Já sairam os Quadros de Árbitros

Sairam hoje os Quadros de Árbitros de Futebol 11 e Futsal da LPFP e FPF.
Apuradas as contas a A. F. Beja contará na próxima época com os seguintes elementos nos quadros nacionais
LPFP
Quadro de Observadores de 1ª Categoria - Albano Fialho
FPF
Quadro de Observadores de 2ª Categoria - Manuel Custódio
Quadro de Observadores de Futsal - José Teodósio e Mário Burrica
Quadro de Árbitros de 2ª Categoria - Marco Trombinhas e Tiago Canário
Quadro de Árbitros Assistentes de 2ª Categoria - Carlos Nilha, Ricardo Cabecinha e António Coimbra
Quadro de Árbitros de 3ª Categoria - Edgar Gaspar, João Constantino e David Tomé
Quadro de Árbitros de 3ª Categoria de Futsal - Daniel Lança
São 13 os representantes do baixo alentejo na arbitragem nacional.

ASSEMBLEIA GERAL DA LIGA NO INTERVALO

Os árbitros e os clubes estão impossibilitados de recorrer das notas de avaliação mas podem questionar o conteúdo do relatório das observações, disse hoje à agência Lusa Antonino Silva, representante da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga. No final da primeira parte da Assembleia Geral (AG) da Liga, Antonino Silva referiu que apenas os regulamentos de arbitragem e competições foram analisados e votados, sendo que o mais importante, a disciplina, apenas merecerá análise no "segundo acto" da reunião magna, agendado para quarta-feira, a partir das 15:30."Esta medida responsabiliza mais os árbitros, mas também assegura mais serenidade. Estamos satisfeitos com mais este voto de confiança dado à CA pelos clubes", disse Antonino Silva.Na sede da Liga, no Porto, marcaram presença a maioria dos clubes, com excepção do Nacional da Madeira, Estoril, U. Leiria e Penafiel.

Penas mais pesadas
A segunda parte da AG da Liga realiza-se quarta-feira, data que permite a entrada em vigor das alterações aos regulamentos já na época 2008/09.A exclusão das competições, descida de divisão e perda de pontos são algumas medidas punitivas que a Liga quer implementar nas próximas épocas e que estarão em aprovação na continuação da AG, quarta-feira, no Porto.Na sequência dos processos Apito Dourado e Apito Final e também depois do futebol português ter-se tornado mais mediático pelos piores motivos - casos de corrupção consumados ou tentados -, a Liga decidiu atacar forte os prevaricadores, apostando em penas pesadas e inimagináveis há alguns anos.Desta forma, a Comissão Disciplinar, liderada por Ricardo Costa, vai propor aos clubes um conjunto vasto de alterações aos regulamentos, com destaque, claro, para a exclusão das competições profissionais para os emblemas que consigam corromper a equipa de arbitragem através de presentes ou qualquer outra recompensa material ou financeira.

in Record

Paulo Pereira põe fim à carreira

FOI DESPROMOVIDO E PEDIU LICENCIAMENTO À FPF


O árbitro vianense Paulo Pereira, que na classificação da época de 2007/08 foi despromovido à segunda categoria, tal como Augusto Duarte e João Vilas Boas, solicitou o licenciamento (abandono da carreira) junto da AF Viana do Castelo, CA da FPF e da Liga. Pedido de licenciamento esse que foi ontem deferido pelo Conselho de Arbitragem da Federação (já que o juiz em causa fazia parte do quadro nacional), pelo que o abandono da actividade de Paulo Pereira já é oficial.A possibilidade de o ex-árbitro vianense integrar o quadro de observadores não é possível pois, segundo o Regulamento de Arbitragem, tal só é permitido quando os árbitros abandonam a actividade por limite de idade.
in Record

Clique para ampliar.

Dos três meses que estavam por cumprir, os árbitros algarvios já começaram a receber os prémios correspondentes a Março, logo, encerram a época 2007/2008 credores de Abril e Maio. “Os compromissos de Março estão cumpridos e assim que houver encaixe financeiro, a AFA conta liquidar o que falta” revelou António Matos, presidente do CA.
“Pelo que me foi transmitido, a Associação de Futebol do Algarve só não pagou os subsídios na totalidade porque também aguarda que a Federação disponibilize as verbas a que a AFA tem direito. Contamos, em breve, ter tudo solucionado para com os nossos árbitros” esclareceu António Coelho Matos. O líder dos juízes algarvios fez contas e sublinha que, “com as inscrições que vão decorrer em breve, a AFA ficará em condições de cumprir, na íntegra, com os compromissos assumidos”. António Coelho Matos conta, também e a curto prazo, ver os árbitros satisfeitos por receberem os prémios a que têm direito, todavia, lembra que as dificuldades e a conjectura económica do país, toca a todos, árbitros incluídos. “Estou convencido que nenhuma associação do país está tranquila na vertente financeira e até os nossos árbitros, que andam no nacional, se queixam do mesmo”. Refira-se, a época 2007/2008 termina, oficialmente, na próxima segunda-feira, 30 de Junho e no dia seguinte abre nova temporada. Se clubes existem com compromissos em atraso, os árbitros não são diferentes e também sentem na pele as dificuldades de tesouraria.

Rosetti concretiza sonho

Qualquer pessoa que consiga conciliar a paixão com a actividade profissional pode considerar-se um felizardo. Roberto Rosetti, o homem que irá arbitrar a final do UEFA EURO 2008™, no domingo, em Viena, considera-se um ávido adepto do futebol, portanto é fácil imaginar a sua felicidade quando lhe foi atribuído o jogo mais importante do calendário europeu de selecções.
-
Trabalho de equipa
O gestor hospitalar de 40 anos, de Turim, dedicou a nomeação aos seus colegas de arbitragem italianos e às pessoas que lhe estão mais próximas, tendo sublinhado que a escolha para o encontro de domingo é fruto do trabalho de equipa. Rosetti será acompanhado pelos árbitros assistentes Alessandro Griselli e Paolo Calcagno, também eles italianos, tal como durante a fase de preparação para o EURO e todo o torneio até aqui.
-
Motivação óbvia
A adrenalina estará presente entre a equipa italiana de arbitragem, mas a rotina antes do jogo será calma e meticulosa como de costume. "Não vai ser precisa qualquer motivação especial", afirmou Rosetti ao euro2008.com. "É claro que ninguém pode estar demasiado motivado nestas ocasiões, é mais importante conseguir reunir todas as nossas energias e manter o nível adequado de intensidade. O futebol praticado em Itália oferece situações importantes e, portanto, tenho alguma prática na arbitragem de jogos grandes".
-
Coragem
A força mental, aliada à excelente forma física, são armas essenciais no arsenal de um árbitro, para além da elevada perspicácia em termos tácticos. "A preparação mental é essencial e fundamental para um árbitro", afirmou Rosetti. "Claro que um árbitro tem de estar bem preparado física e tecnicamente, tem de conhecer o futebol de uma forma geral, as tácticas das equipas e as características dos jogadores, mas acima de tudo tem de ter motivação elevada, o que irá afectar as suas decisões. É necessária enorme coragem e preparação mental. Especialmente coragem, uma das principais qualidades de um árbitro, para tomar decisões difíceis em situações complicadas".
-
Instinto
Um homem do futebol como Rosetti compreende a fundo as situações que ocorrem numa partida. Esta intuição pelas emoções do futebol veio ao de cima quando arbitrou os quartos-de-final entre a Croácia e a Turquia, em Viena. As imagens a confortar o croata Mladen Petrić depois de este ter falhado a sua grande penalidade correram o Mundo.
-
Reacção espontânea
"Foi totalmente espontâneo", explica Rosetti. "Julgo que o mais importante não é o jogador ou o árbitro, mas sim o ser humano. Foi um momento muito triste, pois havia um jogador a viver um grande drama desportivo. Nesse momento, ele estava perto de mim, portanto foi uma reacção espontânea e voltaria a tê-la".
-
Hino dos árbitros
Rosetti estará totalmente concentrado na sua função quando as equipas alinharem em campo para escutarem os hinos nacionais. "No futuro, gostaria de escutar o hino nacional da equipa de arbitragem - seria interessante. Claro que escutaríamos os das equipas, mas está outra em campo - a de arbitragem". A 17ª equipa do UEFA EURO 2008™ tem sido uma unidade sólida e coesa, e Rosetti será a sua representante no jogo mais importante, este domingo, no Ernst-Happel-Stadion.

A Taça Intertoto, a Fase Final do Campeonato da Europa Sub-19 e o Campeonato da Europa Feminino Sub-19 são as competições europeias que contarão com a presença de alguns árbitros lusos.
Jorge Sousa (AF Porto) lidera a equipa de arbitragem nomeada para o jogo da Taça Intertoto, do dia 5 ou 6 de Julho, contando com Serafim Nogueira (AF Porto) e Alfredo Braga (AF Braga) como árbitros auxiliares. Na mesma competição, no dia 19 ou 20 de Julho, a arbitragem será igualmente lusa: Duarte Gomes (AF Lisboa), Sérgio Lacroix Pimenta (AF Madeira) e Sérgio Serrão (AF Madeira) serão responsáveis pela arbitragem.
A Fase Final do Campeonato da Europa Sub-19, que se disputa de 14 a 26 de Julho, na República Checa, contará com o contributo de Tiago Trigo (AF Lisboa), na categoria de árbitro assistente.
A arbitrgem lusa estará igualmente representada no feminino, tendo Berta Tavares (AF Vila Real) sido nomeada para actuar no Campeonato da Europa Feminino Sub-19, que terá lugar na França, de 3 a 20 de Julho.

Fórum da Arbitragem em Rio Maior

* Cartaz actualizado! (clique para ampliar)






O Fórum da Arbitragem Nacional tem lugar no dia 28 de Junho, em Rio Maior, sob o lema “Inovar a Arbitragem, Qualificar os Árbitros”, organizado pelos Conselhos de Arbitragem de Beja, Coimbra, Leiria e Viana do Castelo.


Vão estar em foco na iniciativa temas como o recrutamento de árbitros, a fidelização,a formação ou o sistema de avaliação da arbitragem.


A organização do encontro pode ser contactada para o endereço electrónico:forumarbitragem@gmail.com

ÁRBITRO INTERNACIONAL DESDE 2002

Depois de apitar o jogo inaugural do UEFA EURO 2008™, o árbitro italiano Roberto Rosetti encerrará também o torneio, depois de ter sido nomeado para a final do próximo domingo, no Ernst- Happel-Stadion, em Viena.
-
Épico
Para além da derrota da Suíça na partida inaugural contra a República Checa, o árbitro de 40 anos esteve ainda envolvido no épico encontro dos quartos-de-final entre a Turquia e a Croácia. O juiz será acompanhado no jogo decisivo pelos seus compatriotas e árbitros-assistentes Alessandro Griselli e Paolo Calcagno, sendo o sueco Peter Fröjdfelt o quarto-árbitro. Desde a primeira vez que participou numa prova da UEFA, no Campeonato da Europa de Sub-17, em Abril de 2002, Rosetti tem tido uma rápida ascensão.
-
Rápida ascensão
Essa progressão na carreira ficou sublinhada pela escolha como um dos árbitros europeus no Campeonato do Mundo de 2006. Rosetti dirigiu quatro jogos na Alemanha, incluindo o desafio dos oitavos-de-final entre a Espanha e a França, e com o seu 1,90m foi o árbitro mais alto da fase final. Este gestor hospitalar de Turim, que fala inglês e francês e gosta de jogar ténis nos seus tempos livres, recebeu as insígnias da FIFA em 2002 e é um árbitro respeitado em Itália há vários anos. Presença regular na UEFA Champions League, um dos seus primeiros jogos europeus de relevo a nível de clubes foi a final da Taça Intertoto 2004 entre o FC Schalke 04 e o FC Slovan Liberec.
-
Outras nomeações
Rosetti participou no Campeonato do Mundo de Sub-20 em 2003, e no Verão de 2005 arbitrou três jogos da Taça das Confederações, que serviram de preparação para o Campeonato do Mundo no ano seguinte. Entretanto, o suíço Massimo Busacca irá ficar encarregue da meia-final entre a Turquia e a Alemanha, em Basileia, enquanto o belga Frank de Bleeckere foi escolhido para a outra meia-final, na quinta-feira, entre a Rússia e a Espanha, em Viena.

Tiago Canário em destaque!

Tiago Canário

Na sua 5ª época como àrbitro de 3ª Categoria consegue um brilhante 5º lugar e alcança a promoção à
2ª Categoria Nacional.

Está por isso de parabéns!

Arrancou hoje o Torneio Internacional Lopes da Silva “Sub-14” com a presença das selecções das 22 associações distritais. Até 28 de Junho o Complexo Desportivo do Jamor assistirá, diariamente (excepto no dia 25 de Junho – 4ª feira), à realização de 11 jogos onde estarão presentes os melhores jogadores de todas as Selecções das Associações Distritais.
As qualidades dos jogadores são aferidas pelos coordenadores técnicos das Associações, a quem cabe a observação dos atletas e a elaboração de uma lista com o nome dos jogadores que melhor impressão causarão ao longo do Torneio.
Para saber mais sobre o Torneio Internacional Lopes da Silva (calendário, regulamento, histórico…), clique aqui.

A A.F.Beja tem para além da sua selecção, em David Tripa o seu árbitro representante.

Hoje no 1º dia de competição Tripa esteve nos seguintes jogos:
A.F.Madeira - A.F.Angra do Heroísmo (Árbitro Assistente); A.F.Vila Real - A.F.Hora (Árb. Assistente) e A. F. Santarém - A. F. Ponta Delgada (Árbitro).

Árbitros de olho na final do Euro

Na corrida por um lugar na final do Euro'2008 não estão apenas as quatro selecções que sobreviveram aos quartos de final do Euro'2008. De olho no encontro decisivo de Viena, no dia 29 de Junho, estão igualmente os árbitros convocados pela UEFA para trabalhar na prova autro-suíça."Nós somos a 17.ª selecção na fase final e estamos todos juntos. Mas todos também têm a ambição pessoal de apitar a final. Somos amigos, mas também rivais. De qualquer modo, cabe ao comité da UEFA tomar a decisão e tudo o que podemos fazer é dar o nosso melhor", reconheceu o eslovaco Lubos Michel à agência Reuters no final de mais um treino no quartel-general dos chamados homens de preto, nos arredores da cidade suíça de Zurique. Um factor que pode ser decisivo na escolha do árbitro da final passa pela presença ou não da selecção do seu país e de quão longe ela consegue ir na competição. Lubos Michel é o primeiro a reconhecer que, como a Eslováquia falhou o apuramento, pode ser beneficiado com isso. "Como o meu país não está aqui, tenho mais hipóteses", observou.Já o espanhol Manuel Mejuto, cuja selecção ainda está em prova (defronta a Itália no sábado), coloca os interesses nacionais acima de qualquer pretensão pessoal. "Se a Espanha chegar à final, voltarei feliz para casa. Todos os jogadores [de Espanha] são meus amigos, conheço-os da Liga doméstica e os jogadores são mais importante do que os árbitros", disse.Para o sueco Peter Frojdfeldt, que irá apitou na passada quinta-feira o jogo da Selecção Nacional com a Alemanha, o caminho terá ficado muito mais fácil com a eliminação da sua selecção, ocorrida na quarta-feira com a derrota para a Rússia. "É claro que eu gostaria que a Suécia chegasse à final. Mas isto não vai acontecer e agora, para representar o país, nós queremos estar na final", observou.

In Record

Quase duas semanas depois de saber que tinha sido suspenso pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF pelo período de 20 meses, Rui Silva recebeu uma boa notícia: no segundo ano na 1ª categoria ficou em 8º lugar. "Fiquei muito satisfeito com esta classificação, por ser fruto da minha dedicação ao longo destes 12 anos. E mais feliz fiquei por ser oitavo classificado num grupo com extremo valor como este", disse, confessando que "a onda de total solidariedade de praticamente todos os árbitros é mais importante do que a classificação. É inesquecível o que têm feito por mim diariamente".
Com 28 anos, Rui Silva é o árbitro mais novo dos quadros da Liga. "Acredito na justiça desportiva, tenho a certeza que a minha situação vai ficar clarificada", defende. "Estou convicto, por isso, que a justiça desportiva irá proporcionar-me a possibilidade de permanecer neste grupo. Tenho dedicado toda a minha vida à arbitragem e abdicado de grande parte da minha vida profissional, como economista, para estar sempre pronto para dar o meu melhor dentro de campo", adianta.
E, mais importante ainda, uma outra garantia: "Era incapaz de cometer qualquer infracção que colocasse em risco este meu grande sonho: estar entre os 25 melhores árbitros portugueses". Como uma espécie de conformismo, uma última confissão: "É nos momentos difíceis que nos tornamos mais fortes, mais capazes e mais lutadores. Tenho fé, força e determinação e só penso num final feliz".
Grato pela solidariedade
Rui Silva diz que pode "viver 100 anos" que nunca se esquecerá da "
solidariedade manifestada pela estrutura da arbitragem". Depois de dar "os parabéns ao primeiro classificado, Jorge Sousa, "um grande árbitro", um abraço "de amizade a Paulo Paraty", que terminou a carreira, e de "solidariedade a João Vilas Boas e Paulo Pereira", que desceram, sublinhou o gesto de Olegário e de João Ferreira. Mesmo estando, respectivamente, no Europeu e no Líbano, em serviço militar, deram exemplos de "amizade".
-
Primeiro curso será em Melgaço
Na época passada, foi em Alfeite, agora será em Melgaço. O primeiro curso de aperfeiçoamento de 2008/09 dos árbitros e árbitros-assistentes será realizado no Complexo Desportivo de Melgaço. De 22 a 27 de Julho, os 25 árbitros e 52 assistentes serão sujeitos aos exames habituais: físicos, teóricos e algumas acções de formação.
Desde que Vítor Pereira assumiu a liderança da Comissão de Arbitragem da Liga que os cursos passaram a ser ter um prazo mais dilatado, o que, como aconteceu no ano passado, mereceu elogios da parte dos árbitros e assistentes.
Neste estágio dos árbitros, já não estará Paulo Paraty, árbitro internacional do Porto que abandonou a actividade por limite de idade, os minhotos Augusto Duarte, Paulo Pereira e João Vilas Boas, últimos clasificados da tabela anteontem divulgada, mas estarão os quatro que subiram à 1ª categoria: André Gralha, Nuno Roque, António Costa e Bruno Esteves.
in O Jogo

Uma ideia já com duas dezenas de anos vai, em breve, ser posta em prática pelo Conselho de Arbitragem da AFA. “Voltei a apresentar, em reunião, uma ideia de 1988 e a Federação não levantou problemas. No próximo curso de candidatos a árbitros vamos receber jovens a partir dos 12 anos” disse António Matos, presidente do CA da AFA.
“Tal como aconteça com os clubes, a arbitragem também deve começar cedo. Só assim poderemos sensibilizar os jovens e aumentar o quadro garantido o futuro” acrescentou António Matos, referindo ainda que “outras associações mostraram-se agradadas com a ideia e vão implementar o mesmo processo nos próximos cursos de candidatos a árbitros de futebol”. António Matos sublinha que “um árbitro jovem, de 14 ou 15 anos, a apitar um jogo de escolas ou infantis, permite um maior conhecimento e respeito entre atletas e familiares. Note-se, à medida que jogadores e árbitros vão crescendo, cimentam a amizade e o respeito”. Contudo, para que tudo possa passar do papel à prática, acrescenta o dirigente, “será importante, determinante mesmo, que os clubes percebam as vantagens, para todos, daquilo que estamos a falar. Sem o apoio dos clubes será muito difícil implementarmos novas soluções na arbitragem e aumentar o quadro”. A implementação de novas ideias, por parte do Conselho de Arbitragem algarvio, não se esgota nos mais jovens. Há também novidades para os mais velhos, nomeadamente jogadores que tenham terminado a carreira. “Pretendemos também receber jogadores. Muitos deles deixam o futebol aos 30 anos mas têm muito para dar nos anos seguintes. Esta é uma ideia a discutir, em breve, num fórum, com as associações e os conselhos de arbitragem”, disse, a terminar, António Coelho Matos.

in Algarve Desporto

* Corrigida
LPFP
Quadro de Árbitros Assistentes:
44º Lugar: Carlos Nilha (Manteve-se) * Aguarda confirmação
-
Quadro de Observadores:
7º Lugar: Albano Fialho (Manteve-se)
-
FPF
Quadro de Árbitros de 2ª Categoria
34º Lugar: Marco Trombinhas (Manteve-se)
-
Quadro de Árbitros Assistentes
32º Lugar: Ricardo Cabecinha (Manteve-se)
-
Quadro de Árbitros de 3ª Categoria
5º Lugar: Tiago Canário (Promovido à 2ª Categoria)
40º Lugar: João Constantino (Manteve-se)
104º Lugar: Edgar Gaspar (Manteve-se)
110º Lugar: Luís Lameira (Despromovido) * Aguarda confirmação
128º Lugar: Dinis Gorjão (Despromovido)
-
Quadro de Observadores
39º Lugar: Manuel Custódio (Manteve-se)
60º Lugar: Jorge Fontes (Manteve-se)
-
Quadro de Observadores de Futsal
28º Lugar: José Teodósio (Manteve-se)
-
Sobem da A.F.Beja aos Quadros Nacionais:
David Tomé (3ª Categoria Nacional Futebol 11) - César Leitão aguarda ainda vaga, Daniel Lança (3ª Categoria Nacional Futsal), António Coimbra (2ª Categoria Nacional Árbitros Assistentes), Mário Burrica (Observadores de Futsal).

Olegário Benquerença regressa hoje a Portugal, depois de 16 dias a representar a arbitragem portuguesa no Europeu da Suíça e Áustria. "Este Campeonato da Europa está seguramente no lote dos dias mais importantes da minha carreira, tal como, por exemplo, o Mundial de sub-17 do ano passado, na Coreia do Sul. São experiências enriquecedores e inesquecíveis", revelou o juiz "top class" que, neste Europeu, foi quarto árbitro em três jogos: Roménia-França, Grécia-Rússia e Polónia-Croácia.
Agora, diz o árbitro de Leiria - que esta época, a nível interno, ficou em segundo lugar -, o objectivo a atingir a nível internacional é muito simples: "Trabalhar com vista a uma eventual selecção para o grupo que irá estar no próximo Mundial e consolidar a minha posição no grupo europeu para poder estar no próximo Campeonato da Europa como árbitro principal."
A aprendizagem com colegas mais experientes foi importante, claro. Olegário Benquerença realça o contacto com um dos árbitros principais. "O meu relacionamento com a generalidade dos árbitros é excelente; são todos colegas de grande categoria, o nível geral é elevado. Por razões de proximidade geográfica e de facilidade linguística, o meu relacionamento foi naturalmente mais estreito com o Mejuto Gonzalez", árbitro espanhol que dirigiu o Roménia-França.
-
Vítor Pereira "Factor de desenvolvimento"
Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, comentou assim a participação de Olegário Benquerença no Europeu: "O nosso desejo é que a sua presença tenha sido um factor para o seu constante desenvolvimento e que a arbitragem portuguesa possa desfrutar de todo o capital de conhecimento que usufruiu numa competição de elite, junto dos melhores árbitros da Europa."

O árbitro Peter Frojdfeldt não escondeu a sua satisfação pela nomeação para o Portugal-Alemanha de hoje, depois de ter estado em foco com o golo polémico de Van Nistelrooy, no Holanda-Itália.“É uma prova de confiança em mim e nos meus assistentes”, afirmou à Reuters o juiz sueco, também em foco no Rep. Checa-Turquia, quando expulsou o guarda-redes turco, já nos descontos.“O nosso objectivo era fazer dois bons jogos na fase de grupos para depois apitar na fase seguinte, o que se tornou uma realidade com esta nomeação”, acrescentou Frojdfeldt. O trio sueco destacou-se com uma decisão polémica, mas legal, ao validar o primeiro golo da Holanda à Squadra, apesar de Van Nistelrooy estar aparentemente em “off-side”.Acontece que o italiano Panucci, para lá da linha final, colocava o holandês em jogo. Uma interpretação da Lei 11 que a UEFA considerou correcta, apesar de muitos protestos.“Graças à nossa decisão, treinadores, jogadores e adeptos ficaram a conhecer melhor as regras”, afirmou Frojdfeldt.

Sérgio Pereira foi arguido no Apito Dourado e até foi acusado. Mas o juiz de instrução do processo originário entendeu não pronunciá-lo. O MP não recorreu desta decisão. Mais tarde, o árbitro do Porto apareceu em Gondomar na condição de testemunha e revelou, finalmente, o famoso e microscópico apito dourado. Quando tudo parecia resolvido para ele, Sérgio Pereira foi acusado de corrupção e de falsificação de relatório do jogo pelo Conselho de Disciplina da FPF. Porque se entendeu que, no Gondomar-Paredes, da época de 2003/2004, recebeu um artefacto em ouro. O árbitro e um dos assistentes (Ivan Vigário) negaram as ofertas, o outro assistente (Miguel Oliveira) confirmou-a. O Gondomar SC perdeu o jogo e os peritos não apuraram erros favoráveis ao Gondomar SC. Mas o CD valorizou outro facto: antes de o jogo começar, Castro Neves (dirigente gondomarense) passou o telemóvel a Pereira. Do outro lado estava o presidente do clube. José Luís Oliveira disse: “Veja lá... aquilo que puder fazer.” O árbitro respondeu: “Sim senhora.” E tramou-se!

in Record.

Fröjdfeldt e Rosetti escolhidos

O sueco Peter Fröjdfeldt e o italiano Roberto Rosetti vão arbitrar os dois primeiros jogos dos quartos-de-final do UEFA EURO 2008™, anunciou o organismo que tutela o futebol europeu.

Sueco no Portugal-Alemanha
Fröjdfeldt irá apitar o encontro de quinta-feira, em Basileia, entre Portugal e a Alemanha, tendo como árbitros assistentes os compatriotas Stefan Wittberg e Henrik Andrén, sendo o grego Kyros Vassaras o quarto árbitro. O juiz de 44 anos dirigiu duas partidas da fase de grupos, nomeadamente o Holanda-Itália, em Berna, e o República-Turquia, disputado na cidade de Genebra.

Equipa italiana
Quanto a Rosetti, irá arbitrar o jogo de sexta-feira, em Viena, entre a Croácia e a Turquia, sendo coadjuvado pelos árbitros assistentes italianos Alessandro Griselli e Paolo Calcagno, enquanto o espanhol Manuel Enrique Mejuto González será o quarto árbitro. O desafio de abertura, em Basileia, que colocou frente-a-frente a co-anfitriã Suíça e a República Checa, foi um dos jogos dirigidos por Rosetti, além do Grécia-Rússia, realizado em Salzburgo. As nomeações para os restantes encontros serão anunciadas à medida que se for disputando o torneio.

Fotos do Euro











Vídeo do Sporting - Porto

Se quiser ver o resumo do jogo Sporting - Porto em Juniores do último sábado que foi arbitrado por Marco Trombinhas clique aqui.

Estádio Alvalade XXI
Árbitro: Marco Trombinhas
Árb. Assistentes: Ricardo Cabecinha e Luís Cesário
-
Sporting: Vítor Golas, Rui Figueiredo, Wellinton Matos, Vinícius Golas, David Santos, André Santos, André Martins, Vivaldo Arrais (Rabiu Ibrahim 76), Marco Matias, Wilson Eduardo (Paez 69) e Bruno Matias (Diogo Rosado 60). Treinador: José Lima
FC Porto: Ruca, Valter, André Pinto, Tengarinha, Stephane, André André, Jorge Chula (Marco Aurélio 53), Graça, Tiago Cintra, Joni (Elísio 64) e Josué (Carlos Santos 87). Treinador: Patrick Greveraars.
-
Golos: Tiago Cintra 4 (0-1), Bruno Matias 6 g.p. (1-1), Elísio 71 (1-2), Diogo Rosado 90+4 (2-2)

Euro 2008 - Benquerença acaba hoje

O árbitro português Olegário Benquerença despede-se hoje do Europeu, depois de participar, como quarto árbitro, no Polónia-Croácia (o juiz será o grego Kyros Vassaras, que dirigiu o República Checa-Portugal), da terceira jornada do Grupo B. O anúncio foi ontem feito pela UEFA, que revelou o nome dos árbitros para a derradeira jornada da fase de grupos, aquela que, na maior parte dos casos, decidirá quem passa aos "quartos". Para o jogo mais aguardado, o embate do Grupo C entre a França e a Itália, foi nomeado o eslovaco Lubos Michel, um árbitro experiente. No também escaldante Áustria-Alemanha (Grupo B) estará o espanhol Mejuto Gonzalez.

Nomeações
JOGO ÁRBITRO ASSISTENTES 4.º ÁRBITRO
Polónia- Croácia: Kyros Vassaras (GRE) Dimitris Bozatzidis (GRE) Olegário Benquerença (POR) Dimitris Saraidaris (GRE)
Áustria- Alemanha: Mejuto González (ESP) Juan Carlos Jiménez (ESP) Damir Skomina (SLO) Jesús Calvo (ESP)
Holanda- Roménia: Massimo Busacca (SUI) Matthias Arnet (SUI) Craig Thomson (SCO) Stéphane Cuhat (SUI)
França- Itália: Lubos Michel (ESL) Roman Slysko (ESL) Viktor Kassai (HUN) Martin Balko (ESL)
Grécia- Espanha: Howard Webb (ING) Darren Cann (ING) Stéphane Lannoy (FRA) Mike Mullarkey (ING)
Rússia-Suécia: Frank De Bleeckere (BEL) Peter Hermans (BEL) Kristinn Jakobsson (ISL) Alex Verstraeten (BEL)

De volta ...

Depois de alguns dias sem ter sido possível actualizar o Blog, hoje regressa a normalidade ...

Portugal - Rep. Checa às 17h

Kyros Vassaras (da Grécia) será o àrbitro do jogo, auxiliado será por Dimitris Bozatzidis e Dimitris Saraidaris.


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.