Setúbal, de 34 anos, ficou mal na fotografia ao não assinalar um penálti a favor dos portistas, na sequência de um desvio da bola com o braço de Tonel.
Por sua vez, Carlos Xistra arbitrou na temporada passada o seu primeiro clássico da carreira iniciada em 1992/93, logo um Sporting-FC Porto, para o Campeonato, ganho também pelos leões, por 2-0. Um golo de Vukcevic em fora-de-jogo e duas expulsões por concretizar (de Liedson e Bruno Alves) foram os erros então apontados pelo Tribunal de O JOGO ao árbitro filiado na associação de Castelo Branco.
Bruno Paixão, internacional desde 2004, terminou a temporada passada no 6.º lugar do "ranking" de árbitros de primeira categoria, com 3,632 pontos, tendo Carlos Xistra concluído logo na posição seguinte (7.º), com os mesmos pontos. Este último, um funcionário público de 34 anos, adquiriu apenas no início deste ano o estatuto de internacional, tendo no passado dia 31 arbitrado um encontro para a Taça UEFA entre o Áustria de Viena e o FC Tobol, do Cazaquistão.




Jorge Coroado"Xistra é o mais independente"
Para Jorge Coroado, Carlos Xistra é a escolha certa para o jogo da Supertaça. "É o mais independente e o melhor na aplicação das regras", declarou. "Tomando em consideração a amostra dos jogos de preparação, a moda é ter brilhantina no cabelo e um equipamento a condizer até com o apito", constatou, considerando Carlos Xistra aquele que está mais longe do "style" que agrada aos responsáveis pelas nomeações. O antigo árbitro internacional está, por isso, convencido de que a escolha do Conselho de Arbitragem da FPF recairá noutra pessoa. "O Olegário Benquerença esteve muito bem no Europeu a elevar placas de substituição e, por isso, é capaz de ser a aposta do Conselho de Arbitragem", ironizou.

Soares Dias"Paixão está rotinado"
No entender de Soares Dias, não são muitas as opções do Conselho de Arbitragem para o primeiro jogo oficial da temporada 2008/09. "Tendo em conta que, pelos regulamentos, a Federação não pode escolher nenhum árbitro das associações das equipas envolvidas, neste caso Lisboa e Porto, e que o usual, nestas circunstâncias, é optar por um juiz internacional, restam poucas alternativas: Carlos Xistra, Olegário Benquerença, Bruno Paixão e pouco mais", afirmou. Soares Dias tem, no entanto, preferência pelo juiz que apitou a Supertaça do ano passado: "O Paixão é mais rotinado nestes clássicos e aquele que melhor pode prestigiar o futebol."

Rosa Santos"O menos mau é o Paixão..."
"Bruno Paixão é o menos mau", considerou Rosa Santos, falando do jogo da Supertaça e mostrando-se bastante céptico relativamente ao que os actuais árbitros no activo podem fazer dentro das quatro linhas. "A teoria é boa; a prática e o material humano é que nem sempre correspondem", defendeu. "Hoje em dia, são quase todos formados, mas antes quem ia para árbitro normalmente tinha sido jogador. Tínhamos o cheiro do balneário, o que era importante", acrescentou. Para Rosa Santos, Paulo Baptista, da AF de Portalegre, e 12.º classificado na temporada passada, apesar de não ser internacional, é também uma escolha possível.

António Rola"Xistra tem qualidade"
António Rola defende a escolha de Carlos Xistra para a final da Supertaça. "Reúne todas as condições para o efeito", começou por dizer. "O ano passado apitou precisamente um Sporting-FC Porto, naquele que foi o seu primeiro clássico, e correu-lhe bem", defendeu. Para o antigo juiz, o funcionário público de Castelo Branco "já deu provas de qualidade". "É bem dotado fisicamente e está na altura de se afirmar", argumentou, lembrando que Xistra adquiriu o estatuto de internacional no início deste ano. Rola acha que Portugal não tem falta de bons árbitros, o que existe é, defende, "falta de suporte, ou seja, dirigentes com peso na arbitragem que sejam referência nacional internacional."
in O Jogo

Descidas concentram CJ

ÓRGÃO MÁXIMO DISCIPLINAR RESOLVE HOJE CASOS QUE INTERFEREM NOS CALENDÁRIOS


O Conselho de Justiça (CJ) da FPF reúne-se hoje à tarde, em Lisboa, para decidir os casos pendentes com implicações directas na composição dos diferentes escalões secundários.A reunião será presidida pelo “vice” Elísio Costa Amorim – o presidente Gonçalves Pereira continua suspenso – e a prioridade absoluta será decidir o futuro imediato de clubes como Vizela, Gondomar, Machico, Ferreiras, Alcochetense e Social de Lamas, repartidos por três casos polémicos. Em relação aos clubes envolvidos no processo Apito Dourado (Vizela e Gondomar), a questão é decidir quem deve pronunciar-se sobre a pena de descida: o Conselho de Disciplina da FPF ou a Comissão Disciplinar da Liga?
Quanto à formação madeirense, suspensa pelo Conselho de Disciplina por dois anos das competições na sequência de um atraso em jogo com o Maria da Fonte, o Conselho de Justiça analisará o recurso interposto.O terceiro ponto refere-se à reclamação dos clubes classificados em 12.º lugar nas respectivas séries da 3.ª Divisão mas que foram despromovidos devido à aplicação de um coeficiente, apesar de terem mais pontos do que outras equipas. Ferreiras (Albufeira), Alcochetense e Social de Lamas esperam que o CJ lhes dê razão, evitando a despromoção aos regionais.
A reunião de hoje, que se prevê longa, não deverá contemplar outros assuntos, como o caso do árbitro de 1.ª categoria Rui Silva, suspenso pelo Conselho de Disciplina da FPF na sequência do Apito Dourado. À excepção do presidente suspenso, deverão marcar presença todos os restantes conselheiros, além de Costa Amorim: Mendes da Silva, Reis Batista, Santos Pereira, Carrajola Abreu e Pereira dos Reis. O aventado cenário de demissão do órgão máximo disciplinar da FPF está afastado, segundo apurámos.

in Record
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS

Árbitros Escoceses com aumentos

"O início do campeonato Escocês (SPL-Scottish Premier League) poderá estar em causa, devido à ameaça de greve por parte dos árbitros Escoceses. Os juízes reivindicam um aumento de cerca de 39% aos 725 € que cada árbitro recebe por jogo, equiparando desta forma os seus vencimentos aos salários de outras ligas Europeias.Em Ligas como a da Noruega, Holanda, Bélgica, Portugal, Espanha e Grécia, a média dos prémios de jogo dos árbitros varia entre os 1100 € e os 900 € por jogo. Embora os prémios dos árbitros Europeus estejam mais ou menos equiparados, existe s dois lados da moeda.A Premier League é também a líder no que diz respeito aos prémios dos árbitros, cada árbitro da Premier League recebe um prémio anual no valor de 41,5 mil Euros para além de 380 € por cada jogo. Já no campeonato Russo, os árbitros apenas recebem apenas 265 € por jogo, o que se o protesto Escocês resultar, poderá causar uma revolução na arbitragem Russa. "
in
http://www.futebolfinance.com/

PS - A Liga escocesa cedeu à pressão e deu um aumento de 40 por cento aos seus apitadores, que passam a ganhar 1006 euros por jogo.

Paixão na Eusébio Cup


O árbitro Internacional Bruno Paixão, da A.F.Setúbal, foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da F.P.F. para dirigir o jogo particular Benfica - Inter de Milão a contar para a 1ª Edição da Eusébio Cup.
O jogo será no dia 15 de Agosto - 6ª Feira.

Olegário e Proença na Champions

Olegário Benquerença foi nomeado para dirigir a equipa de arbitragem lusa que apitará um jogo a contar para a primeira ronda da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A partida está agendada para dia 12 ou 13 de Agosto.
Nesta equipa de arbitragem seguem, também, José Cardinal e João Santos, na categoria de árbitros assistentes, e Pedro Henriques, como quarto árbitro.
Os árbitros lusos poderão encontrar equipas como a Fiorentina, Barcelona, Dínamo Kiev, Galatasaray ou Liverpool, estando automaticamente excluídos do encontro entre o Vitória de Guimarães e o FC Basileia, no dia 13 de Agosto, pelas 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques.
Pedro Proença será outro dos árbitros lusos a marcar presença numa partida da Liga dos Campeões, desta feita agendada para 26 ou 27 de Agosto e a contar para a segunda ronda da terceira pré-eliminatória da prova.
José Trigo, Sérgio Lacroix e João Capela, acompanharão o árbitro lisboeta, sendo que os dois primeiros seguem na condição de árbitros assistentes e o último como quarto árbitro.

Árbitros lusos na Taça UEFA
Os jogos da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA contarão com equipas de arbitragem lusas. Paulo Costa e Bruno Paixão estão entre os árbitros nomeados.
Na partida agendada para o dia 14 de Agosto, entre o VfB Stuttgart (Alemanha) e o Gyóri ETO FC (Hungria), a contar para a primeira ronda da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, Paulo Costa liderará a equipa de arbitragem composta por José Ramalho e Serafim Nogueira, como árbitros assistentes, e por Rui Costa, enquanto quarto árbitro.
Bruno Paixão, os árbitros auxiliares Bertino Miranda e Alfredo Braga, e o quarto árbitro Luís Reforço serão responsáveis pela arbitragem do encontro entre Hertha Berlin (Alemanha) e NK Liubliana (Eslovénia), a contar para a segunda ronda da segunda pré-eliminatória da prova. A partida está marcada para o dia 28 de Agosto.


Clique para ampliar

Cartoon

Realizam-se no dia 3 de Setembro os sorteios dos vários Campeonatos Distritais - Época 2008/2009, em lugar e hora a designar.

Datas previstas para o início das provas:
Campeonato Distrital da 1ª Divisão - inicio em 05/10/2008
Campeonato Distrital da 2ª Divisão Série "A" (08 Equipas) - inicio provável em 08/11/2008
Campeonato Distrital da 2ª Divisão Série "B" (09 Equipas) - inicio provável em 11/10/2008
Campeonato Distrital de Futsal (06 ou 07 Equipas) - inicio provável em 07/11/2008
Campeonato Distrital de Juniores "A" (12 Equipas) - inicio provável em 18/10/2008
Campeonato Distrital de Juvenis (14 Equipas) - inicio provável em 12/10/2008
Campeonato Distrital de Iniciados (14 Equipas) - inicio provável em 12/10/2008
Campeonato Distrital de Infantis (26 Equipas distribuídas por 3 séries) - inicio provável em 01/11/2008
Campeonato Distrital de Escolas (29 Equipas distribuídas por 3 séries) - inicio provável em 01/11/2008
Taça Distrito de Beja Seniores (29 Equipas)
Taça Distrito de Beja Futsal (06 ou 07 Equipas)
Taça Distrito de Beja Juniores "A" (12 Equipas)

Os 25 árbitros que vão dirigir jogos da Liga e da Honra:

Jorge Sousa
Árbitro desde: 1993/94
Data de nascimento:_18/06/1975
Idade: 33 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Escriturário
Classificação em 2007/08: 1.º

Olegário Benquerença
Árbitro desde: 1989/90
Data de nascimento: 18/10/1969
Idade: 38 anos
Associação: AF Leiria
Profissão: Agente de seguros
Classificação em 2007/08: 2.º

Artur Soares Dias
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 14/07/1979
Idade: 29 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Consultor de recursos humanos
Classificação em 2007/08: 3.º

Duarte Gomes
Árbitro desde: 1991/92
Data de nascimento: 16/01/1973
Idade: 35 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 4.º

Pedro Proença
Árbitro desde: 1988/89
Data de nascimento: 3/11/1970
Idade: 37 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Director financeiro
Classificação em 2007/08: 5.º

Bruno Paixão
Árbitro desde: 1993/94
Data de nascimento: 18/05/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Engenheiro industrial
Classificação em 2007/08: 6.º

Carlos Xistra
Árbitro desde: 1992/93
Data de nascimento: 02/01/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Castelo Branco
Profissão: Funcionário público
Classificação em 2007/08: 7.º

Rui Silva
Árbitro desde: 1995/96
Data de nascimento: 13/08/1979
Idade: 28 anos
Associação: AF Vila Real
Profissão: Economista
Classificação em 2007/08: 8.º

Lucíclio Baptista
Árbitro desde: 1984/85
Data de nascimento: 26/04/1965
Idade: 43 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 9.º

Vasco Santos
Árbitro desde: 1997/98
Data de nascimento: 31/08/1976
Idade: 31 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Engenheiro
Classificação em 2007/08: 10.º

João Capela
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 07/08/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Supervisor da EMEL
Classificação em 2007/08: 11.º

Paulo Baptista
Árbitro desde: 1987/88
Data de nascimento: 19/12/1969
Idade: 38 anos
Associação: AF Portalegre
Profissão: Gerente de armazém
Classificação em 2007/08: 12.º

Cosme Machado
Árbitro desde: 1993/94
Data de nascimento: 10/12/1975
Idade: 32 anos
Associação: AF Braga
Profissão: Funcionário público
Classificação em 2007/08: 13.º

Luís Reforço
Árbitro desde: 1992/93
Data de nascimento: 01/08/1974
Idade: 34 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Técnico alfandegário
Classificação em 2007/08: 14.º

Hugo Miguel
Árbitro desde: 1995/96
Data de nascimento: 16/01/1977
Idade: 31 anos
Associação: Lisboa
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 15.º

Marco Ferreira
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 08/08/1977
Idade: 31 anos
Associação: AF Madeira
Profissão: Bancário
Classificação em 2007/08: 16.º

João Ferreira
Árbitro desde: 1988/89
Data de nascimento: 25/09/1967
Idade: 40 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Engenheiro militar
Classificação em 2007/08: 17.º

Rui Costa
Árbitro desde: 1994/95
Data de nascimento: 10/06/1976
Idade: 32 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Professor de Educação Física
Classificação em 2007/08: 18.º

Paulo Costa
Árbitro desde: 1985/86
Data de nascimento: 02/12/1964
Idade: 43 anos
Associação: AF Porto
Profissão: Gestor de empresas
Classificação em 2007/08: 19.º

Pedro Henriques
Árbitro desde: 1990/91
Data de nascimento: 26/09/1965
Idade: 42 anos
Associação: AF Lisboa
Profissão: Oficial do Exército
Classificação em 2007/08: 20.º

Elmano Santos
Árbitro desde: 1986/87
Data de nascimento: 22/05/1966
Idade: 42 anos
Associação: AF Madeira
Profissão: Professor de Educação Física
Classificação em 2007/08: 21.º

Andre Gralha
Árbitro desde: 1992/93
Data de nascimento: 06/05/1976
Idade: 32 anos
Associação: AF Santarém
Profissão: Funcionário de armazém
Classificação em 2007/08: 22.º

Nuno Roque
Árbitro desde: 1996/97
Data de nascimento: 29/03/1979
Idade: 29 anos
Associação: AF Coimbra
Profissão: Estudante
Época 2007/08: 2.ª categoria

António Costa
Árbitro desde: 1997/98
Data de nascimento: 05/07/1971
Idade: 37 anos
Associação: AF Aveiro
Profissão: Funcionário dos CTT
Época 2007/08: 2.ª categoria

Bruno Esteves
Árbitro desde: 1995/96
Data de nascimento: 27/11/1977
Idade: 30 anos
Associação: AF Setúbal
Profissão: Gestor de stocks
Época 2007/08: 2.ª categoria

O CA da FPF dá início hoje ao Curso de Aperfeiçoamento de Árbitros da 3ª Categoria de Futebol - Zona Sul.
Durante três dias reunidos no hotel Sana Metropolitan em Lisboa os árbitros têm marcadas as provas físicas para sábado às 17h30 no Estádio Universitário enquanto que o teste escrito será no domingo pela manhã.
A A.F.Beja que na época anterior contava com 5 árbitros, na presente apenas terá 3 nesta categoria e são eles Edgar Gaspar (Beja), João Constantino (Castro Verde) e David Tomé (Almodôvar).

Peripécias do Futebol

Veja aos 50 segundos do filme um árbitro bastante corajoso...

Comunicado Oficial FPF nº35

Pelouros do Conselho de Arbitragem da FPF

Comunicado Oficial FPF nº34



Para os Árbitros de Futsal
- Uso do Colete pelos Substitutos -




Taça da Liga - Árbitros nomeados

PRIMEIRA ELIMINATÓRIA 2ª MÃO

Vizela-Feirense
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: José Ramalho/José Melo

Olhanense-Santa Clara
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Pais António/Valter Pereira

Oliveirense-Estoril
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Tomás Santos/Paulo Vieira

Leiria-Varzim

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Assistentes: Paulo Ramos/Rodrigo Pereira

Boavista-Covilhã
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: Luís Tavares/José Braga

Aves-Freamunde
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: Venâncio Tomé/Mário Dionísio

Gil Vicente-Portimonense
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: Celso Pereira/Paulo Soares

Beira-mar-Gondomar
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)
Assistentes: Sérgio Lacroix/Nélson Moniz

Ânimo e entusiasmo na hora do treino.


Fotos - Aurélio Arsénio


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.