João Vilas Boas termina carreira


O ex-àrbitro de 1ª Categoria João Vilas Boas, da Associação de Futebol de Braga, colocou um ponto final no apito.
Depois de na última época ter visto confirmada a descida à 2ª Categoria e com actualmente 44 anos acabou por pedir o respectivo licenciamento.

Para o seu lugar na 2ª Categoria foi chamado Marco Gomes (A.F.Leiria) e para a 3ª Categoria subiu Bruno Costa (A.F.Aveiro) que foi o 8º classificado na relação dos suplentes nas provas de promoção à 3ª Categoria. O Bejense César Leitão, classificado em 13º lugar terá que aguardar ainda mais 5 vagas.

CRIAÇÃO DE ORDEM PROFISSIONAL É OBJECTIVO


Os árbitros e juízes portugueses das várias modalidades estão unidos em confederação para fazer "ouvir a sua voz, em contraponto à visão 'guerrilheira' do Desporto (estilo Norte-Sul), numa "antecâmara" de uma futura Ordem profissional do sector. Na tomada de posse dos órgãos sociais da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), formalmente constituída em 12 de Maio de 2006, o seu presidente, António Sérgio, líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), classificou o evento como uma "cavalgada na História". "Findar-se-á a Idade Média e iniciar-se-á a Idade Moderna", disse quarta-feira António Sérgio, na cerimónia que teve lugar na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, sublinhando a necessidade da célere publicação do despacho conjunto relativo à fiscalidade específica para os árbitros em relação ao IRS e à profissionalização dos árbitros e também da gestão do sector. A CAJAP reúne oficiais de múltiplas modalidades, visando defender os interesses dos árbitros e juízes desportivos, e conta no seu conselho consultivo com o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o antigo árbitro Vítor Pereira.
in Record

Taça da Liga - Árbitros nomeados

Foram ontem nomeados os árbitros que irão dirigir a primeira mão da 1.ª eliminatória da Taça da Liga 2008/09, que se realiza a 2 de Agosto.
Na sequência das recentes declarações de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga - lançando o mote para uma nova temporada, onde se pretende combater o jogo violento registado nos estádios portugueses nas últimas épocas e uma maior uniformização de critérios, de forma a facilitar uma correcta e coerente análise dos árbitros -, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional indicou os juízes que irão apitar as oito partidas entre equipas da Liga Sagres e Liga Vitalis.
Refira-se que os jogos da segunda-mão da 1.ª eliminatória estão agendados para os 10 e 11 de Agosto.

1.ª eliminatória
Primeira mão (2 Agosto)
Feirense-Vizela
Árbitro: Nuno Roque
Assistentes: Celso Pereira e Nuno Pereira

Setúbal-Olhanense
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Hernâni Fernandes e André Campos
Estoril-Oliveirense
Árbitro: André Gralha
ssistentes: Paulo Ramos e João Pedro Ferreira

Varzim-Leiria
Árbitro: Rui Costa
Assistentes: Alexandre Freitas e Tiago Leandro

Covilhã-Boavista
Árbitro: Pedro Henriques
Assitentes: Gabínio Evaristo e José Lima

Freamunde-Aves
Árbitro: Paulo Costa
Assistentes: Nuno Manso e Vítor Carvalho

Portimonense-Gil Vicente
Árbitro: Elmano Santos
Assistentes: Sérgio Lacroix e José Oliveira

Gondomar-Beira-Mar
Árbitro: João Capela
Assistentes: Pais António e Tiago Rocha

Teste 2ª Categoria

A primeira acção de aperfeiçoamento e avaliação para árbitros e árbitros-assistentes acabou ontem em Melgaço e, no final, Vítor Pereira, presidente da Comissão Arbitragem (CA) da Liga, traçou as linhas gerais do que pretende ver acontecer na nova época. E, à cabeça dos objectivos definidos para a classe, tantas vezes criticada, está a defesa dos jogadores. Principalmente nos lances dentro das grandes áreas, onde tantas polémicas têm surgido recentemente, derivadas de alegadas grandes penalidades mal assinaladas ou que ficaram por marcar.
"Combater o jogo perigoso e procurar acabar com os puxões e empurrões nos lances de pontapé de canto ou livres para dentro da área são alguns dos objectivos traçados. Isto de forma a dar maior fluidez ao jogo", justificou Vítor Pereira, em declarações à Agência Lusa. Outra das metas desejadas, passa pela "uniformização de critérios", tentando que as análises dos árbitros se tornem o mais coerentes possível. Recorde-se que Vítor Pereira reuniu-se, neste estágio, com os técnicos das equipas que disputam as provas profissionais portuguesas e discutiu com eles este último ponto. Tudo em nome da transparência e de uma época de 2008/09 tranquila e com poucos casos.

Aprovados com excelência

Tendo em conta os resultados conseguidos pela esmagadora maioria de árbitros e assistentes, a arbitragem do futebol profissional português parece bem entregue. 91 por cento nos testes escritos e o máximo atingido ao nível das provas de cariz físico deixaram Vítor Pereira "muito satisfeito" e, acima de tudo, extremamente optimista para a nova temporada. O dirigente, que seguiu atentamente os trabalhos dos juízes desde a passada quarta-feira até ontem, considerou mesmo que os árbitros portugueses estão "ao melhor nível da Europa".
in O Jogo

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Barcelos está já online com os seus associados.

Apresentou ontem o seu espaço dedicado à arbitragem, que pretende dar atenção especial às notícias locais, não descurando o que acontece no panorama nacional.

Ao invés da época anterior, o balanço da campanha 2007/2008 é deveras positivo. No panorama nacional, a arbitragem algarvia registou seis subidas e apenas uma descida, e esta, mesmo assim, não beliscou a representatividade da região, uma vez que se deu da 2ª para a 3ª Categoria. Há até um acrescento de árbitros nos nacionais.
A arbitragem algarvia recupera posições e deixa os seus responsáveis com mais vontade para trabalhar. António Coelho Matos, presidente do Conselho de Arbitragem da AFA, diz mesmo que “houve muitas alegrias e apenas uma tristeza”, referindo-se, naturalmente, à despromoção do árbitro Paulo Filipe da 2ª para a 3ª Categoria Nacional. “Os nossos árbitros estão de parabéns. Melhoramos em todos os aspectos e foi corrigida a má campanha da temporada anterior”, acrescentou o dirigente.
No global, o Algarve não perdeu nenhum representante, uma vez que não houve descidas aos regionais, e, feitas as contas, aumentou o número de árbitros a nível nacional. Nuno Alvo foi o melhor na região e subiu, pela primeira vez, aos nacionais (3ª Categoria), João Ferreira ascendeu à Liga Profissional como árbitro assistente (passa a ser o único da região no futebol profissional), e Sérgio Lopes subiu ao quadro de árbitros assistentes do nacional.
No futsal, o Cândido Jeremias e Ruben Guerreiro ascenderam à 2ª Categoria, juntando-se, ambos, a Luís Santos, e o jovem Marco Correia, o 1º no Distrital algarvio, subiu à 3ª Categoria.
Para a temporada 2008/2009, o quadro de árbitros algarvios no nacional será o seguinte:
Futebol - 2ª Categoria; Ivo Santos e Nuno Almeida, 3ª Categoria; Paulo Filipe, José Albino, Nuno Filipe, Eugénio Arêz, Paulo Silva, Nuno Ferreira e Nuno Alvo. Árbitros Assistentes – Liga Profissional; João Ferreira, Quadro Nacional; Vítor Andrade, Filipe Pereira, Gilberto Carvalho e Filipe Pedro. Árbitros Femininos: Sílvia Domingos.
Futsal – 1ª Categoria; Hélder Carmo e Rui Pinto, 2ª Categoria; Luís Santos, Cândido Jeremias e Ruben Guerreiro e 3ª Categoria; Pedro Bernardino, Luís Rosa e Marco Correia. Observadores: Andrelino Pena e Natálio Silva (Liga Profissional), Artur Cadilhe e Humberto Viegas (Quadro Nacional), isto no futebol, e no futsal, António Pincho e João Paulo Martins.
in Algarve Desporto

Falta menos de uma semana para terminar o prazo de filiação dos clubes na Associação de Futebol de Beja e até ao momento são poucos os que ainda deram entrada ao processo de filiação para a nova temporada 2008/2009.
Recorde-se que o prazo normal termina a 29 de Julho, Terça-feira, e que depois a 30 e 31 de Julho quem se quiser filiar terá que pagar mais 50 % da taxa de inscrição.
Ora ou os clubes à boa maneira portuguesa estão a guardar tudo para a última hora e arriscam-se a pagar mais pela inscrição ou os campeonatos deste ano poderão ter menos equipas.

in Rádio Pax

Foto de Família.
Topo da Arbitragem de Futebol em Portugal.
A A.F.Beja não tem quaisquer árbitros ou assistentes no quadro.
Foto retirada de http://www.bolanaarea.blogspot.com/

POSIÇÃO FIRME SOBRE OS EMPURRÕES E AGARRÕES NA GRANDE ÁREA
Após cinco dias de concentração, 23 dos 25 árbitros portugueses de 1.ª categoria terminaram ontem a primeira acção de formação e avaliação da época de 2008/2009. Com sucesso total a nível de provas físicas, como destacou Vítor Pereira. O presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga está muito satisfeito com os resultados, que superaram os números do ano passado, no Alfeite (95%). Neste estágio, que decorreu em Melgaço, as performances teóricas também foram boas. Ainda segundo Vítor Pereira, a média global num teste com 20 perguntas de escolha múltipla subiu para 91%, “o que apenas demonstra o alto nível de conhecimento teórico dos nossos árbitros”.
Numa acção que juntou também 52 árbitros assistentes, o líder da CA da Liga acertou também com os árbitros importantes recomendações para a próxima época. Uma das mais importantes, tal como Record já revelou, passa pela análise dos lances de empurrões e agarrões dentro da grande área. “Vamos tentar acabar com essa praga”, referiu Vítor Pereira, que não gosta, porém, de usar a palavra “implacável” para classificar a nova postura. Os árbitros viram vários lances deste tipo e têm instruções para ser severos na punição dos mesmos.
Anéis olímpicos
Importante neste estágio foi também o apertar da malha em relação aos jogadores que põem em risco a integridade física de outros. “Iremos tentar contribuir para fazer diminuir o jogo violento mas tal não depende apenas dos árbitros”, sublinhou Vítor Pereira. Que elegeu como objectivo para a classe que dirige “ser uma das cinco mais competitivas da Europa” e como lema “garantir a imparcialidade e a valorização do jogo”. Acrescentando, dentro dos anéis olímpicos, os seguintes propósitos: “Parceria, excelência, paixão, transparência e compromisso social.” Era o que se podia ler logo à entrada do Hotel Monte Prado, onde os nossos árbitros estagiaram num clima de boa convivência e natural competitividade.
Momento especial sobretudo para oito árbitros assistentes estreantes: Nuno Pereira, de Coimbra, 31 anos; Valter Pereira, de Setúbal, 29; Rodrigo Pereira, de Setúbal, 32; Nélson Moniz, de Ponta Delgada, 30; Tiago Rocha, de Lisboa, 31; Paulo Vieira, de Viana do Castelo, 34; João Ferreira, do Algarve, 33; e Jorge Cruz, de Castelo Branco, 33.
in Record

Instruções na LPFP

Foto retirade de http://ncafb.blogspot.com/

Ordem para proteger craques

ÁRBITROS PROSSEGUEM ESTÁGIO EM MELGAÇO


Terceiro dia de estágio de 23 dos nossos 25 árbitros de 1.ª categoria. Logo depois do pequeno-almoço, houve testes escritos. Apesar de serem de resposta múltipla, tinham algum grau de dificuldade. Uma das perguntas era esta: “O que deve fazer o árbitro quando um suplente entra em campo e corta com as mãos um lance de perigo?”
Seguiram-se os testes físicos. Sprints de 40 metros a repetir seis vezes, com tempo máximo de 6,2 segundos. A completar, 15 voltas à pista de 400 metros, constando cada uma delas de 300 metros de corrida (com tempo mínimo de um minuto) e o restante a passo. Todos os árbitros cumpriram o que estava programado.
Depois do almoço, o árbitro Jorge Sousa e o árbitro assistente José Ramalho falaram da protecção aos jogadores em lances faltosos. A recomendação que ficou vai no sentido de os árbitros serem implacáveis na punição de lances que ponham em risco a integridade física dos craques. Na dúvida entre o cartão amarelo e o vermelho, devem optar pelo segundo. Fica desde já o aviso.
Seguiu-se uma aula sob o tema “Liderança e Stress”, conduzida pelo comandante Pacheco dos Santos, da base naval do Alfeite, onde na última época os árbitros fizeram o estágio. Enfim, um dia comprido, com muita fadiga a acumular-se.
Hoje, a manhã será dedicada a uma prova de orientação, sob a supervisão de António Alfama, e à tarde será a vez de Hermínio Loureiro, presidente da Liga, falar aos árbitros. Ah, a resposta para a pergunta do teste: cartão vermelho e livre!

Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
in Record

Livro das Leis de Jogo 2008/09




Foi ontem publicado no site da Federação Portuguesa de Futebol o Livro das Leis de Jogo 2008/09 já traduzido pelo Professor Jorge Pombo, Vítor Pereira e Antonino Silva.
Depois de há pouco mais de um mês ter sido publicada a versão 2007 traduzida, agora sai um novo documento que pode consultar aqui.

INSTRUÇÕES PARA NOVA ÉPOCA JÁ FORAM DEFINIDAS

Os árbitros portugueses de 1.ª categoria vão ser “implacáveis” em relação aos habituais “agarrões” dentro da grande área. Bruno Paixão, na sua palestra de ontem, durante o 3.º dia do estágio em Melgaço, foi bem claro ao definir as novas instruções. Quando a bola não estiver em jogo, quem agarrar um adversário dentro da área dos 17 metros será penalizado automaticamente com um cartão amarelo e verá um segundo se reincidir. Com a bola em jogo, será sempre falta – ou a favor da equipa que defende ou grande penalidade.Num dia que começou com uma aula de treino mental, no sentido de levar os árbitros a obterem uma melhor “performance”, mais uma vez os 23 árbitros de 1.ª categoria presentes (mais 52 árbitros assistentes) trabalharam no relvado. Uma equipa de miúdos ajudou na marcação de cantos, num exercício que tinha como objectivo os árbitros evitarem a trajectória da bola.Hoje é dia de testes físicos e escritos. Por isso, a pausa de uma hora de ontem foi aproveitada para revisão da matéria dada...

Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
in Record
___________________________________________


in Melgaço
No magnífico centro de estágio de Melgaço, 23 dos nossos 25 árbitros de 1.ª categoria preparam a nova época. Os trabalhos começaram ontem e prolongam-se até domingo. Há provavelmente demasiada componente "psicológica e motivacional" numa acção por norma muito técnica e a "coisa" nem terá começado da melhor maneira, pois a recepção de Hermínio Loureiro na Liga, na 4.ª feira, foi sorumbática. O presidente da Liga confessou o seu desgosto pelo facto de a comissão de árbitros a quem entregou a tarefa não ter encontrado um patrocionador para substituir a Era, que já era, como consequência da crise que vai aí pelo imobiliário. A arbitragem custa 3 milhões de euros por ano à Liga e não será nunca um patrocionador a pagá-la mas esse patrocinador pode ajudar e do seu investimento resultam prémios anuais na ordem dos 6 mil euros para cada árbitro de topo, o que não é nada mau para fim de conversa. Vai agora Hermínio tentar resolver o problema. Com a capacidade que já demonstrou para tal, acredito que vai conseguir um patrocionador para os nossos apitadores. Até lhe possa deixar algumas sugestões:
- Gondomar, capital do ouro.
- Securitas ou Prosegur (mais esta porque tem mais a ver com os equipamentos)
- Galp
- Cerveja coral (único refrigerante do mundo com álcool)
- Allgarve- Agência Cosmos
Entretanto, o curso começou com uma acção no terreno que, para não ser mauzinho, classificaria como simpática. Vítor Pereira arrebanhou um grupo de 12 miúdos e simulou jogadas com o acompanhamento de dois árbitros e de dois fiscais de linha na mesma...linha. Quem sabe não estará aí uma inovação à portuguesa... Pereira corrigiu posições e, perante algum enfado indisfarçável de alguns apitadores, pediu aos rapazes para adivinharem linhas de passe e se colocarem sempre que possível nas costas do jogador que ataca, não caindo na tentação de se encostarem aos flancos, perdendo, aí, uma indispensável "visão da elipse". Alguns árbitros devem ter ficado bastante confundidos sobretudo pelo facto de terem dois bandeirinhas, com um já é o que é, imaginem o que será com dois...Antes desta acção, deu para perceber a falta que Paulo Paraty faz como "dinamizador" do grupo. Coube a Pedro Henriques uma acção de coesão psicológica mais a descair para o lado gabarolas militarista, puxando pelo seu grupo nos jogos de futvólei, com sonoros "campeões, campeões, nós somos campeões" no final dos jogos que alguns árbitos mais experientes encararam com alguma bonomia, assim no jeito de quem pensa "deixa-o pousar".Ok, entre 25 árbitros não é obrigatório que a empatia seja geral. Mas também não é preciso ter falta de comparência. Vale que Proença e Gomes já se vão assumindo como novos líderes da classe, perante a observação atenta de Paulo Costa, e começa a ser perceptível para Vítor Pereira que até pode brincar um pouco mas que não está à frente de uma turma do 4.º ano do 1.º ciclo.

Eugénio Queirós

CONDENADO POR UM CRIME DE CORRUPÇÃO PASSIVA, DESABAFOU A RECORD

Jorge Saramago, um dos cinco árbitros condenados por corrupção desportiva, quebrou ontem, para o Record, um longo silêncio. O árbitro de Aveiro – que este ano foi 12.º classificado da 3.ª categoria e que, em 2003/2004, era um dos juízes de topo da 2.ª categoria – não tem dúvidas: “Sinto-me injustiçado com a sentença, vou recorrer para o Tribunal da Relação e estou convicto de que me será dada razão.”“O que posso dizer é que não tive qualquer conversa com José Luís Oliveira [então presidente do Gondomar SC] e na conversa que mantive com Luís Nunes [então membro do Conselho de Arbitragem da FPF] o meu ‘crime’ parece ter sido dizer para não se preocupar com o irmão, que era treinador do Gondomar SC, pois tudo ia correr bem no jogo que dirigi em Bragança”, acrescentou, para sublinhar que a iniciativa do contacto telefónico nem sequer foi sua, mas sim de Luís Nunes.“A minha carreira como árbitro está terminada, mas tudo vou fazer para poder continuar na arbitragem na condição de dirigente, é esse agora o meu grande objectivo”, referiu ainda Saramago, que trocou o advogado Carlos Duarte, também árbitro, que o defendeu durante o julgamento, pela advogada Paula Terrinha, que vai liderar os recursos que irá apresentar nos tribunais comuns e no Conselho de Justiça da FPF.

O ouro que não vale
CD DA FPF ULTRAPASSADO PELO TRIBUNAL E PELA LIGA
Um recente acórdão da Comissão Disciplinar da Liga – a propósito de uma lembrança, no valor de 88 euros, do Benfica ao árbitro Rui Silva – e a lógica vertida para o acórdão pelos juízes do processo originário sobre os artefactos de ouro que o Gondomar SC oferecia – estimados, por unidade, em 130 euros – são argumentos que alguns dos árbitros suspensos pelo Conselho de Disciplina da FPF vão usar nos seus recursos para o Conselho de Justiça.Nem a CD da Liga nem os juízes do processo originário consideram que a oferta de uma pulseira de ouro seja motivo suficiente para incriminar um árbitro. Não foi esse o entendimento do CD da FPF, que se adiantou ao acórdão judicial e que agora poderá ser ultrapassado a grande velocidade pelos recursos que estão a correr.Contando-se no grupo dos recorrentes o árbitro de 1.ª categoria Rui Silva, suspenso um ano e 8 meses, por ter aceitado uma pulseira e recusado outra do Gondomar SC.
in Record

Árbitros trabalham...com bola

ESTÁGIO EM MELGAÇO COMEÇOU HOJE COM TRÊS ESTREANTES

Vinte e três dos 25 árbitros de 1.ª categoria começaram hoje a trabalhar em Melgaço. Com a bola logo a saltar. Faltaram apenas João Ferreira – que está em comissão de serviço no Líbano – e Rui Silva – suspenso pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Para André Gralha, Augusto Costa, Bruno Esteves e Nuno Roque o dia foi ainda mais especial pois são os árbitros que ascenderam da 2.ª categoria. Só o primeiro não é estreante nestas andanças.
Sob a orientação de Vítor Pereira, os nossos árbitros do corpo de elite entraram quase de imediato em contacto com a bola e, depois de resolvidos alguns problemas técnicos, até proporcionaram bons momentos de...animação em jogos de futevoley, com Pedro Henriques a assumir-se como o elemento mais competitivo, liderando uma equipa que se unia sempre que vencia e que gritava a plenos pulmões "campeões, campeões, nós somos campeões".
Com a ajuda de uma dúzia de miúdos, Vítor Pereira entrou a seguir em acção para detalhar pormenores sobre o posicionamento dos árbitros no terreno, socorrendo-se de exemplos práticos. Objectivo: conseguir sempre uma visão de funil e antecipar os movimentos dos jogadores e da bola. Pedro Proença não participou nesta fase devido a um problema no joelho esquerdo.
Seguiu-se uma conferência de imprensa que serviu para Vítor Pereira apresentar os novos árbitros do quadro principal e para revelar os objectivos do estágio. Assim se ficou a saber que André Gralha tem 32 anos, vem de Santarém e trabalha numa empresa ligada à CP; que Augusto Costa é de Aveiro, tem 37 anos e é funcionário dos CTT; que Bruno Esteves tem 30 anos, é de Setúbal e tem como profissão ser gestor de stocks do ramo automóvel; e que Nuno Roque, de 29 anos, vem de Coimbra e é monitor de natação. Todos eles se manifestaram a favor da profissionalização da arbitragem.
Feitas as apresentações, Vítor Pereira falou do programa do estágio, que hoje, por exemplo, conta com uma palestra dos árbitros Carlos Xistra e Lucílio Batista sobre algumas alterações recomendadas pela UEFA e por uma aula sobre missão, valores e competência dada pelo professor universitário Pedro Matos. Que repete a lição amanhã, após o treino matinal, já com a presença dos 52 árbitros assistentes de 1.ª categoria, que entram hoje à noite em estágio. Sexta-feira será dia de testes escritos e físicos e sábado será a vez de Hermínio Loureiro falar com os árbitros, antes de um jantar minhoto. Estão previstas diversas palestras até lá. Por exemplo, o próprio Vítor Pereira falará de mãos na bola e atrasos (um tema quente), Jorge Sousa da protecção aos jogadores e Bruno Paixão de lances na grande área.

Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
in Record

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou para o jogo Celtic Glasgow (Escócia) - Cardiff City (País de Gales) a seguinte equipa de arbitragem:
Marco Trombinhas (Árbitro)
Ricardo Cabecinha e António Coimbra (Árbitros Assistentes)
Tiago Canário (4º Árbitro)

Mais informações em http://www.algarvechallengecup.com/

Fotos do Torneio Lopes da Silva 2008 onde David Tripa foi o árbitro representate do CA da A.F.Beja. Aqui ficam alguns momentos dessa participação.




Ontem, na Liga

Eu, mais a minha barriguinha, à conversa hoje à tarde com Vítor Pereira, antes de ser convidado para um cafezinho e um sumo no famoso Bar da Liga. O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga convidou os 32 treinadores treinadores da I e II Liga para uma conversa em família e apareceram representantes de 12 clubes, sendo que apenas Neca (Vicente), Casimiro Mior (Belenenses), Lito Vidigal (Estrela da Amadora), Domingos Paciência (Académica), Rui Dias (Varzim), Toni (Trofense) e Vítor Pereira (Santa Clara) se assumiram como treinadores principais também nestas questões. Amanhã começa, em Melgaço, o primeiro estágio da época de 77 árbitros de 1.ª categoria e os árbitros ficarão a saber em primeira mão quais são as grandes preocupações dos treinadores que hoje se deslocaram à sede da Liga, onde o Benfica esteve representado por Fernando Chalana. Como se vê, a vontade de mudar, de alterar processos e de modernizar o nosso futebol é evidente por parte da Liga mas os clubes e os seus assalariados continuam a pensar para trás. Só assim se percebe que neste momento tão importante as presenças tivessem sido tão escassas pois 12 representações em 32 possíveis é manifestamente pouco.
Publicado por Eugénio Queirós em
Um bom Blog para dar uma espreitadela!

Conforme Comunicado Oficial n.º 1 aprovado em reunião de Direcção da AF Beja, a filiação e inscrição em provas para a época de 2008/2009 decorre entre 01 de Julho e 29 de Julho de 2008.De 30 a 31 de Julho de 2008 a filiação tem um agravamento de 50%.
O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão tem início previsto para 5/10/2008.
O Campeonato Distrital da 2.ª Divisão tem início previsto para 4 e 5/10/2008.
A Direcção da AFB, deliberou que para a próxima época e tendo em conta os gastos com o sector da arbitragem, nomeadamente o custos com os jogos, delegacias técnicas e formação dos árbitros, todos os jogos de Juniores A, Juvenis e Iniciados vão ter associada uma taxa à semelhança do que já se vem a praticar nos jogos de séniores. Quota de jogo de Juniores - 50,00€; quota de jogo de Juvenis - 40,00€: quota de jogo de Iniciados - 30,00€.
in Rádio Pax

Foto de grupo do jogo de ontem para a posterioridade!
---
---
--
--
----

Depois de ter organizado de forma brilhante mais uma edição dos Jogos Desportivos (a 20ª!) a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo desafiou os árbitros que dirigiram os jogos do torneio de futsal para uma partida de futebol 7 amigável de forma a fechar da melhor forma o ciclo de mais um evento de sucesso marcado pela participação massiva do concelho.
Quer a equipa da Câmara, quer os árbitros se apetrecharam da melhor forma em termos de reforços, pois mesmo sendo um jogo «a feijões» ninguém queria perder.
Cada equipa contou com 8 jogadores (um suplente) e o árbitro da partida foi o veterano José Teodósio, convidado para o efeito, que apesar dos seus respeitosos 51 anos e da sua proeminente barriga não perdeu ainda o gosto em arbitrar uma futebolada.
Para o final fica o registo de um empate a 10 golos num jogo em que todos saíram vitoriosos para a 3ª parte do encontro, a melhor por sinal, um requintado jantar no Restaurante Baguinho. Para a memória aqui ficam as fotos deste encontro que para o próximo verão, mais ou menos por esta altura, se repetirá!


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.