Viagem no tempo

Em cima e da esquerda para a direita: Dinis Gorjão, Marcelino Silva, Bruno Vieira e Jaime Vieira. Em baixo: José Teodósio, Manuel Santos, Daniel Lança e Luís Cesário.
_

Na foto de cima árbitros de Futsal que arbitraram o Torneio de Futsal de Verão na Vidigueira no último Verão, organizado pelo C.D. Vasco da Gama. Em baixo a organização do mesmo torneio. Concluído o mesmo realizou-se um jogo entre árbitros e organizadores, do qual saíram vencedores os árbitros...naturalmente!

Cartoon

A opinião de ... Jaime Vieira

O homem é um animal de hábitos
_
_
O hábito surge como o resultado de uma aprendizagem e é através dessa aprendizagem que o hábito se instala no homem. Portanto, o Árbitro tem que adquirir hábitos, que progressivamente vão sendo executados de uma forma mais correcta com mais ou menos esforço até que se tornam automáticos e habituais, tendo, no entanto, que haver uma motivação para tal.
A motivação desempenha um papel capital no processo da aprendizagem. Se um cidadão qualquer não estiver motivado nada o conseguirá fazer aprender. A aquisição de conhecimentos depende essencialmente do estado de maturação de cada indivíduo. Há momentos em que o indivíduo está predisposto e preparado para determinada aprendizagem. A maturação está dependente da idade e do crescimento físico e psíquico da pessoa que aprende ou procura aprender. A partir de adulto, começa a haver um declínio da capacidade de aprender, que são explicáveis pelas alterações nos mecanismos neurofisiológicos responsáveis pela aprendizagem. Esta redução das capacidades é variável de pessoa para pessoa, sendo uns mais afectados no que diz respeito a aprendizagem motora na aquisição de conhecimentos.
A aprendizagem é facilitada quando a pessoa se empenha, procurando activamente atingir os objectivos a que se propôs.
O Árbitro tem que começar a pensar antes do jogo, logo que sabe que está nomeado. Tem que pensar que cada jogo requer uma abordagem diferente, isto porque não há dois jogos iguais. A sua tarefa principal é assegurar com perfeição e de maneira correcta a direcção do jogo, para isso necessita de uma formação permanente e adequada, directivas seguras e contactos pessoais que visem a sua actualização e formação constante.
O Árbitro não deve acomodar-se ao emblema que ostenta, porque como sabem, no terreno do jogo tudo pode acontecer, por isso o Árbitro deve de estar preparado tecnicamente para saber impor e aplicar as Leis do Jogo a todo e qualquer momento, qualquer decisão menos acertada provoca polémica e desprestígio da arbitragem em geral e do Árbitro em particular.
As Regras do Jogo são únicas e devem ser cumpridas com rigor, clareza, imparcialidade, serenidade, objectividade e Justiça. Com a soma de poderes que lhe são confiados o sentido de Justiça deve ser demonstrado no campo de jogo.

Jaime Vieira
(Árbitro da 1ª Categoria de Hóquei em Patins
e Observador de Árbitros de Futebol de 11 na A.F.Beja
)

A UEFA nomeou quatro árbitros portugueses para integrarem a equipa dearbitragem que assitirá um dos jogos dos quartos-de-final da Taça UEFA. Olegário Benquerença será auxiliado por Bertino Cunha Miranda, João Ferreira dos Santos e Duarte Gomes, como 4º árbitro.
Nos quartos-de-final, a disputar no próximo dia 3 de Abril, estão equipas como o Leverkusen, Zenit, Rangers, Sporting, Bayern, Getafe, Fiorentina e PSV.



O árbitro António Cardoso irá apitar um dos jogos da Taça Intercontinental de Clubes da Federação Espanhola (Futsal), competição que decorre de 3 a 6 de Abril, em Granada.

A 1ª edição da Taça Intercontinental de Clubes, realizou-se em 2004, em Barcelona.
in fpf.pt

LPFP - Bwin Liga
E. Amadora - Académica: Albano Fialho (Observador)
_
FPF 2ª Divisão Manut. Sub Série C-1
Rio Maior - Abrantes: Marco Trombinhas
_
2ª Divisão 2ª Fase Manut. Sub Série D-1
Juventude - Odivelas: Manuel Custódio (Observador)
_
Juniores 1ª Divisão Zona Sul
Louletano - Barreirense: Edgar Gaspar
_
Iniciados 2ª Fase Zona C
Internacional - Benfica: Dinis Gorjão

_
_
1 Aparência física e apresentação
2 Confiança e serenidade
3 Senso comum
4 Honestidade, integridade, imparcialidade, decoro e rectidão
5 Sobriedade e modéstia
6 Firmeza e coragem
7 Coerência e consistência de julgamento e atitudes
8 Concentração e focagem de atenção
9 Discrição
_
_
_
Um árbitro bem preparado raramente é surpreendido pelas formas de jogar dos jogadores quer das equipas.
_
Mas afinal … onde residem os problemas da arbitragem?
_
Quais as atitudes mais convenientes a tomar para dirigir o jogo correctamente?
- Manter os olhos abertos sobre o jogo
- Decidir de acordo com o seu critério de avaliação
- Decidir sem explicar?!?
- Evitar discutir com os jogadores, treinadores e dirigentes
- Ignorar a presença dos espectadores
- Ignorar todas as provocações
- Assumir as suas próprias decisões

Mala do Árbitro

Equipamento de jogo: camisolas árbitro; calções; cuecas; meias; botas de futebol; t-shirt interior; pulso para o suor
_
Acessórios: emblema da AFB e FPF; apitos; cartões; cronómetro; bloco de notas; caneta/lápis; moeda; bandeiras; manómetro; velcro autocolante; tesoura; esponja das botas;
_
Documentação: BI / Dinheiro; grupo sanguíneo; lista de telefone SOS; livro das leis da FPF; Normas e Instrucções;regulamento da competição; bloco de notas; caneta
_
Artigos de higiene: toalha; chinelos; champô; sabonete; desodorizante, gel; pente; escova dos dentes; estojo da barba; after-shave; perfume
_
Material de sobrevivência: pensos rápidos; spray frio; pé elástico; tesoura pequenina; melhoral / aspirina; linha e agulha

No jogo Beira Serra - Barrancos o árbitro da partida será Bruno Vieira acompanhado por Filipe Aurélio e Dinis Gorjão. No Sanluizense - Despertar será Vítor Rocha (na foto de baixo à direita) acompanhado por David Tripa e Cristiano Bexiga.

Vítor Pereira não acha estranho que os árbitros recebam prendas dos clubes, como também está em causa no julgamento do processo originário do Apito Dourado. Para o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, "as ofertas devem estar, porém, enquadradas na circular da FPF, que determina valores máximos" (120 euros). Em caso de dúvida quanto ao valor das ofertas, o melhor árbitro português dos últimos 20 anos entende que os árbitros "devem recusá-las". "Para além disso, há um detalhe importante que não é um pormenor mas sim um "pormaior": as prendas devem ser dadas no final do jogo", referiu. "Quando me ofereciam coisas antes do início dos jogos, por deferência não as recusava mas, para defesa pessoal, não as abria", juntou.
Quanto a refeições na companhia de dirigentes – como aconteceu com alguns dos nove árbitros que estão a ser julgados em Gondomar –, Vítor Pereira defende que não deve ser "uma prática corrente". Explicando que no âmbito da Liga "preferimos que a equipa de arbitragem aproveito os momentos das refeições para confraternizar entre si, para se concentrar nos jogos ou para debater o que aconteceu naqueles".
Falando em concreto das perícias que fez aos jogos do Gondomar SC na época de 2003/2004, na companhia de Jorge Coroado e Adelino Antunes, Pereira considerou que a má qualidade das gravações prejudicou o trabalho feito. "Com estas imagens, não é possível avaliar, do ponto de vista técnico, o trabalho dos árbitros", concretizou quem no final da sua audição não teve dúvidas em afirmar que o trabalho dos árbitros que apreciou em acção nos jogos investigados do Gondomar "não desvirtuou a verdade desportiva". Vítor Pereira admitiu também algumas divergências no trabalho de perícia que disse ter sido feito "de empreitada" num conjunto de 63 jogos, entre os quais partidas da I Liga, como o Beira-Mar-FC Porto e o FC Porto-Estrela da Amadora. "Nem sempre as coisas são preto ou branco, depende tudo da sensibilidade e da intuição de cada um e, por isso, as observações não são objectivas", sublinhou. "Nem sempre se chega a conclusões defnitivas", precisou. De aí que Vítor Pereira admita que os outros peritos, quando chamados ao Tribunal de Gondomar, possam ter opiniões diferentes da sua. Porque "a arbitragem não é uma ciência exacta". Como se provou na sessão de hoje, quando o perito Vítor Pereira teve de emendar a mão para considerar que o árbitro Pedro Sanhudo, no jogo Pedras Rubras-Gondomar, não assinalou uma grande penalidade a favor do Gondomar SC. "Competirá ao tribunal aferir valor destas peritagens, o que posso dizer é que fomos empenhados, tentamos transmitir ao tribunal, de forma sincera, aquilo que era o nosso sentir e a nossa convicção, mas, naturalmente, depois os juizos serão feitos por quem de direito", concluiu o antigo árbitro internacional.

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga analisou, com Jorge Coroado e Adelino Antunes, também antigos árbitros, 63 jogos, entre os quais mais de 20 do Gondomar SC, o clube na berlinda no processo originário. No final da sessão, Vítor Pereira salientou que a qualidades das gravações dos jogos do Gondomar tornaram muito difícil o trabalho de análise dos três peritos. "Com estas imagens seria incapaz de avaliar o trabalho de um árbitro", referiu, depois de na sala de audiências ter emendado a mão várias vezes, emitindo opiniões contrárias ao que foi estampado nos relatórios de peritagem assinados pelos três peritos. Na mesma sala de audiências - onde se seguirão, na próxima semana, os testemunhos de Adelino Antunes e Jorge Coroado -, Vítor Pereira fez sorrir os réus presentes quando na análise ao jogo Pedras Rubras-Gondomar até considerou que ficou uma grande penalidade por marcar para a equipa gondomarense. O árbitro visado, Pedro Sanhudo, também presente, não conseguiu deixar de sorrir a propósito deste comentário ao seu trabalho num jogo que o Gondomar venceu perto do fim, através de uma grande penalidade que as imagens não esclarecem e que mereceu de Vítor Pereira este comentário: "Não se pode dizer que não há penálti".
Ao presidente da CA da Liga foi também perguntando se no seu tempo de árbitro recebeu prendas, tendo Vítor Pereira confessado que recebeu medalhas, galhardetes, pins, relógios, símbolos de clube e até aguardente típica de uma região que não precisou. "Nos jogos da UEFA era normal receber camisolas (gravatas nas ilhas britânicas)", referiu, depois de recordar uma circular da UEFA, anterior a 2002, ano em que abandonou a actividade de árbitro, que determinava que os árbitros não podiam receber prendas de valor superior a 200 francos suíços (120 euros ao câmbio actual.
in record.pt


João Pereira no Aldenovense - Serpa; Daniel Lança no Ferreirense - Vasco da Gama; André Baltasar no Almodôvar - São Marcos ; César Leitão no Odemirense - Piense; Vítor Cardeira no Castrense - Milfontes; David Tripa no Moura - Cabeça Gorda e José de Sá no D. Beja - Entradense.

Nomeações AFBeja




Clica aqui

para acederes às Nomeações dos Árbitros

para os jogos da A.F.Beja

no próximo fim de semana.

1ª Pergunta - Ainda te lembras com que idade e o porquê de teres entrado no mundo da arbitragem?
Mário Jorge Burrica - Entrei para a arbitragem com 17 anos. A minha entrada surge como um desafio que me foi lançado pelos meus tios, Manuel Esperança e Palma Ribeiro, numa altura em que ia começar o curso e eu aceitei na esperança de lhes demonstrar que também conseguia chegar onde eles chegaram e até fazer melhor. O que não chegou a acontecer!
_
2ª P - A tua carreira de árbitro, devido a lesão, terminou mais cedo do que o previsto. Que objectivos tens agora na função de Observador?
M. J. B. - É verdade, a carreira de árbitro acabou bem cedo, infelizmente devido a lesão. Ao contrário do que alguém possa pensar os meus objectivos imediatos como observador não são muito ambiciosos. De momento procuro estar ligado a este maravilhosa família e ajudar os árbitros a melhorarem, também um pouco com as observações que faço.
_
3ª P - Assumis-te a presidência do NAFAN Beja para o próximo biénio na 6ª Feira de 14 de Março. Fala-nos do programa e das principais intenções desta nova direcção.
M. J. B. - O programa é o que de momento consideramos adequado, efectuar acções para auxiliar os árbitros a melhorar, convivios que fomentem o bem estar da famíla da arbitragem bejense, entre outras coisa. A principal meta é começar por angariar novos sócios, é tentar dar mais expressão e representatividade ao Núcleo. Queremos ser o Núcleo que representa os árbitros do Conselho de Arbitragem da A.F.Beja, sejam eles de Beja, de Aljustrel, de Almodôvar, Ourique, etc, pois é meu entender que esse deve ser o caminho a tomar. Depois passará também por junto dos clubes, concretamente nas camadas jovens, esclarecer e auxiliar a compreender não só qual o papel do árbitro bem como algumas leis de jogo.
_
4ªP - Qual a sua opinião acerca do Blog Apito Bejense e como pode este melhorar ?
M. J. B. - Tenho de confessar que não sou assíduo e até que não o conheço à muito tempo. A opinião só pode ser positiva pois demonstra uma grande dedicação e direi mesmo carinho pelo futebol e em concreto pela arbitragem, estecticamente é agradável e tem sempre noticias actuais e interessantes.É sempre possível melhorar, mesmo quando o nível é alto, isso é possível. Na minha opinião algo que seria benéfico era a presença de mais artigos de opinião sobre algumas temáticas com algumas personalidades da arbitragem
_
5ªP - Deixe uma mensagem aos árbitros dos quadros da A.F.Beja para o que resta da presente época.
M. J. B. - Estamos a chegar á fase final da época nos principais campeonatos, uma altura da época em que o árbitro aos olhos de alguns dos intervenientes começa a errar desde o momento que pisa o terreno de jogo! Pelo que o meu conselho é que todos se apliquem desde esse mesmo momento e até que abandonem o terreno de jogo. Se assim o fizerem, se derem o máximo no terreno de jogo, de certo que podem sair sempre de cabeça erguida de todos os campos, sem trazer com eles a sensação de que podiam ter estado melhor, que podiam ter estado mais perto deste ou daquele lance.

Ensino à distância

A Comissão de Arbitragem da Liga utilizou, a título experimental, a plataforma de ensino à distância para implantar um sistema de formação contínua para os árbitros, observadores e técnicos de arbitragem.
A nova modalidade foi utilizada para a realização de testes, visionamento de lances de jogo e também para criar fóruns de discussão.
O projecto-piloto durou quatro meses (Outubro a Janeiro) e pode dizer-se que foi amplamente elogiado pelos participantes que, em 94% dos casos se mostraram satisfeitos, bastante satisfeitos ou totalmente satisfeitos com a experiência.
“Espero que continuem com este projecto, pois é por aqui que está o futuro...”, disse um dos árbitros. Outro afirmou que “este tipo de apoio é necessário para o desenvolvimento da arbitragem Portuguesa.”.
Os participantes consideraram, ainda, que a análise sistemática de vídeos e a participação em fóruns de discussão ajudam a uniformizar critérios de análise e de actuação e que a utilização orientada e sistematizada de uma plataforma de formação contribui para o desenvolvimento teórico dos árbitros.
in lpfp.pt

"Mudança da hora no dia 30 de Março de 2008. Na madrugada do dia 30 de Março (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão.
- Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.
- Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 30 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia
".

Informação retirada do

Dicas para a utilização do sistema BIP – 7 SITUAÇÕES:
1 Antes do início do jogo: confirmação / tudo OK;
2 Foras de jogo;
3 Substituição;
4 Grande penalidade cometida cometida com as mãos
5 Lançamento da linha lateral no meio campo do arbitro
6 Faltas fora da zona do árbitro assistente/ ângulo cego do árbitro: BIP silencioso
7 Qualquer situação que ocorra fora do campo de visão do Arbitro Assistente (agressões)»»»»» momento obrigatório de intervenção
_
Fora de jogo principio do wait and see (atenção ao novo principio)
_
Lançamento de linha lateral, os pontapés de canto e os pontapés de baliza: deverão ser todos sinalizados pelos A.A. em todas as linhas
_
Marcação de faltas
1
Árbitro Assistente no seu espaço delineado
2 Zona de intervenção atenção ao principio wait and see/ lei da vantagem (faltas perto / longe da área de intervenção)
- Marcação das barreiras na sua zona de intervenção
- Relação com os jogadores na zona de intervenção
_

Procedimento na indicação disciplinar
1 Cartão amarelo » mão no bolso da camisola
2 Cartão vermelho » mão na bolso dos calções
3 2º Cartão amarelo » pressionar o bip
4 Se o AA não sabe o número do cartão, pressiona o bip e estabelece o contacto visual que é sempre fundamental transmitindo mensagens sem dúvidas (falar se necessário)
5 Duvida disciplinar (ex. 2ª amarelo). Se necessário chamar o àrbitro

_

Procedimento em situações duvidosas (Lançamento Lateral, Pontapé de Canto ou Baliza)mais uma vez estabelecer contacto visual.
_

Procedimento em 2 situações
1
Situação » Falta á entrada da área
Pode levantar a bandeirola; Se a falta foi fora vira o corpo para centro do terreno; Se foi dentro vira corpo para bandeirola, põe um pé dentro do terreno de jogo e pressiona o bip
2 Situação jogada rápida 1 para 1 » O Árb. Assistente não deve ter receio em assumir; Levanta a bandeirola e assinala; Diz se foi dentro ou fora

_

Bola que entra na baliza e há duvidas se é golo:
1 AA levanta a bandeirola (se necessário dá o sinal bip)
2 Vira o corpo para o centro do terreno
3 Corre para o terreno de jogo, quando o árbitro apontar

Fotos João Constantino...



...num jogo no Campo dos 2 Irmãos em Portimão.

Hoje pelas 19h30, hora portuguesa, em Dusseldorf defrontam-se os finalistas da última edição do Campeonato Europeu de Futebol, Portugal e Grécia.
O árbitro da partida será o alemão Knut Kircher, que não está selecionado para o Euro. Recorde-se que todos os jogos da seleções finalistas de preparação não serão arbitrados por os árbitros escolhidos para a competição final.


Kircher será acompanhado pelos assistentes Wolfgang Walz e Thorsten Schiffner, enquanto que o 4º Árbitro será Marc Seemann.

Fotos do Fim de Semana






Torneio da Páscoa em Almodôvar contou com os seguintes árbitros do CA da AFB: David Tripa, Cristiano Bexiga, Vítor Rocha e Tiago Sousa. Aqui ficam as fotos cedidas por Vítor Rocha.

Augusto Duarte fora das nomeações

APITO DOURADO PAIRA SOBRE ÁRBITRO BRACARENSE


O árbitro Augusto Duarte, de Braga, que irá ser julgado no âmbito do processo Apito Dourado relativo ao jogo Beira-Mar-FC Porto da época 2003/2004, ficou fora das nomeações para a 24.ª jornada da Liga. O árbitro bracarense é um dos arguidos do processo, que inclui também o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o empresário António Araújo, que o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu levar a julgamento. Augusto Duarte vai a julgamento pela alegada prática de um crime de corrupção desportiva passiva, enquanto o presidente do FC Porto e o empresário estão acusados do crime de corrupção desportiva activa. O processo reporta-se ao encontro Beira Mar-FC Porto, da 31.ª jornada da Superliga de 2003/2004, que foi realizado em 18 de Abril de 2004 e terminou empatado (0-0). Segundo o Ministério Público, dois dias antes do jogo Augusto Duarte e António Araújo visitaram Pinto da Costa na sua casa na Madalena, Gaia, tendo o presidente portista dado ao árbitro um envelope com 2.500 euros. O processo, que chegou a ser arquivado pelo Ministério Público de Gaia, foi reaberto pela Equipa de Coordenação do Processo Apito Dourado (ECPAD), liderada pela magistrada Maria José Morgado, e a acusação foi deduzida em 19 de Junho do ano passado. A reabertura do processo foi determinada por declarações de Carolina Salgado, que a ex-companheira de Pinto da Costa reiterou, no essencial, a 18 de Janeiro, no TIC.
in record.pt

Nomeações LPFP

Blog do NAFAN reactivado

O Blog do Núcleo de Árbitros de Futebol Armando Nascimento - Beja está desde hoje reactivado. Com objectivos diferentes daqueles que tinha anteriormente, o Blog servirá apenas para publicar comunicados e iniciativas internas do NAFAN que desde 14 de Março tem novos órgãos sociais. Esta e outras informações que pode consultar aqui.

1ª Pergunta - És árbitro há cerca de 13 anos, e estás na 2ª época na 3 categoria. Conta-nos como vieste parar à arbitragem. E como explicas a travessia do deserto quando passaste 8 épocas na 1ª Distrital?
Edgar Gaspar: Fui parar à arbitragem por uma mera brincadeira na escola, onde tive conhecimento que ia haver um curso para árbitros e com mais dois amigos fomos nos inscrever, desde aí tomei o gosto e devido também ao pouco jeito que tinha para jogar futebol, acabei por me dedicar à arbitragem.
Nos primeiros anos devido ao pouco empenho, e nas épocas seguintes devido á classificação ser menos favorável a mim do que aos outros, acabei por andar a marcar passo e o objectivo de chegar aos quadros nacionais demorou mais a ser atingido
.
_
2ªP - Atendendo à tua experiência e juventude que aspirações, metas ou objectivos persegues?
E. G.:
O meu grande objectivo é tentar em todas as épocas obter sempre o melhor resultado, tentando-me manter o maior número de épocas nos campeonatos nacionais. E se a oportunidade aparecer subir à segunda categoria nacional, seria a cereja no topo do bolo.
_
3ªP - Qual a tua opinião acerca do Blog Apito Bejense e como pode este melhorar?
E. G.:
Na minha opinião acho que o Blog Apito Bejense está muito bem estruturado, sendo um bom meio de informação e comunicação, quer regional quer nacional, e de fácil acesso para qualquer agente desportivo. Como este pode melhorar? Na minha opinião deve estar sempre actualizado para que tenha cada vez mais visitantes, e que estes encontrem sempre uma razão para cá voltar.
_
4ªP - O actual Conselho de Arbitragem da AFB está a iniciar a sua 5ª época. Que comentário fazes ao seu trabalho?
E. G.:
Penso que têm feito um bom trabalho, para aquilo que lhe é exigido, embora o reduzido número de elementos não os tenha possibilitado concretizar mais e melhor trabalho. Mas deixo-lhes uma palavra de apoio, que continuem a trabalhar com muito esforço e uma enorme forca de vontade.
_
5ªP - Deixa uma mensagem aos árbitros dos quadros distritais da A.F.Beja para a presente época.
E. G.:
A minha mensagem para todos os árbitros, é que é preciso gostar do que se faz, para poder fazer sempre um bom trabalho, e conseguir alcançar mais uma etapa, com muito trabalho, dedicação, e esforço, abdicando de muitas horas, junto das suas famílias e amigos.

Novos Equipamentos Adidas


Aqui estão os 3 novos equipamentos da ADIDAS para os árbitros de Futebol e não só. Os mesmos foram estreados já em 2008 na CAN e estão já a ser utilizados nas competições europeias (Champions League e Uefa Cup). Serão os equipamentos do Europeu 2008 e das próximas duas épocas - 08/09 e 09/10. Em Portugal continuam ainda a usar-se os anteriores equipamentos que foram lançados no Mundial 2006 na Alemanha e que estão na foto em baixo.
Relativamente a novos equipamentos par os árbitros da Federação Portuguesa de Futebol, na próxima temporada existirão novos equipamentos. Os últimos da marca portuguesa LACATONI cumprem a 3ª época programada. Relativamente a esta matéria poderão haver novidades, sendo que se esta marca se mantiver poderá ser introduzido um equipamento de cor rosa. Há também a possibilidade de haver mudança para a PATRICK e nesse sentido as cores também já estão escolhidas, sendo um equipamento preto, outro todo branco e o terceiro todo verde alface.


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.