Nomeações AFBeja

Clique aqui
para conferir as nomeações dos árbitros
para os jogos da A.F.Beja
no próximo fim de semana

Árbitros faltosos fizeram provas

Os árbitros que no dia 5 deste mês não puderam participar no curso de aperfeiçoamento, em Tomar, cumpriram ontem as provas físicas e teóricas. Provas que decorreram, ao fim da tarde, no estádio Muncipal da Marinha Grande e que contaram com a presença de Vítor Pereira e Antonino Silva, respectivamente presidente e vogal da Comissão de Arbitragem da Liga.
Os árbitros internacionais Olegário Benquerença, Lucílio Baptista, Pedro Proença e Carlos Xistra estavam ausentes na altura por participarem, em Larnaca, no Chipre, no curso de árbitros da UEFA. Também ausentes estavam Duarte Gomes e Bruno Paixão, igualmente internacionais, e que ontem também ficaram "em dia". Por razões diferentes, Hugo Miguel e João Capela, ambos de Lisboa, também cumpriram as provas.


in jogo.pt
Aprovados para a recta final
VÍTOR PEREIRA COORDENA TESTES NA MARINHA GRANDE
Os árbitros estão “preparados” para enfrentar o último terço da época nas competições profissionais, garantiu ontem Vítor Pereira.O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga coordenou, na Marinha Grande, os testes escritos e práticos de 16 árbitros, árbitros-assistentes e observadores que ainda não tinham sido avaliados esta época e expressou “confiança” nos juízes.O dirigente considerou ser “cedo” para fazer um balanço sobre a actuação dos árbitros esta temporada.
in record.pt

A escolha da CA recaiu sobre Paulo Paraty. O experiente árbitro da AF Porto é o que tem mais jogos no escalão maior.
A Comissão de Arbitragem (CA) nomeou Paulo Paraty para o encontro mais mediático da 21.ª jornada, uma espécie de prémio de despedida no último ano de actividade do árbitro portuense, de 45 anos. Esta temporada, Paulo Paraty tornou-se no árbitro português com mais jogos no escalão maior, ao ultrapassar Jorge Coroado, que detém a marca de 215 participações em jogos da primeira divisão.
A escolha do árbitro portuense deixou para trás candidatos como Lucílio Baptista, João Ferreira e Bruno Paixão, todos filiados na Associação de Futebol de Setúbal, e, segundo os comentadores de arbitragem de O JOGO, tem em conta a proximidade do licenciamento de Paulo Paraty, por atingir o limite de idade.
Promovido à I Categoria em 1991/92, Paraty arbitrou diversos clássicos entre Sporting e Benfica, e é um desses jogos - disputado em 2004/05 - entre os rivais lisboetas que confessou recentemente a O JOGO ter sido o mais conseguido da sua longa carreira.
A vontade de premiar o engenheiro electrotécnico portuense revelada pela comissão liderada por Vítor Pereira poderá, no entanto, não ter sido bem recebida pelos leões, que em 2003/04 se queixaram do seu trabalho num jogo disputado com o Nacional e, na época a seguir, do golo nascido de uma disputa entre Luisão e o guarda-redes Ricardo, que resultou no triunfo dos vermelhos por 1-0.
Esta época, Paraty já dirigiu jogos de leões e águias, tendo encontrado os primeiros no Estádio do Mar, encontro que terminou com um empate a um golo, e os segundos na recepção ao Boavista e na deslocação ao terreno do Setúbal.
Crente na profissionalização, mais tarde ou mais cedo, da arbitragem, Paraty tem preparado a "reforma" com novas experiências radicais que o manterão ligado ao desporto, a sua grande paixão. O BTT, o esqui aquático e de neve e as futeboladas com amigos continuarão a preencher os dias deste árbitro.
in ojogo.pt
Paulo Paraty: «Apito Dourado marca geração» O HOMEM QUE VAI APITAR O DÉRBI FAZ O BALANÇO DA CARREIRA
RECORD – A poucos meses de terminar a carreira, que balanço é que faz?
PAULO PARATY – Um balanço muito positivo. Não só na perspectiva do árbitro, mas sobretudo também na do homem. A arbitragem foi, de facto, para mim, uma grande escola, que me deu muitas experiências ricas e me deixará muitas e fortes amizades e relacionamentos. Como árbitro, fico com a sensação de ter dado o que foi possível e sempre com a impressão que podia obter algo mais. Só penso assim porque sou ambicioso. Honrei o nome que herdei e que deixo enquanto árbitro, e com a consciência, óbvia, de que nem todas as minhas decisões, tomadas em função do que me pareceu mais correcto, terão sido as mais adequadas.
R – Se recuasse, voltava a ser árbitro?
PP – Isso não está em dúvida.
R – Apesar do Apito Dourado?
PP – Nunca pesou em nada, foi uma fase desgastante mas em que recebi, sobretudo dos meus colegas e amigos, muitas mensagens de apoio e carinho. Não sofri qualquer tipo de afastamento ou medida mais dura. Vinque-se bem que fui ouvido como arguido e como testemunha, só que muita gente confunde arguido com condenado, mas o importante é que as instâncias judiciais ouviram-me, como é seu direito, e concluíram que de facto nada havia a apontar ao meu comportamento. A grande felicidade é acabar a carreira com todas essas questões resolvidas.
R – É o arbitro com mais jogos na Liga, tendo realizado 218 partidas...
PP – É um momento para lembrar o árbitro que antes de mim mais jogos teve, o Jorge Coroado. Ele foi a primeira pessoa a ligar-me ao ser nomeado para o jogo que bateria o recorde dos 215 encontros. Por outro lado, ficará a ser a minha pequena vaidade, um sinal de reconhecimento, longevidade, e com alguma falta de modéstia, de competência.
R – Esteve em foco por causa de um propalado jantar com Devesa Neto e José Veiga. Esteve ou não nesse jantar?
PP – Esse assunto nada tem a ver com o Apito Dourado. Sobretudo essa questão tem a ver com… nada. Porque é falso que eu tenha jantado com o senhor José Veiga nessa ou em qualquer noite. Especialmente nessa noite, tão-pouco o vi ou o cumprimentei. Mas, maldosamente, continua a ser uma falsa “verdade” que muita gente teima em assumir. Para o comprovar estão alguns jogadores campeões europeus da década de 80 pelo FC Porto que nessa mesma noite jantaram nesse restaurante. Cumprimentámo-nos e falámo-nos e eles não me viram com o senhor José Veiga. Para que fique esclarecido, estive nesse restaurante muito tempo depois do senhor José Veiga de lá ter saído. Também é bom que se refira que não adviria qualquer problema se me tivesse cruzado com esse senhor. Mas já me habituei a esse tipo de especulações. Há cerca de um ano fui acusado, antes de um jogo do V. Guimarães, de ter estado a jantar ou a almoçar com o Neno e continuo a aguardar que quem me acusou demonstre essa falsidade. Ao longo da minha vida desportiva fui várias vezes acusado destas situações e, curiosamente, nunca com fundamento.
R – Há pressão sobre os árbitros?
PP – Claro que há. O mediatismo deste grande espectáculo, os sentimentos fortes que envolve e os interesses legítimos dos que o seguem, fazem com que todos nós que participamos no espectáculo nos sintamos pressionados. Nenhum árbitro pode chegar ao topo, se não souber lidar com essa pressão e se não souber fazer dela um tónico para ser ainda mais competitivo.
R – O Apito Dourado veio descredibilizar o futebol?
PP – Este processo marca esta geração. Importante é percebermos que o processo começou a ser julgado nas barras dos tribunais. Até aqui conhecia-se a versão da acusação. E, neste momento, as pessoas acusadas começam a ter o direito e o poder de demonstrar a razoabilidade de muitas das acções que estão a ser julgadas .Todos temos consciência que os envolvidos neste processo têm sido e, continuarão a ser, julgados e previamente condenados na praça pública. E este é o grande ónus que este processo nos deixará. Quanto às decisões judiciais, teremos de confiar nos tribunais e aceitar como boas todas as decisões que daí advierem, e não sermos selectivos em relação àquelas com que cada um mais se identifique.
R – Augusto Duarte é arguido no processo Apito Dourado. Ele devia afastar-se durante o processo?
PP – Eu treino com o Augusto Duarte e conheço muito do seu carácter. Não posso aceitar é que sejam pessoas externas a procurar decidir sobre algo que só a ele diz respeito. E compreendo que, se de algum modo o Augusto Duarte se auto-excluísse estaria, para a opinião pública, a assumir a culpa antes de ser julgado.
R – O Apito Dourado influencia a arbitragem a nível internacional?
PP – É óbvio que tem reflexos. Não podemos esquecer que em outros países aconteceram situações semelhantes. Mas a gestão desses factos pela UEFA foi efectuada de maneira diferente. Não creio que seja pela existência do Apito Dourado que o Olegário Benquerença não vai ao Europeu como árbitro principal, mas sim por razões de gestão geopolítica da UEFA e por alguma falta de visibilidade do próprio Olegário no grupo de elite da UEFA a que não é alheio o facto de ser o mais novo.
in record.pt

A.F.Beja
"Para conhecimento de todos os clubes filiados e demais interessados, comuncia-se que por motivo de falecimento do Sr. António José Santana David, ex-dirigente do Conselho de Arbitragem desta A.F.Beja, vai ser guardado um minuto de silêncio em todas as provas organizadas por esta Associação, no escalão de Seniores, nos dias 1 e 2 de Março de 2008"
-
F.P.F.
"A Federação Portuguesa de Futebol vai homenagear o malogrado Presidente da Administração de “Os Belenenses” SAD, Armando José Cabral Ferreira, guardando um “minuto de silêncio” em todos os jogos por si organizados no período compreendido entre os dias 27 de Fevereiro e 2 de Março.Armando José Cabral Ferreira, de 56 anos, que morreu na terça-feira, em Lisboa, vítima de doença prolongada, estava internado no Hospital dos Serviços de Assistência Médica e Social (SAMS) dos Bancários do Sul e Ilhas, em Lisboa.Cabral Ferreira, que sucedeu a Sequeira Nunes, foi eleito presidente do Belenenses em Abril de 2005, para um primeiro mandato, sendo reconduzido em 2007, acabando por não completar os dois anos de gestão previstos nos estatutos"

Acção de Formação de Futsal

Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008, às 18H30M, na Sede da Associação de Futebol de Beja.

Sessão Especial com o TEMA: «Revisões da Matéria-Leis de Jogo e Sua Sinalética»

Com a presença do Sr. Fernando Jorge - Coordenador da CAT da FPF para a Área de Futsal. Destinado a todos os Candidatos e também árbitros de Futsal no activo solicitamos a vossa comparência, para esclareceres as tuas dúvidas. NÃO FALTES.
José Teodósio

Chega no Sábado ao fim o Curso de Candidatos a Àrbitros de Futsal Joaquim Fradinho com as Provas Finais que têm o seguinte programa:

Sábado, 1 de Março de 2008
Complexo Desportivo «Fernando Mamede»
Beja

8H30M-Concentração dos Candidatos
8H45M-Preparação para as Provas-Aquecimentos
9H00M-Prova de Resistência-1000m –Corrida
10H00M-Prova de Velocidade
11H00M-Prova de Zigue-zague
11H30M-Provas Escritas-Sede AFBeja
12H30M-Inicio das Orais
13H00M-Almoço
14H00M-Continuação das Orais

Ás 14H30M será o Encerramento das Actividades.

O Curso Contou com a participação de 35 candidatos. O encerramento do Curso de Futsal conta com a presença do Patrono do curso Joaquim Fradinho

Nomeações LPFP

Assembleia Geral no NAFAN

* Postado a 18/02/2008 - 14h31
* Reposto agora devido à sua actualidade

A pedido de Jaime Vieira aqui divulgo a data da Assembleia Geral do NAFAN transcrevendo o texto do comunicado:

"Convocatória
Conforme o disposto dos Estatutos deste Núcleo de Árbitros de Futebol Armando Nascimento, convoca a sua Assembleia Geral, para Sessão Ordinária a realizar no dia 29 de Fevereiro de 2008 pelas 20,30 horas, na sua sede sita na Praça da República, n.º 29 – 2.º Andar - Sala 10, com a seguinte ordem de trabalhos:
· Ponto 1 – Eleições dos Órgãos Sociais do Clube para o Biénio 2008\2009;
· Ponto 2 - Diversos
Se à hora marcada não estiverem presentes mais de metade dos sócios a Assembleia reunirá 30 m depois, com qualquer n.º de sócios presentes.

Beja 14 de Fevereiro de 2008
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Jaime Pedro Serra Vieira"

Finais


A Federação Alemã de Futebol (FAF) pediu uma explicação por escrito ao médio Mark Van Bommel, do Bayern Munique, após os incidentes do jogo de domingo frente ao Hamburgo (1-1). O internacional holandês foi expulso por acumulação de amarelos já no final da partida, depois de contestar uma decisão do árbitro Lutz Wagner e, já depois de a aplaudir em tom de gozo, fez um «manguito» ao juiz.
Segundo a Federação, o árbitro não se terá apercebido desse gesto dentro de campo, uma vez que o lance não constava no relatório de jogo, mas as imagens televisivas revelaram-se decisivas para o pedido de explicação a Van Bommel que poderá ver agravado o jogo de suspensão.

Blog do Alberto Hélder



Consulte o Blog do caro amigo Alberto Hélder que esteve presente mais uma vez no Distrito de Beja, no passado sábado em Odemira, e sobre essa acção escreveu no seu blog ontem Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008 um artigo com o título "O CONSELHO DE ARBITRAGEM DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA LEVA A EFEITO ACÇÃO DE FORMAÇÃO PARA OS SEUS FILIADOS"

Fotos - Provas físicas









E os árbitros também se lesionam!

O jogo E. Amadora-U. Leiria da Bwin Liga, do passado domingo, esteve atrasado devido a queda de Augusto Duarte, da AF Braga, à saída do balneário do Estádio José Gomes, na Reboleira.
O juiz esteve queixoso, uma ambulância chegou a entrar no parque de estacionamento do recinto, mas Duarte recuperou, e 28 minutos depois mandou jogar.
28 minutos depois da hora prevista (16) e devidamente equacionada a sua substituição pelo quarto elemento da equipa de arbitragem, Nuno Afonso.
O juiz de Braga demonstrou algumas queixas nas costas, mas, aparentemente, foram insuficientes para afastá-lo da partida.
Veja a reportagem do Jornal Record.

Vítor Pereira em reunião da EPFL

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, participa esta terça-feira, em Londres, na primeira reunião dos presidentes e vice-presidentes dos comités da Associação das Ligas Europeias de Futebol profissional, EPFL, encontro em que será apresentado o plano estratégico desta entidade.Vítor Pereira foi eleito no passado dia 17 de Janeiro para presidir ao comité de arbitragem da EPFL. Nesse mesmo dia foram eleitos outros três dirigentes da Liga para cargos da EPFL: o Presidente, Hermínio Loureiro, passou a integrar o comité para o diálogo social europeu; Ricardo Castanheira, membro da Comissão Executiva foi designado para o comité de finanças e o Secretário-geral, Tiago Craveiro, foi eleito para o comité dos direitos televisivos e novos media e comité dos calendários competitivos internacionais.A EPFL reúne as mais importantes ligas europeias de futebol profissional.
_
Árbitros nomeados quinta-feira

Os árbitros e árbitros assistentes para a 21ª jornada da bwinLiga e Liga Vitalis serão nomeados na próxima quinta-feira, dia 28.
Tal facto fica a dever-se à realização dos jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal, marcados para quarta-feira, dia 27.
in LPFP.pt

Na imagem o árbitro a dar ordem de expulsão ao atleta, que depois partiu para a agressão.


O guarda-redes Danny Vukovic, que alinha pelos australianos do Central Coast, foi suspenso por 15 meses por ter agredido o árbitro Mark Shield na derrota da sua equipa na final da A-League Australiana frente ao Newcastle.“Se Vukovic reincidir nos 12 meses posteriores a 24 de Novembro de 2008 terá que servir os restantes seis meses da sua suspensão de quinze meses (em adição a qualquer nova sanção)”, comunicou a Federação Australiana de Futebol. A FIFA está a ponderar extender a suspensão do jogador a todos os jogos, afastando Vukovic dos trabalhos da selecção australiana nos Jogos Olímpicos deste ano.

Decorreu no sábado uma das iniciativas de maior êxito do Conselho Regional de Arbitragem da A.F.Beja, desde que o actual elenco se encontra em funções (actualmente na 5ª época). Foi um dia longo, mas bem programado e profícuo.
7 Horas de Sábado, e a essa hora já as primeiras movimentações se faziam. João Crujo e José Teodósio em Beja preparavam as 2 carrinhas de 9 lugares da A. F. Beja para levar os árbitros a percorrer perto de 100 km de distância entre Beja e o litoral alentejano – Odemira. De Beja saíram ainda alguns carros cheios como o de Daniel Lança, Edgar Gaspar, Jaime Vieira e Luís Cesário. Paralelamente de outros pontos do Alentejo outras pessoas se dirigiam para Odemira, onde todos os caminhos iam dar. Albano Fialho de Ferreira do Alentejo, João Paias Gaspar de Reguengos de Monsaraz, Manuel Santos de Vila Nova de São Bento, João Jacinto de Castro Verde, Gonçalo Martins de Pedrogão do Alentejo, Vítor Rocha de Cuba, David Tripa de Baronia ou António Bernardino de Vidigueira, entre outros.
Alberto Hélder e Vítor Reis deslocaram de Lisboa. Destacar também o facto de o incansável Aurélio Arsénio, de Aldeia dos Fernandes – Concelho de Almodôvar, ele que é árbitro e motorista da sua câmara municipal, ter levado um dos autocarros do município cheio de jovens árbitros das suas redondezas.
Cerca das 9 horas e já perto de 100 pessoas se encontravam na Biblioteca Municipal José Saramago em Odemira. Para começar o dia foram distribuídos equipamentos para todos os árbitros, calção e camisola da marca Lacatoni, com o patrocínio da COOP Proletário AlentejanoUm conceito em crescimento, apetrecho que deverá ser utilizado no aquecimento dos árbitros antes dos jogos. Também para aproveitar o momento, Vítor Reis disponibilizou o livro que escreveu com Adelino AntunesConheça com Rigor as Regras de Futebol”, que muitos compraram.
Às 9h30 José Soeiro, com João Crujo e Carlos Vidonho a seu lado, deu início à sessão. Explanou o programa diário, deu as boas vindas a todos e em seguida os árbitros e observadores fizeram o 2º teste escrito da época. (Durante a semana contamos apresentar os 2 testes e respectivas respostas).
Cerca das 11 horas Albano Fialho fez o Balanço da época actual, enumerou as actividades até aqui realizadas e o que ainda estará para vir e identificou os pontos positivos e os aspectos a melhorar na estrutura da arbitragem bejense. Deu indicações concretas no que há a fazer para melhorar, e sublinhou a sua satisfação pelo salto qualitativo em que nos situamos agora, muito pelo esforço do sector, que rejuvenesceu acentuadamente nos últimos anos. E esta juventude dos árbitros que apitam por esse distrito fora é um bom indicador de que o futuro poderá ser risonho, pois a margem de progressão e a valia sobejam. Em seguida João Paias Gaspar, Observador da 1ª Liga e Membro da Comissão Técnica do C.A. da A. F. Évora, apresentou um trabalho com recomendações para os árbitros, partindo do mais básico para aquilo que será a base de um árbitro com rigor e sucesso. Vítor Reis fechou o naipe de oradores da manhã, ex - árbitro e ex - presidente da APAF, ele que disponibilizou um trabalho seu ao Conselho de Arbitragem que nos próximos dias enviará por e-mail a todos os árbitros. Para além de explicar em que consiste esse trabalho, que oportunamente terá também um post com mais desenvolvimentos, Reis falou da importância do árbitro para a competição, estatuto que muitos esquecem.
_
Cerca das 13 horas almoço no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira.
_
Passavam já alguns minutos das 14 horas quando José Soeiro, como moderador, deu início ao Colóquio com o tema "O Papel do Árbitro no Futuro, para a Sociedade Actual". Fez a introdução reportando alguns momentos históricos quer do futebol, quer da arbitragem e das leis de jogo, e deu a palavra a o Dr. António Camilo, presidente da Câmara Municipal de Odemira.
O autarca anfitrião questinado acerca da actualidade da arbitragem regional respondeu que ver uma sala cheia com uma centena de pessoas interessadas é uma boa resposta ao bom momento que se vive. Falou do trabalho do munícipio no Desporto, concelho de Odemira que é o maior da Europa, no melhoramento das infra estruturas e na aposta enorme na juventude e na educação. Revelou-se satisfeito pelo Complexo Desportivo Dr. Justino Santos, onde estão utilizados 8 milhões de euros, ele que é um dos melhores do sul do país. Revelou que Vila Nova de Milfontes, São Teotónio e Boavista dos Pinheiros a curto prazo terão também relvados sintéticos. Em Colos, Sabóia e São Teotónio, dando apoio às escolas integradas, foram construídos pavilhões gimnodesportivos. Terminou agradacendo a presença de todos no seu concelho e disponibilizando as instalações da autarquia para futuros eventos.
De seguida foi a vez de Dr. Fernando Dionísio, Presidente da Direcção da A. F. Beja, falar aos presentes. Enalteceu a postura da autarquia odemirense em primeiro lugar. Em relação à arbitragem começou por referir o passado, lembrando que há 16 anos quando veio para a A.F.Beja o quadro dos árbitros não dava garantias nem tinha capacidade de resposta, sendo demasiado envelhecido. E fazendo a analogia para o presente, revelou-se satisfeito na grande evolução, tendo em conta toda a juventude presente. Em termos académicos, físicos, técnicos e mesmo em tecnologia, não há comparação com os árbitros do passado, sublinhou.
A terceira pessoa a falar foi o Dr. Vítor Tomás, Presidente do C.A. da A.F.Évora, começou por manifestar a solidariedade com os árbitros de Beja dizendo que os êxitos do baixo alentejo são também os êxitos do alto alentejo. Depois discordou do tema do colóquiio, dizendo que seria correcto "O árbitro actual na sociedade do futuro", pois é no presente que se contrói no futuro, com as pessoas de carne e osso que estão na arbitragem, que o futuro vai melhorar.
Depois foi a vez de Carlos Esteves, Presidente do CA da FPF, discursar. Enumerou as enormes diferenças da arbitragem do seu tempo com a actual, e as excelentes condições que agora todos dispõem. Hoje um árbitro dispõe de equipamentos, hotéis de qualidade aquando da realização de cursos, novas tecnologias, preparadores físicos, etc. Não obstante este facto, ainda há quem, não encare com a devida responsabilidade a função de árbitro, como referiu. Esteves deu também especial realce ao sector da arbitragem feminina, ficando muito contente por ver 6 meninas árbitras no distrito de beja, sendo sua vontade que no futuro o quadro feminino nacional seja preenchido para que possa haver mais qualidade.
Por último foi a vez de Duarte Gomes, árbitro Internacional da A.F.Lisboa, falar para o público. Gomes que ontem, domingo, teve jogo no Norte (Trofense - Freamunde), fez um esforço enorme para estar presente, embora com todo o gosto, como disse. Em relação ao tema, revelou que a sociedade actual é desconfiada, acha que o futebol tem árbitros e dirigentes desportivos corruptos. É uma sociedade latina, de sangue na guelra, que vê o futebol de forma apaixonada com um certo clubismo, que não perdoa os árbitros. Disse também que é difícil viver com as transmissões televisivas e com as repetições, em que 5/6 jogos da 1ª Liga por semana passam, e que cada lance duvidoso é debatido. Também o facto de existirem 3 jornais diários desportivos não ajuda, e que em Inglaterra por exemplo não existe nenhum. Tendo em conta tudo isto, podemos melhorar, na postura que cada árbitro tem perante os dirigentes e pessoas do futebol, sabendo estar, sem ter receio de andar na arbitragem com cabeça levantada, com transparência e dignidade.
Depois foi hora de dar voz a quem assistia ao debate e interviram Joaquim Serpa, Jaime Medeiros, Albano Fialho, Alberto Hélder, Professor José António e Vítor Cardeira, que colocaram questões aos oradores, numa troca de ideias de salutar.
_
Finalizado em cima das 17 horas, foi tempo de todos se dirigirem para o Estádio Dr. Justino Santos, e trocarem de equipamento para realizarem as provas físicas.
Com a coordenação do Professor José António, e a colaboração de Albano Fialho, Jorge Fontes, José Teodósio, Paias Gaspar, Edgar Gaspar, Dinis Gorjão, João Constantino, Tiago Canário e Ricardo Cabecinha, foi orquestrada, cronometrada e registada a prova de todos.
E foi já noite dentro, com a chuva como companhia, que os árbitros divididos em 4 grupos foram mostrando a sua boa forma física. De assinalar o facto, de num universo de mais de cerca de 60 árbitros, apenas 2 não cumpriram com total êxito as provas.
Em jeito de conclusão, resta mais uma vez sublinhar o pragmatismo desta jornada. Um dia diferente do habitual, desde logo por ser descentralizada da capital baixo alentejana, por contar com pessoas diferentes e com diferentes saberes, e por ter existido o colóquio, resultando numa aprendizagem mais acessível, devido à motivação de todos.
_
Em baixo ficam disponíveis mais de 80 fotos de todo o dia, e alguns vídeos. Outros vídeos serão também colocados no blog oportunamente. Tiago Canário disponibilizará também algumas fotos. Podem deixar na caixa de comentários a vossa opinião acerca de toda esta acção de formação em Odemira.

Provas Físicas









 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.